agencia

Notícias

Sexta-feira, 28/06/2019 - 17h40

Prefeitura de São Luís organiza trânsito e garante apoio em diversas áreas para as festas de São Pedro e São Marçal

Eventos ocorrem respectivamente no sábado (29) e domingo (30) e gestão do prefeito Edivaldo, por meio da SMTT, Semus, Semurh, Impur e Comitê Gestor de Limpeza Urbana apoia as festas que encerram o São João na capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís organiza trânsito  para as festas de  São MarçalA Prefeitura de São Luís, por meio de suas secretarias e órgãos públicos estará oferecendo todo o apoio logístico e operacional às tradicionais festas de São Pedro, realizada neste sábado (29) e São Marçal, que ocorre domingo (30). Estão envolvidos diretamente nas ações as secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), Saúde (Semus), Urbanismo e Habitação (Semurh), Obras e Serviços Públicos (Semosp), o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur)  e o Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

Para as festividades na Capela de São Pedro, na Madre Deus, e seu entrono, as ações referentes ao disciplinamento do trânsito têm início a partir das 19h desta sexta-feira (28) e vão até às 13h do sábado (29). Agentes de trânsito da SMTT estarão presentes nas vias nos sentido do Anel Viário, Areinha, Avenida dos Africanos e Itaqui-Bacanga, em viaturas, motos e também a pé.

Já para o Encontro de Bois de Matraca, que ocorre no João Paulo, a Prefeitura, considerando a necessidade de disciplinar o trânsito na área de grande concentração do evento, vai estabelecer a interdição para o tráfego de veículos nas seguintes vias: Avenida São Marçal (próximo à Feira do João Paulo), Avenida Getúlio Vargas (próximo ao Curso Wellington) e Avenida Kennedy (próximo ao Colégio Gonçalves Dias), com suas respectivas transversais. Em função do evento, as referidas interdições terão início a partir das 22h do sábado (29) se estendendo até à meia noite do domingo (30). 

As interdições acontecerão da seguinte forma e locais específicos: no sentido bairro-centro, pela Avenida São Marçal, o trânsito será desviado na Jordoa, pela Rua 05 de Janeiro até o Elevado Alcione Nazaré, seguindo pela Avenida dos Franceses, com destino ao Centro. No sentido centro-bairro, serão feitos desvios na Avenida Kennedy, sendo que o tráfego será desviado para a Rua Armando Vieira da Silva (em frente ao Colégio Gonçalves Dias), seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas; e na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Curso Wellington, com desvio em direção à Avenida dos Franceses.

"Esta grande operação de trânsito em função dos festejos de São Marçal será o desfecho de outras ações que a SMTT já realiza desde o início dos festejos juninos nos principais arraiais da capital, no sentido de proporcionar ordenamento no fluxo de trânsito e estacionamentos, bem como em proporcionar mais segurança a motoristas, pedestres e a todos os brincantes e frequentadores desse ponto alto do folclore e da cultura maranhense", disse o titular da SMTT, Canindé Barros.

A SMTT ressalta que a utilização de quaisquer tipos de equipamentos que produzam som de modo geral, nos locais indicados, deverá obedecer ao que preceitua a Lei do Silêncio, especificamente no tocante ao volume, ficando sua fiscalização a cargo do órgão competente.

No que se refere ao serviço de carga e descarga com veículos para abastecimento dos locais interditados, será permitido até às 22h do sábado (29). Sobre interdições e desvios de tráfego, estes se darão por intermédio de obstáculos físicos devidamente sinalizados (cavaletes, cones e similares). Os veículos militares, de bombeiros, de polícia, de reparos de serviços públicos essenciais e ambulâncias, assim como os veículos dos moradores das áreas interditadas devidamente identificados, gozarão de livre acesso, observada a orientação dos agentes de trânsito da SMTT.

SERVIÇOS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), disporá de equipes que estarão de prontidão durante o Encontro de Bois de Matraca, no João Paulo, bem como em outros pontos da cidade, se deslocando em caso de acionamento. Já a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) por meio da Blitz Urbana manterá plantão durante todo o evento, com agentes de fiscalização que farão o reordenamento nas áreas.

Já as equipes de limpeza estarão de prontidão em toda a extensão onde ocorre o festejo no João Paulo. Serão mais de 10 equipes de varrição, lavagem e coleta que terão apoio de ônibus, carros-pipas e compactadores. Nos locais também foram realizados serviços de requalificação de vias.

Para preparar os locais para os eventos, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), fez uma operação paisagística no bairro João Paulo e também no local onde ocorre a festa de São de São Pedro, na Madre Deus. De acordo com o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, a ação mobilizou uma grande estrutura com cerca de 50 homens. A ação iniciou na noite desta quarta-feira (26) e prosseguiu na quinta-feira (27).

"Trata-se de uma grande força tarefa designada pelo prefeito Edivaldo, de forma a garantir tranquilidade e segurança, para os brincantes e a população", disse o presidente do Impur. Entre os serviços paisagísticos realizados nos locais de festa estão poda alta e baixa, além de supressão de árvores com risco de queda e cujo diagnóstico foi feito previamente. 

Além da operação, as equipes do Impur prosseguem com o trabalho de poda, atendendo ao cronograma semanal de ações em prol da manutenção e conservação do paisagismo da cidade. Os trabalhos desta semana foram iniciadas segunda-feira (24), com poda baixa e manutenção dos exemplares da Praça das Árvores, no Cohatrac, seguido de serviços na Avenida Jerônimo de Albuquerque poda para desobstrução de radares.

As atividades seguem durante toda a semana atendendo solicitações de poda nas Avenidas Marechal Castelo Branco e Carlos Cunha, também com desobstrução de radares. Já na Praça do Planalto, no Anil III serão realizados serviços de poda. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem