agencia

Notícias

Sábado, 29/06/2019 - 09h58

Prefeitura de São Luís confere registro do Serviço de Inspeção Municipal a abatedouro de caprinos do IFMA

Para obter o credenciamento, a entidade cumpre rígidos requisitos de qualidade e inspeção sanitária, solicitados pela Prefeitura; ação soma-se às demais desenvolvidas pela gestão do prefeito Edivaldo na área

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís confere registro do Serviço de Inspeção Municipal a abatedouro de caprinos do IFMAA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) credenciou, na manhã desta sexta-feira (28), o abatedouro frigorífico de caprinos e ovinos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) com o registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A iniciativa visa incentivar a economia local e qualificar a produção de bodes, cabras e ovelhas. Tal feito tem impacto direto no mercado ludovicense, bem como em toda região metropolitana e soma-se às ações desenvolvidas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior na área.

Para obter o credenciamento, a entidade cumpre rígidos requisitos de qualidade e inspeção sanitária, solicitados pela Prefeitura. "Estamos atuando para fortalecer a economia da cidade. Incentivando a qualificação e modernização da produção local afim de que tenhamos produtos de qualidade para nossa população. Este é o desejo do prefeito Edivaldo. Muitas outras medidas estão sendo tomadas para evolução do comércio local", avaliou o secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Este é o 52º certificado de registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), expedido pela Prefeitura. Para obter o credenciamento, são inspecionadas exigências de controle de procedência e qualidade do estabelecimento, solicitados pela Superintendência de Defesa e Inspeção Sanitária Animal e Vegetal, que visa garantir a boa procedência da qualidade atestada e podendo ser utilizado com a garantia de um trabalho sério e responsável, que beneficia diretamente a qualidade da saúde pública.

PARCERIA

O IFMA é parceiro institucional da Prefeitura de São Luís, visando oportunizar aos estudantes do Instituto o aprendizado de competências próprias das atividades profissionais, contribuindo com a formação de mão de obra qualificada para atuação na área agrícola, nas mais diversas cadeias produtivas do setor na capital maranhense.

O diretor executivo, Agenor Almeida Filho, reforça a importância da parceria entre as instituições. "Essa parceria institucional que ocorre já há algum tempo entre o IFMA e a Prefeitura de São Luís é de grande importância; nesse momento com a obtenção do registro do SIM, reforça a questão dos campos de estágios dos nossos alunos - e para a sociedade um divisor de águas na gastronomia e segurança alimentar, pois a carne que será vendida nos mercados e consumida pela população garante a boa qualidade do produto e a consolidação da instituição perante a sociedade".

COOPERAÇÃO MÚTUA

A cooperação mútua é intensificada na área da apicultura e na qualificação dos abatedouros de frango do instituto, que foram certificados pela Semapa. Por meio da Superintendência de Defesa e Inspeção Sanitária Animal e Vegetal da Semapa, a escola recebeu o registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao abatedouro de aves do IFMA-Maracanã.

O registro  é concedido por meio de uma rigorosa avaliação, necessária para atestar a qualidade do alimento, garantindo à população que o produto vá para suas casas tendo qualidade atestada e podendo ser utilizado com a garantia de um trabalho sério e responsável, que beneficia diretamente a qualidade da saúde pública.

O pecuarista rural José Ribamar Pereira Filho, que agora poderá realizar o abate com toda a garantia de qualidade pontua que a expectativa é de aumentar a comercialização. "Com o selo o trabalho fica mais profissionalizado, podendo atender grandes empresas, não só  ao pequeno comerciante, como antes que era feito, de forma mais rústica. Penso agora até em triplicar a produção e comercialização", destaca José Filho.

Além disso, a cooperação mútua também atua na articulação dos produtores rurais para participação dos processos de chamada pública de compra local de produtos oriundos da agricultura familiar, feita pelo IFMA. A ação possibilita aos produtores familiares locais mais uma modalidade de escoamento da sua produção. Os alimentos produzidos pela agricultura familiar na zona rural da capital são utilizados na cozinha do IFMA, no Campus Maracanã, para preparo regular de refeições aos alunos e docentes.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem