agencia

Notícias

Sexta-feira, 05/07/2019 - 14h42

Guarda Municipal de São Luís realiza caminhada neste sábado (6) em comemoração às três décadas da corporação

Evento será na Avenida Litorânea, a partir das 7h30 com as presenças de guardas municipais, pessoal da Defesa Civil, Corpo Salva-Vidas e convidados; ação integra o calendário de celebrações que prossegue até o fim de julho

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Guarda Municipal de São Luís realiza caminhada neste sábado (6) em comemoração às três décadas da corporaçãoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), promoverá uma caminhada em um percurso de 2 km entre a Casa das Dunas até a Praça dos Pescadores, na Avenida Litorânea, para celebrar o aniversário de fundação da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), comemorado neste sábado (6). A caminhada começa às 7h30 e, no encerramento, previsto para as 10h, haverá mais um momento de agradecimento pelo tempo de existência da guarnição. Devem participar do evento guardas municipais, pessoal da Defesa Civil, Corpo Salva-Vidas e convidados. A programação em homenagem a GMSL contou ainda com o V Seminário da Guarda Municipal que ocorreu no auditório Fernando Falcão (sede da Assembleia Legislativa), na quinta-feira (4).

Este será o terceiro evento de uma semana com extensa programação para marcar os 30 anos da corporação, criada pela Lei nº 2968, de 1989. As celebrações pelo aniversário continuam durante o mês de julho com várias ações. Na próxima terça-feira (9) acontece a 7ª Travessia Marítima, a partir das 7h30, com início na caixa d´água do bairro São Francisco e chegada na faixa de água em frente à Praça Maria Aragão. O ato terá a coordenação do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de São Luís, que contará ainda com apoio logístico de micro-ônibus e lancha de resgate.

"A Guarda Municipal de São Luís é muito atuante e cada vez está mais fortalecida pela gestão do prefeito Edivaldo, tendo um papel importante para a segurança da população e para o Patrimônio Público de São Luís. A celebração dessa data com uma vasta programação só mostra o tamanho da Guarda para a nossa cidade", ressalta o secretário da Semusc, Heryco Coqueiro.

FORMATURA GERAL 

Outra parte da programação de aniversário dos 30 anos da Guarda acontece no dia 12 de julho, quando será realizada a Formatura Geral da GMSL, cuja solenidade ocorre na Praça Gonçalves Dias a partir das 8h. Na ocasião, serão entregues motocicletas para o desempenho das atividades dos guardas municipais nas áreas do Centro. Os veículos serão adquiridos por meio de emendas parlamentares do senador Weverton Rocha e do vereador Raimundo Penha, ambos do PDT.

O encerramento das comemorações pelo tempo de existência da guarnição será dia 23 de julho, data em que será promovido o Concerto da Banda de Musica da Guarda Municipal de São Luís, no Teatro Arthur Azevedo, a partir das 19h. Na oportunidade, serão entregues instrumentos musicais a crianças e adolescentes que farão parte do projeto Banda Juvenil da GMSL e que são oriundos das comunidades do Coroadinho, Vila Conceição, Primavera e Vila Palmeira.

SEMINÁRIO

Na quinta-feira (4), a programação em homenagem a GMSL trouxe o V Seminário da Guarda Municipal que ocorreu no auditório Fernando Falcão (sede da Assembleia Legislativa) e teve como um dos ministrantes o secretário de Segurança do Maranhão, Jeferson Portela, que abordou "Integração com outras forças de segurança e desafios do policiamento".

"Quero declarar em nome do Governo do Maranhão a nossa plena harmonia e vontade de trabalhar em conjunto com todas as Guardas Municipais do Estado. Também quero parabenizar os nossos colegas da Guarda Municipal de São Luís por essas três décadas de serviços bem prestados à comunidade", destacou o secretário de Segurança Pública.

O segundo tema do dia, "A importância do trabalho conjunto entre defesa civil e guardas-vidas nas áreas de risco", contou com participação da superintendente da Defesa Civil de São Luís, Elitanea Barros e com o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Celio Dias, que enfatizaram as ações de prevenção nas áreas de riscos, além da atuação dos Núcleos Comunitários da Defesa Civil (Nudec's) e campanhas educativas junto às comunidades que vivem nas áreas ameaçadas.

O terceiro tema foi a "A importância da Guarda Municipal para a Segurança Pública no cenário atual" com o tenente coronel da PM, Joselito Mendes Costa, e os promotores de justiça, Cláudio Cabral e Adriano Trinta. "O papel da GM é de fundamental importância para as comunidades das cidades, pois é quem sempre está mais próximo da população", destacou Cláudio Cabral.

A palestra de encerramento foi "A evolução histórica da Guarda Municipal", ministrada pelo secretário da Semusc, Heryco Coqueiro, que abordou os desafios do Plano Decenal de Segurança Pública e Defesa Civil, reequipamento das GMs, implantação do Canil da Guarda de São Luís e melhorias nos procedimentos internos da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania.

Dentre as autoridades participantes do Seminário, estavam os deputados estaduais Duarte Jr. e Wellington, o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Antônio Fonseca; o comandante da GM de Urbanos Santos, Manoel Rodrigues; o comandante da GM de São José de Ribamar, Júlio Campos, o secretário de Transporte de São José de Ribamar, Gonçalo Alves; Cel. Jorge Luongo e a Cel. Edilene Soares.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem