agencia

Notícias

Sexta-feira, 12/07/2019 - 16h07

Gestão do prefeito Edivaldo fortalece trabalho da Guarda Municipal com entrega de novos veículos

O evento que foi marcando ainda pela formatura geral da guarnição e entrega de equipamentos musicais, é parte da programação oficial pelos 30 anos de fundação da Guarda Municipal, promovida pela Prefeitura de São Luís, com atividades durante todo o mês de julho

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo fortalece trabalho da Guarda Municipal com entrega de novos veículosA gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior realizou mais um investimento na Guarda Municipal de São Luís. Seis veículos novos e prontos para entrar em operação e que trarão mais estrutura ao trabalho das equipes, foram entregues nesta sexta-feira (12) em solenidade na Praça Gonçalves Dias, no Centro. As motocicletas foram apresentadas durante a Formatura Geral da guarnição, cuja solenidade contou com a presença de guardas municipais, agentes da Defesa Civil do Município, Corpo de Salva-vidas, entre autoridades e convidados. O evento é parte da programação oficial pelos 30 anos de fundação da GMSL, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), com atividades durante todo o mês de julho.

No ato formal, o prefeito Edivaldo Holanda Junior foi representado pelo secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças, que destacou que a entrega dos veículos faz parte dos investimentos na defesa do patrimônio público municipal e na proteção do cidadão ludovicense. "Quando se fala em segurança e cidadania, no final das contas, a gente está buscando é a paz, porque as sociedades pacíficas são as que melhor se desenvolvem e também são as mais justas. Nesse contexto, o papel da Guarda Municipal é fundamental", declarou.

Das seis motocicletas recebidas pela guarnição, quatro foram adquiridas com recursos próprios da Prefeitura de São Luís e duas oriundas de emendas parlamentares do vereador Raimundo Penha (PDT), também presente ao evento e que acredita que as viaturas vão conferir mais estrutura para o trabalho dos guardas municipais. "Esse investimento, consequentemente, trará resultados positivos para a cidade e para a população", assegurou o parlamentar.

 O secretário da Semusc, Heryco Coqueiro agradeceu ao prefeito Edivaldo que propiciou um momento especial nas comemorações pelos 30 anos da Guarda Municipal, com a entrega dos novos veículos à corporação. "Nesses 30 anos, nossos guardas municipais, com muito empenho e serenidade, têm desenvolvido um bom trabalho e o prefeito Edivaldo e a sociedade reconhecem isso. Distinguem as nossas ações nos locais onde as desenvolvemos, como nas praias da Ponta d'Areia e Olho d'Água, no Centro Histórico, nas escolas da Zona Rural e nas comunidades que precisam da Defesa Civil", relatou.

"Ao longo do tempo, temos trabalhado com todo o empenho e seriedade para mostrar para a sociedade o que é nosso papel como agentes da cidade, responsáveis por vidas, como é o caso do Corpo de Salva-vidas, que não registra afogamentos fatais há mais de dois anos. Assim como também é o caso da Defesa Civil, que durante todo o período chuvoso esteve nas áreas de riscos para garantir a segurança nas comunidades atingidas", relatou o comandante da GMSL, Antônio Fonseca.

INSTRUMENTOS MUSICAIS

A solenidade de formatura da GMSL também contou com um momento especial com a entrega de instrumentos musicais para uso no projeto Banda Juvenil da Guarda Municipal, iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Semusc, que beneficia 20 crianças e adolescentes das comunidades do Coroadinho, Vila Conceição, Primavera e Vila Palmeira.

Os equipamentos musicais foram adquiridos por meio de emendas parlamentares do senador Weverton Rocha, na época em que atuava como deputado federal. O projeto iniciou em 2007, mas ficou inativo por alguns anos, até que foi novamente reativado no início da gestão do prefeito Edivaldo, em 2014, já com a parceria da Guarda Municipal. Atualmente, participam 20 pessoas fixas e dez alunos iniciantes de uma escola de musica comunitária que funciona manhã e tarde no Bairro do Coroadinho.

"Com os instrumentos que ganhamos, agora teremos a possibilidade de ampliarmos o projeto, porque uma das nossas dificuldades era justamente a ausência deles. Não adiantava selecionar e treinar as crianças se não havia como eles colocarem em prática o que aprendiam no projeto. O que acabava até por desestimular alguns integrantes. Com esse novo acervo, o número de pessoas engajadas com certeza aumentará", informou a coordenadora do projeto por meio do Conselho de Defesa Social do Coroadinho, Maria do Carmo Alves.

A Banda Juvenil da GMSL também participará do Concerto da Banda de Musica da Guarda Municipal de São Luís, evento que será promovido pela gestão municipal no dia 23 de julho, no Teatro Arthur Azevedo, a partir das 19h, também como parte da programação oficial pelo 30º aniversário da corporação.

CONVIDADOS

Participaram da solenidade de formatura da Guarda Municipal, a secretária Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande; o diretor da Blitz Urbana, Samuel Doria de Carvalho Junior; a superintendente da Defesa Civil de São Luís, Elitania Barros; o coordenador do projeto Todos por São Luís, Ariovaldo Martins; e o vereador Dr. Gutemberg Araújo.

Também prestigiaram o evento, a diretora de ensino da Polícia Militar do Maranhão, Cel. Edilene Soares; o comandante do Batalhão Tiradentes, tenente Cel. Raimundo Andrade; o comandante da Guarda Municipal de São José de Ribamar, GM Júlio Campos; o presidente da Cruz Vermelha do Maranhão, Carlos Rangel; o superintende de Combate ao Narcotráfico da Polícia Civil no Maranhão, delegado Breno Galdino Araújo; o aspirante Breno Gabriel Itamar, representante do Comando do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), e outras autoridades.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem