agencia

Notícias

Sábado, 13/07/2019 - 10h00

Prefeitura leva eventos do Férias Culturais para o Centro Histórico atraindo milhares de pessoas para região

Iniciado no primeiro final de semana de julho, o Férias Culturais reúne uma vasta programação lastreada na tradição cultural de São Luís, com foco nas expressões literárias e na sua narrativa histórica

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Programa da gestão do prefeito Edivaldo utiliza expressões artísticas e história para reocupar o Centro HistóricoArte na praça, Roteiro Reggae, Passeio Serenata, Conheça São Luís e Sarau Histórico. Com este pacote de atividades, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior montou o programa Férias Culturais com objetivo de repovoar o Centro Histórico antes restrito apenas à região da Praia Grande, consubstanciando o valoroso patrimônio da cidade, reconhecido como de toda humanidade. Inaugurado no primeiro final de semana de julho, o Férias Culturais reúne uma vasta programação lastreada na tradição cultural de São Luís, com foco nas expressões literárias e na sua narrativa histórica, e se estenderá até o dia 31. Neste período, moradores da cidade e visitantes, terão contato direto com a história e o patrimônio da cidade, tanto material como imaterial.

Neste domingo (14), as atrações confirmadas da Feirinha São Luís, que começa a partir das 8h na praça Benedito Leite e se estende até às 15h, serão Banda da Feirinha, Tambor de Crioula (Grupo Maracrioula), Grupo Maranhão Arte Capoeira, Banda Diamante Gold, Banda Stamina e As Brasileirinhas. Também neste domingo acontece o Arte na Praça, a partir das 16h no Complexo Deodoro, com a animação da banda Curumim, Peralta e grupo de recreação infantil 

"O Férias Culturais é mais uma iniciativa da nossa gestão com o objetivo de proporcionar opção de lazer para toda família ludovicense e para os turistas que visitam a nossa cidade.  A programação destaca nosso rico patrimônio e cultura" disse o prefeito Edivaldo que tem participado da programação. 

O programa está sendo desenvolvido em pelo menos três espaços que passaram por revitalização nos últimos tempos, configurando a maior intervenção na conservação do patrimônio cultural ancestral da cidade nos últimos 30 anos, e em equipamentos da Prefeitura a exemplo do Museu da Gastronomia, recém-integrado à estrutura da Prefeitura de São Luís, como o Museu da Gastronomia.

Com oficinas da culinária tradicional do Maranhão, o Museu da Gastronomia abriu a semana acolhendo dezenas de pessoas interessadas em obter conhecimento sobre a cozinha secular maranhense. Duas oficinas tomam como matéria-prima produtos nativos, como milho e mandioca e foram programadas durante o mês, gratuitamente para comunidade e interessados. Promovidas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), as oficinas além de transmitir informações sobre a formação da culinária maranhense, especificamente de São Luís, também são indutoras da geração de renda e atividade econômica.

Tem sido crescente o número de pessoas que tem convergido todas as tardes e noites deste mês de julho para o Centro Histórico de São Luís, em busca de participar do Férias Culturais. Na última quinta-feira (11) à tarde, um grupo diversificado acompanhou a guia de turismo pelo circuito da Praça D. Pedro II e Praia Grande.

As informações repassadas pela guia de turismo disparou a curiosidade de nativos e turistas desde a Praça Benedito Leite, ponto de partida do passeio pela histórica. Personalidades marcantes como Ana Jansen, Ana Amélia Gonçalves Dias, entre outras do repertório da nossa intrigante história, despertavam atenção de adultos e um número expressivo de crianças.

As atividades desenvolvidas em espaços tradicionais da cidade que ostenta há duas décadas o título de patrimônio cultural da humanidade: Praça D. Pedro II e Complexo Deodoro. Os espaços passaram recentemente por obras de revitalização que devolveram ao ambiente o glamour dos tempos áureos de São Luís, quando a cidade respirava prosperidade, no apogeu da era da indústria do algodão, pelos idos de 1800. As obras foram realizadas  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís.

PROGRAMAÇÃO

O marco inicial do programa foi a Feirinha São Luís, iniciativa da Prefeitura de São Luís idealizada na gestão Edivaldo Holanda Júnior que conquista cada vez mais a aprovação de maranhenses e visitantes. O retumbante sucesso do programa, que amalgama comércio, cultural, entretenimento e lazer, conferiu ao prefeito Edivaldo o Prêmio Sebrae-MA Prefeito Empreendedor 2019 em sua edição estadual.

O pacote do Férias Culturais para turistas e nativos é composto por um grande e diverso leque de opções culturais em várias expressões da cultura e da atividade turística. Por meio de linguagens artísticas, o Sarau Histórico e Conheça São Luís, ambos executados pela Setur, impregnam os participantes de um sentimento de pertencimento antes inexistentes, refletindo diretamente na preservação do patrimônio e na relação com os símbolos da cultura maranhense.

A partir da Praça Benedito Leite, a Setur realizou na última quinta-feira (11), o passeio Conheça São Luís. Antes chamado Jardim Público, a praça que homenageia o senador e escritor maranhense, aos domingos é ocupada pela Feirinha São Luís.

De férias, a cearense Gisele Pacheco, acompanhada de filha e sobrinha, antes de embarcar de volta pra casa participou do Conheça São Luís e se encantou com os detalhes da história da cidade. "Percebi que a cidade é muito rica culturalmente. Cada detalhe desperta uma curiosidade. Quero voltar aqui para conhecer mais ainda", afirmou.

Também na última semana, o Sarau Histórico, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), reuniu centenas de pessoas no Complexo Deodoro para homenagear os bustos do Panteon.

AGENDA

Dia 14 (domingo)

• Feirinha São Luís
8h às 15h, na Praça Benedito Leite
• Arte na Praça: Banda Curumim Peralta e Grupo de Recreação Infantil
16h, no Complexo Deodoro

Dia 16 (terça-feira)
• Roteiro Reggae
19h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 17 (quarta-feira)
• Passeio Serenata
19h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 18 (quinta-feira)
• Conheça São Luís
16h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 19 (sexta-feira)
• Arte na Praça: Apresentação cultural
18h, na Praça da Mãe d'Água

Dia 20 (sábado)
• Arte na Praça: Apresentação cultural
19h, no Complexo Deodoro

Dia 21 (domingo)
• Feirinha São Luís
8h às 15h, na Praça Benedito Leite
• Arte na Praça: Apresentação cultural
16h, no Complexo Deodoro

Dia 24 (quarta-feira)
• Sarau Histórico
19h, no Complexo Deodoro

Dia 25 (quinta-feira)
• Conheça São Luís
16h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 26 (sexta-feira)
• Arte na Praça: Apresentação cultural
18h, na Praça da Mãe d'Água

Dia 27 (sábado)
• Arte na Praça: Apresentação cultural
19h, no Complexo Deodoro

Dia 28 (domingo)
• Feirinha São Luís
8h às 15h, na Praça Benedito Leite

• Arte na Praça: Apresentação cultural
16h, no Complexo Deodoro

Dia 31 (quarta-feira)
• Passeio Serenata
19h, com saída da Praça Benedito Leite

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem