agencia

Notícias

Segunda-feira, 15/07/2019 - 12h10

Prefeitura mantém divulgação do destino São Luís em pontos estratégicos do Brasil

A plotagem do trem Serra Verde Express, em Curitiba, soma-se às demais iniciativas da gestão municipal realizadas com o objetivo de atrair cada vez mais turistas para a capital maranhense

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo mantém divulgação do destino São Luís em pontos estratégicos do BrasilA gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), continua com o calendário de divulgação externa do destino São Luís no Brasil. Dessa vez, a promoção ocorre na cidade de Curitiba, capital do Paraná, com a plotagem de um vagão do trem Serra Verde Express, ponto de passagem dos 4 milhões de turistas que Curitiba recebe anualmente. A ação de levar a marca de São Luís para turistas em potencial,  soma-se às demais iniciativas da gestão municipal realizadas com o objetivo de atrair cada vez mais turistas para a capital maranhense.

"A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior está buscando o fortalecimento do destino São Luís tanto para o público final (turistas), quanto para as agências e os agentes de viagem, responsáveis pela comercialização das viagens. É importante fixar a nossa marca para sermos lembrados e conseguir atrair turistas para movimentar a economia local", explica a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.

Somente neste ano, a Prefeitura já promoveu o destino São Luís em eventos realizados em São Paulo; em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco; e no Rio de Janeiro, todos com representação da cultura maranhense, com apresentações de grupos culturais, da culinária e de objetos ícones do estado, com destaque também para as praias e o Patrimônio Histórico.

A plotagem no vagão do trem Serra Verde Express destaca elementos de São Luís como as praias, o São João, o patrimônio, além do Programa Reviva, ação da Prefeitura que ocorre anualmente na área do Centro Histórico de São Luís. Ao se deparar com a plotagem, os visitantes de Curitiba podem despertar o interesse por São Luís e programar a sua visita para a cidade. O objetivo de ações como essa é expor as riquezas de São Luís em todas as áreas para captar visitantes em potencial.

Em 2018, ações de divulgação foram também realizadas em São Paulo e em estados como Paraná e Pará. Também no ano passado, a Prefeitura reuniu, em São Paulo, agentes de viagens em um treinamento sobre a cultura, a gastronomia e os encantos da cidade, para que pudessem vender o destino com maior propriedade.

TURISMO EM SÃO LUÍS

No mês de junho, São Luís recebeu uma grande quantidade de turistas. Em pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, mais de 93% dos entrevistados relataram ter uma experiência muito positiva na capital maranhense.

A Prefeitura já realizou uma série de ações que beneficiam diretamente a estadia do turista em São Luís, como a revitalização das praças Deodoro e Panteon, Pedro II e a reforma da Rua Grande, obras executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura. A oferta de programações culturais gratuitas distribuídas por toda a cidade, agrega aos resultados positivos que se nota nas pesquisas realizadas em relação ao turismo.

Além disso, durante o São João, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Infraero e a Secretaria de Estado do Turismo, promoveu a Operação Boas-vindas no Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Hugo da Cunha Machado. O objetivo principal da ação foi apresentar a cultura da cidade e informar sobres as programações que estavam disponíveis durante os períodos festivos. Foram dois dias de recepção ao público que chegou para aproveitar as festas juninas na capital. A ação também integra a política de incentivo ao turismo implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Com uma programação que une música, teatro, dança, histórias e tradições que fazem referência à cidade de São Luís, o Programa Férias Culturais movimenta durante o mês de julho espaços do Centro Histórico da capital por meio de apresentações que incluem eventos como o Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro Reggae e o Conheça São Luís e tem como novidades apresentações de Blues, Jazz e uma programação infantil. Promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, a iniciativa tem como finalidade oferecer, no mês das férias escolares, opções para que moradores e turistas conheçam mais sobre a riqueza e as belezas que fazem São Luís ser reconhecida como Ilha do Amor, Atenas Brasileira e Jamaica Brasileira.

AGENDA

Dia 16 (terça-feira)
• Roteiro Reggae
19h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 17 (quarta-feira)
• Passeio Serenata
19h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 18 (quinta-feira)
• Conheça São Luís
16h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 19 (sexta-feira)
• Arte na Praça: Apresentação cultural
18h, na Praça da Mãe d'Água

Dia 20 (sábado)
• Arte na Praça: Apresentação cultural
19h, no Complexo Deodoro

Dia 21 (domingo)
• Feirinha São Luís
8h às 15h, na Praça Benedito Leite
• Arte na Praça: Apresentação cultural
16h, no Complexo Deodoro

Dia 24 (quarta-feira)
• Sarau Histórico
19h, no Complexo Deodoro

Dia 25 (quinta-feira)
• Conheça São Luís
16h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 26 (sexta-feira)
• Arte na Praça: Apresentação cultural
18h, na Praça da Mãe d'Água

Dia 27 (sábado)
• Arte na Praça: Apresentação cultural
19h, no Complexo Deodoro

Dia 28 (domingo)
• Feirinha São Luís
8h às 15h, na Praça Benedito Leite

• Arte na Praça: Apresentação cultural
16h, no Complexo Deodoro

Dia 31 (quarta-feira)
• Passeio Serenata
19h, com saída da Praça Benedito Leite

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem