agencia

Notícias

Terça-feira, 16/07/2019 - 09h10

Centro de Capacitação em Culinária Típica criado pela gestão do prefeito Edivaldo abre inscrição para nova oficina

A oficina gratuita, que será realizada no Centro de Capacitação instalado dentro do Museu da Gastronomia Maranhense, acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês e terá como principal ingrediente a macaxeira

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo oferece à população nova oficina no Museu da GastronomiaA Prefeitura de São Luís, em mais uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, oferece à população, nos dias 22 e 23 deste mês, a oficina de macaxeira e seus derivados. A ação, que acontece no Centro de Capacitação em Culinária Tipica, que funciona no Museu da Gastronomia Maranhense, tem objetivo de resgatar as bases gastronômicas do Maranhão e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidade gratuita de capacitação para a geração de emprego e renda por meio da exploração da culinária tipicamente maranhense. A oficina faz parte do programa Férias Culturais e as inscrições poderão ser realizadas gratuitamente na sede do Museu da Gastronomia (Rua da Estrela, nº. 83, Centro Histórico de São Luís) de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A oficina, que contará com a presença de um chef de cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), oferecerá aos inscritos a parte teórica, na qual serão levadas aos participantes a história e importância da gastronomia maranhense. Um tour pelo Museu da Gastronomia e aulas multimídia também fazem parte desta etapa da oficina. Em seguida, todos serão levados para a cozinha industrial do Centro de Capacitação em Culinária Típica, para a produção de pratos muito comuns no Maranhão como bolo de macaxeira, beiju de coco e mingau de tapioca.

A macaxeira, assim como o milho (produto escolhido na primeira edição da oficina), faz parte da base gastronômica do maranhense. "Nós buscamos trazer para a cidade uma oportunidade de aprendizado prático voltado para ser focado, posteriormente, em novos negócios no Estado. Os participantes obtêm os conhecimentos sobre a produção e podem comercializar tudo que produzirem a partir da oficina", explica a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.

Serão 20 vagas disponibilizadas e a oficina ocorrerá na segunda-feira (22) das 14h às 18h, e na terça-feira (23), da 13h às 18h. A proposta do Museu da Gastronomia, que já recebeu um grande número de visitantes no primeiro mês de funcionamento, é contar a história da culinária maranhense a moradores da cidade e a turistas, além de ser local permanente de capacitação na área da gastronomia.

 Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem