agencia

Notícias

Terça-feira, 16/07/2019 - 18h19

Com Passeio Serenata, Férias Culturais leva público às ruas do Centro Histórico nesta quarta-feira (17)

O Passeio Serenata faz parte do conjunto de atividades do Programa Férias Culturais, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, que com programação até 31 de julho tem movimentado o Centro Histórico de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Com Passeio Serenata, Férias Culturais leva público às ruas do Centro Histórico da cidade nesta quarta-feira (17)Como parte do programa Férias Culturais, da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, a Prefeitura de São Luís, promove nesta quarta-feira (17) mais uma edição do Passeio Serenata que trará novos personagens - barões e realeza - o que vai tornar o espetáculo ainda mais bonito. A ação leva o público às ruas do Centro Histórico e proporciona aos participantes um mergulho na história da cidade. O ponto de partida do passeio será na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico, a concentração tem início às 19h. A Praça Benedito Leite, o Largo da Sé, a fachada da sede da Prefeitura, o Palácio dos Leões, o Beco Catarina Mina e as ruas do Centro Histórico da cidade se transformaram em cenários para receber atores e atrizes que ressaltaram a riqueza cultural do Maranhão.

O Passeio Serenata, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), mistura teatro, música e literatura para evocar o passado glorioso da cidade de São Luís. Personagens marcantes dos séculos XVII e XVIII, trajados com roupas que remetem diretamente ao visual da época em que predominava o codinome de Athenas brasileira na capital maranhense, contam a história da cidade de modo a atrair a atenção do público para a narrativa.

Durante o percurso são citadas de maneira sucinta e didática passagens da história e seus monumentos com Igreja da Sé, Palácio de La Ravardière (sede da Prefeitura), Palácio dos Leões (sede do executivo estadual) e Capitania dos Portos. A partir da Praça Benedito Leite, o cortejo segue para a região da Avenida Pedro II, passando pela Rua de Nazaré, Rua Portugal, Beco Catarina Mina, Rua de Nazaré, Rua Portugal e Praça Nauro Machado. O público se informa sobre diversas passagens da história, desde a fundação da cidade de São Luís.

Com auxílio de um guia de turismo e embalado por uma trilha sonora que privilegia a produção local, o Passeio Serenata é uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento sobre passagens da historia da cidade e seus personagens mais ilustres. As histórias da cidade apontam curiosidades e fatos sobre as ruas, casarões e todo o acervo arquitetônico da cidade, que renderam à capital maranhense o título de Patrimônio da Humanidade. Com atividades como essa, o programa Férias Culturais tem atraído a atenção de turistas e despertado interesse de pessoas da população da ilha e interior do estado.

FÉRIAS CULTURAIS

O programa Férias Culturais é composto por uma série de atividades desenvolvidas conjuntamente pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo. Roteiro Reggae, Passeio Serenata, Sarau Histórico e Arte na Praça fazem parte da programação. A programação do Férias Culturais vai até o dia 31 de julho com as seguintes atividades: 

Dia 18 (quinta-feira)

• Conheça São Luís

16h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 19 (sexta-feira)

• Arte na Praça: Cantinho do Choro

18h, na Praça da Mãe d'Água

Dia 20 (sábado)

• Arte na Praça: Pão com Ovo

19h, no Complexo Deodoro

Dia 21 (domingo)

• Feirinha São Luís

8h às 15h, na Praça Benedito Leite

• Arte na Praça: Banda Carrossel Encantado e recreação infantil

17h, no Complexo Deodoro

Dia 24 (quarta-feira)

• Sarau Histórico

19h, no Complexo Deodoro

Dia 25 (quinta-feira)

• Conheça São Luís

16h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 26 (sexta-feira)

• Arte na Praça: Apresentação cultural

18h, na Praça da Mãe d'Água

Dia 27 (sábado)

• Arte na Praça: Apresentação cultural

19h, no Complexo Deodoro

Dia 28 (domingo)

• Feirinha São Luís

8h às 15h, na Praça Benedito Leite

• Arte na Praça: Apresentação cultural

16h, no Complexo Deodoro

Dia 31 (quarta-feira)

• Passeio Serenata

19h, com saída da Praça Benedito Leite

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem