agencia

Notícias

Sexta-feira, 19/07/2019 - 09h32

Gestão do prefeito Edivaldo realiza ação do programa Férias na Biblioteca para crianças do Bairro de Fátima

O programa Férias na Biblioteca é realizado pela a Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento da Prefeitura de São Luís e integra o conjunto de iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo na área da Cultura

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O objetivo do Férias na Biblioteca é proporcionar atividades lúdicas e incentivar o hábito da leitura ainda na infância
A Biblioteca Municipal José Sarney recebeu esta semana crianças entre 6 e 11 anos para atividades do programa Férias na Biblioteca, iniciativa que tem como objetivo proporcionar atividades lúdicas e incentivar o hábito da leitura ainda na infância. A biblioteca, que está instalada no Bairro de Fátima, é um equipamento da Prefeitura de São Luís coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e dá suporte para atividades como essa, desenvolvidas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

Com atividades que incluem contação de histórias, dinâmicas, momentos para desenhar e brincadeiras, as crianças têm na colônia de férias a oportunidade de entrar em contato com o mundo da literatura e desenvolver habilidades relacionadas à criatividade, foco e concentração.

A diretora da biblioteca, Rita Oliveira, explica que a ação tem o objetivo de oferecer às crianças um opção de lazer gratuita que incentive o hábito da leitura. "Nem sempre as crianças têm oportunidade de viajar nesse período das férias escolares, então promovemos esse momento na biblioteca para que, por meio das brincadeiras e sem a rigidez da sala de aula, possamos incentivar o hábito da leitura que é nosso principal objetivo", explica Rita Oliveira.

Byanca Raquel, 10 anos, estudante da Unidade de Educação Básica (U.E.B) São Sebastião, no Bairro de Fátima, afirma que gosta muito das atividades desenvolvidas no projeto. "Não é minha primeira vez na biblioteca, já participei outras vezes e gosto muito porque é um lugar divertido onde posso brincar e também posso conhecer histórias e livros novos", explica a participante da atividade.

Para Maria José Soares, bibliotecária que realizou contações de histórias, esse é um trabalho fundamental para ocupar a mente das crianças nesse período de férias de forma produtiva. "É de suma importância para o desenvolvimento da criatividade trabalhar o lúdico por meio da leitura e das brincadeiras. É uma experiência interessante porque, com isso, conseguimos trazer as crianças para o espaço da biblioteca e, ao mesmo tempo, trabalhar a importância da leitura para seu crescimento", comenta.

As atividades do projeto Férias na Biblioteca vão até sexta-feira (19) e contarão ainda com oficina de brinquedos de materiais recicláveis e teatro de bonecos, além das contações de histórias, jogos, dinâmicas entre muitas outras brincadeiras.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem