agencia

Notícias

Sábado, 27/07/2019 - 08h27

Feirinha São Luís tem programação do Férias Culturais neste domingo iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo

Fonte de renda para uns, ponto de encontro, lazer e diversão para outros, o projeto desenvolvido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior tem proporcionado momentos únicos para turistas, ludovicenses e trabalhadores

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Adriana Bosaipo, Luciano Priss e Raiz Tribal animam Feirinha São Luís neste domingo (28)A Feirinha São Luís tem atraído um público cada vez maior para a Praça Benedito Leite, Centro Histórico de São Luís. Fonte de renda para uns, ponto de encontro, lazer e diversão para outros, o projeto desenvolvido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior tem proporcionado momentos únicos para turistas, ludovicenses, profissionais liberais e produtores rurais. Neste domingo (28), a programação será voltada para Música Popular Brasileira (MPB). Adriana Bosaipo e Luciano Priss levarão o que há de melhor na música nacional para o palco da Feirinha São Luís. A banda Raiz Tribal encerrará as festividades com muito reggae. A programação da Feirinha começa as 8h da manhã com Tambor de Crioula e o gingado da capoeira.

"A Feirinha São Luís é um orgulho para todos nós. Uma grande iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo. É um ação que reflete na geração de emprego, renda e integração cultural. Levamos o que há de melhor da nossa terra para a nossa população e para os turistas que nos visitam", disse o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues.

GERAÇÃO DE RENDA

O artista plástico Manoel Jhonatas trabalha com desenhos de retrato em perfil. Antes de integrar a Feirinha São Luís, os rendimentos não iam tão bem. O projeto possibilitou, além de visibilidade, um desafogo na economia da sua família. "Aqui é um meio de vida. Estou há cinco meses e está sendo bom. é um meio de vida para completar meus rendimentos", relatou.

Eliane Alves Veigas leva a família inteira para ajudar nas atividades de sua barraca na Feirinha São Luís. Enquanto espreme laranjas para sucos, o filho ajuda no corte da fruta e sua mãe atende os clientes. Tudo em família e em perfeita sintonia. Ela pontua os bons frutos que tem colhido no projeto da Prefeitura de São Luís. "Na minha atividade, sai o estresse. Eu conheço pessoas novas e estou sempre fazendo amizades e em termos financeiros ajuda muita em casa. Não dá pra viver com um salário minimo então temos que buscar alternativas. A Feirinha, particularmente, é muito boa", avaliou.

LIMPEZA

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana tem estado presente na Feirinha com ações de sensibilização com os feirantes e dos visitantes, a ação foi realizada no domingo (21). O Cidadão Limpeza e as equipes de educação ambiental do Comitê visitaram todas as bancas, informando sobre o descarte ambientalmente adequado do óleo de cozinha usado.

Como continuidade da ação duas bombonas para o recebimento do óleo de cozinha estarão disponíveis todos os domingos na Feirinha para que os comerciantes e a população em geral possam fazer o descarte correto do óleo. 

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que a ação faz parte do programa de educação ambiental da limpeza urbana. "Nós já temos uma campanha de educação ambiental permanente na Feirinha voltada para o cidadão. Agora estamos conscientizando os feirantes sobre o descarte correto do óleo de cozinha para evitar a poluição ambiental e do nosso Centro Histórico", disse.

Os 15 Ecopontos já em funcionamento em São Luís também recebem o óleo de cozinha usado. Cada cidadão pode fazer a entrega diária de até 6l de óleo. O óleo que agora será coletado na Feirinha São Luís, assim como o dos Ecopontos, será encaminhado para associações que trabalham na reciclagem do produto.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem