agencia

Notícias

Sábado, 10/08/2019 - 11h06

Com obras praticamente finalizadas, Rua Grande atrai consumidores em compras para o Dia dos Pais

Ludovicenses e turistas já desfrutam dos benefícios da requalificação que está recebendo apenas últimos retoques antes da inauguração; obra executada pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís tem previsão de entrega para este mês

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Com reforma em fase final, Rua Grande atrai consumidores em compras para o Dia dos PaisPrincipal via do comércio de São Luís, a Rua Grande recebeu neste fim de semana uma grande quantidade de pessoas por ocasião do Dia dos Pais. Com a reforma praticamente finalizada pelo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, o local tem atraído cada vez mais consumidores que agora podem desfrutar de um espaço mais confortável e adequado às compras. Com previsão de entrega para este mês, a requalificação marca um novo momento para  a cidade que recebe um amplo pacote de obras entre elas as reformas do Complexo Deodoro e da Praça Pedro II, só para citar algumas. Mais obras estão previstas para região. Trata-se de uma das maiores intervenções urbanísticas feitas no Centro Histórico nas últimas décadas reforçado o trabalho realizado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior desde o início de sua gestão.  

"A Rua Grande é um importante polo do comércio de nossa cidade e a reforma está impulsionando ainda mais a economia, gerando emprego e renda e dando aos consumidores a oportunidade de fazerem suas compras em um ambiente mais adequado", destacou o prefeito Edivaldo.

No geral, a rua recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário e obras de drenagem profunda. Os serviços estruturais de reforma da Rua Grande já foram finalizados com a pavimentação da décima e última quadra, ou seja, quase tudo pronto. O projeto de requalificação para a Rua Grande, além de revitalizar a área, propôs um conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas executadas para promover a acessibilidade. Foram retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições. 

"Estamos com os serviços praticamente finalizados, faltando somente pequenos ajustes antes da entrega, que tem previsão para este mês. Hoje, frequentadores e comerciantes da Rua Grande já desfrutam de um espaço revitalizado e com toda infraestrutura necessária, que valoriza essa importante área da cidade", frisou o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary. 

Com a Rua Grande revitalizada, os consumidores aproveitaram o sábado véspera do Dia dos Pais para comprar presente. A auxiliar administrativa Auridéia Rodrigues, 34 anos, foi uma das pessoas que preferiram o comércio do local. "Eu ia para o shopping, mas aproveitei que agora a Rua Grande está melhor estruturada, sem os transtornos de antes, e vim fazer minhas compras aqui", disse. 

O gerente de uma das lojas da Rua Grande, Wagner Froes, destacou o aumento do movimento no espaço, com a reforma. "Sem sombra de dúvida o movimento aumentou consideravelmente. As pessoas vêm tanto para fazer suas compras como para conhecer e apreciar a nova Rua Grande", observou ele.

O vendedor ambulante Carlos Augusto, 68 anos, também destacou o grande movimento, inclusive nas transversais, para onde foram remanejados provisoriamente os ambulantes da Rua Grande. "Minhas vendas aumentaram cerca de 80%. Com a reforma ficou bom para todos nós", disse.

MOBILIÁRIO

A instalação de peças de mobiliário urbano como bancos e lixeiras, além de postes de iluminação com fiação subterrânea também já foram realizados. Os assentos, instalados em todas as quadras, são confeccionados em madeira tratada, com elementos em aço corten, material que apresenta três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum. Também compõem o mobiliário urbano da nova Rua Grande lixeiras, que foram instaladas em todas as quadras reformadas.

As quatro primeiras quadras da via foram entregues em dezembro do ano passado, com as obras do Complexo Deodoro. A reforma das demais quadras da via seguiram o modelo do primeiro trecho.  

O casal de administradores, Ana Lúcia e Silvio Santos, enaltece o valor da obra para a cidade e a melhor estrutura para circulação dos transeuntes no novo espaço. "Nós sempre fizemos nossas compras na Rua Grande, mas nós sentíamos da falta de estrutura. Mas agora está tudo muito amplo, organizado, bonito e compensa muito fazer nossas compras agora aqui", relatou Silvio.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem