agencia

Notícias

Quarta-feira, 18/09/2019 - 15h48

Prefeitura de São Luís apresenta programa Melhor em Casa no VI Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos

Evento tem como objetivo promover debate sobre gestão de resíduos sólidos, com a participação de diferentes segmentos sociais e institucionais

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís apresenta programa Melhor em Casa no VI Congresso Brasileiro de Resíduos SólidosA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está participando do VI Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, que acontece de 17 a 19 de setembro, na Universidade Ceuma, apresentando o programa Melhor em Casa, conduzido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. O evento tem como objetivo promover espaços de socialização e de debate do conhecimento produzido acerca da gestão de resíduos sólidos, com a participação de diferentes segmentos sociais e institucionais, incluindo a comunidade cientifica, a gestão pública, a iniciativa privada e as organizações não governamentais.

O programa de atendimento domiciliar Melhor em Casa, executado em parceria entre o Ministério da Saúde e a Semus, conta com equipes multiprofissionais, que desde 2016 executam o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Domiciliares (PGRSSD).

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explicou que, além da assistência prestada aos pacientes, o Melhor em Casa envolve profissionais e familiares no tratamento dos resíduos. "O cuidado que disponibilizamos aos pacientes não é a nossa única preocupação, pois é preciso seguir práticas que minimizem riscos de contaminação, e isso é feito tratando-se de forma adequada os resíduos decorrentes do atendimento", disse.

A Semus criou um manual técnico para orientar as equipes a gerenciarem os resíduos gerados no domicílio do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Este trabalho foi apresentado no VI CBRS pela engenheira de segurança, Joelma Veras, que também ministrou o curso de gerenciamento de resíduos, resultado da experiência pioneira e exitosa do programa Melhor em Casa, que contabiliza quase uma tonelada de resíduos descartados de forma correta.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem