agencia

Notícias

Quinta-feira, 03/10/2019 - 15h56

Gestão do prefeito Edivaldo inicia nesta sexta-feira (4) grande ação de limpeza no bairro São Bernardo

O bota-fora continua no sábado (5), na segunda (7) e terça (8); população deve deixar em sua porta resíduos volumosos que não são recolhidos pelo serviço de coleta regular; ação integra a política pública de limpeza implantada pelo prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo inicia nesta sexta-feira (4) grande ação de limpeza no bairro São BernardoNesta sexta-feira (4), sábado (5), segunda (7) e terça-feira (8), a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realiza mais uma grande ação de limpeza, desta vez no bairro São Bernardo. O bota-fora inicia a partir das 8h, quando os agentes estarão nas ruas do bairro fazendo o recolhimento dos resíduos volumosos de porta a porta. A ação integra a política de gestão de resíduos sólidos implementada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Durante as ações do bota-fora, a população deve deixar em sua porta os resíduos que não são recolhidos pelo caminhão da coleta domiciliar como eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulho de obras, resto de poda e capina e sucata. O objetivo das ações de bota-fora é manter a cidade limpa, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar ainda mais o paisagismo urbano e a qualidade de vida da população.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca que a ação, que segue orientação do prefeito Edivaldo, tem surtido um grande efeito. "Desde o começo do ano temos reforçado essa ação em vários bairros e já coletamos quase mil toneladas de resíduos, a população se envolve porque enxerga a importância desse mutirão. Limpeza é um impacto urbano muito grande, precisa de fato do envolvimento de todos os atores sociais, principalmente a sociedade civil", disse.

No sábado (5), o Cidadão Limpeza Cidade Beleza se reunirá com os moradores do bairro para orientar sobre a forma correta de fazer a separação e descarte dos resíduos domésticos, além de dar dicas de práticas sustentáveis, ressaltando a importância dessa mudança de atitude diariamente. O encontro será em frente ao Estádio Emir Justino Ribeiro, às 8h30.

Em seguida, as equipes de educação ambiental e o Cidadão Limpeza estarão pelas ruas do bairro dando continuidade às orientações. Eles visitarão as casas, informando aos moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos. Em complemento, a Prefeitura fará ainda varreção e capina.

LIMPEZA NO BAIRRO

A coleta domiciliar na área é realizada de forma regular todas as segundas, quartas e sextas, no período noturno, porém o mutirão de limpeza serve exatamente para recolher o material que a coleta regular não abarca, como eletrodomésticos e móveis fora de uso, restos de poda e capina, pneus e entulhos de construção civil, a fim de evitar que esses materiais sejam descartados de forma irregular.

Esse é o grande motivador da Prefeitura ter ampliando as ações de bota-fora ao longo de 2019. Este ano, já foram contemplados locais como o Bairro de Fátima que recolheu mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro, foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz, recolhendo quase 10 toneladas. Em abril, a ação ocorreu na Forquilha e recolheu 40 toneladas de resíduos, mas o recorde de recolhimento de resíduos aconteceu nos bairros Vila Luizão e Sol e Mar com mais de 400 toneladas. Também já receberam ação bota-fora em 2019 os bairros Bequimão, Madre Deus, Angelim, Novo Angelim, Cidade Olímpica e Vila Cristalina.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem