agencia

Notícias

Sexta-feira, 04/10/2019 - 14h12

Prefeito Edivaldo inicia reforma do Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha

Gestor vistoriou a obra que inciou esta semana e garantiu que ações do programa São Luís em Obras serão intensificas em diversos bairros de São Luís; somente na saúde serão reformadas 18 unidades por meio do programa municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo inicia reforma do Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha

O prefeito Edivaldo Holanda Junior prossegue com a intensa agenda do programa São Luís em Obras e nesta sexta-feira (4), vistoriou a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Alemanha. O serviço no local integra um pacote de ações voltadas para a área da saúde que teve início na última quarta-feira (2), quando o gestor assinou a Ordem de Serviço que autorizou a reforma de 18 unidades de saúde da capital. Contemplado no pacote, o CEO Alemanha já teve desmontados todos os oito consultórios e retirado todo o revestimento das paredes. Além dos equipamentos de saúde, o programa São Luís em Obras está com frentes de trabalho em vários pontos da capital, atuando na infraestrutura e urbanização de espaços públicos como mercados, praças, ruas e avenidas.

O prefeito destacou ações estruturais da sua gestão na saúde. “Esta é mais uma das ações que fazem parte do programa São Luís em Obras. Lembrando que, há poucos dias, assinei a Ordem de Serviço para reforma de 18 unidades de saúde. Além disso, ontem estivemos na obra do mercado do Coroadinho e na próxima semana iniciaremos a reforma do mercado da Cohab, enfim, temos obras espalhadas em vários pontos da cidade e vamos intensificar, ainda mais, este trabalho pelo município”, ressaltou Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e de secretários municipais.

Indagado sobre os investimentos realizados pelo município neste período, contrastando com a realidade de muitas outras prefeituras do país que passam por escassez de recursos para investir, o prefeito Edivaldo explicou que houve, nos últimos anos, a preocupação da sua gestão com planejamento estratégico.

“O país vive, hoje, uma crise econômica profunda, que foi originada há vários anos. Desde o nosso primeiro mandato enfrentamos este problema, mas de forma responsável e com muito planejamento conseguimos arcar com os compromissos da Prefeitura, pagando o funcionalismo em dia e, além disso, buscando recursos para realizar estes investimentos, ou seja, fizemos o dever de casa e os resultados são estes que estamos apresentando para a população”, declarou Edivaldo.

Há mais de 10 anos o centro não passava por reforma. "Agora, não somente esta unidade de saúde, mas dezenas de outras serão reformadas. Trata-se de um esforço muito importante da gestão Edivaldo, um mutirão, no sentido de alcançar o máximo de espaços públicos, não somente na área da saúde, mas também nos outros setores, com objetivo de dar qualidade de vida para a população. Isto é um compromisso da gestão municipal, uma determinação do prefeito para que se agilize e avance nestas obras para garantir a conclusão no prazo determinado”, declarou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

Lula Fylho, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ressaltou que a gestão Edivaldo tem buscado aprimorar também o atendimento, conjuntamente às obras anunciadas. “A gestão municipal tem tratado a questão da saúde de forma muito responsável e incisiva, buscando melhorias continuamente nos serviços prestados à população. Vale ressaltar que, em momento de crise, em que o Brasil todo vem retraindo investimentos, São Luís vem conseguindo responsavelmente realizar investimentos. Serão reformadas 18 unidades de saúde e outros investimentos vão ocorrer, não somente em estrutura, mas também em ações voltadas à humanização, eficiência, modernização e, tudo isto, de forma que a população possa sentir o reflexo de todo este empreendimento na Saúde”, disse o secretário.

Enquanto ocorre a reforma, o atendimento foi distribuído para outras unidades de saúde, como o CEO do bairro Filipinho e da Vila Esperança, o Centro de Saúde Paulo Ramos (no Centro), Hospital da Criança, entre outras.

O CEO Alemanha, Dr. Ricardo Medeiros, explicou que a unidade realiza, por mês, uma média de 1.500 atendimentos como endodontia, próteses dentárias, periodontia (tratamento de gengiva), odontopediatria, cirurgia bucal, radiologia, dentística restauradora e PNE (pacientes com necessidades especiais). Para isto, o CEO conta com 18 profissionais odontólogos, 12 técnicos de saúde bucal e mais oito servidores técnicos administrativos.

Quem já precisou de atendimento no CEO Alemanha foi Gilmar Santos, morador do bairro há mais de 15 anos, residente na Rua Edson Brandão, adjacente à unidade de saúde. Ele precisou de uma prótese dentária e afirma que foi bem atendido. “O movimento de pessoas aqui é grande praticamente todos os dias. É muita gente precisando de tratamento. O pessoal que trabalha aqui (no CEO) é competente. A minha peça ficou muito boa”, disse, referindo-se à sua prótese dentária superior. 

OBRAS PARA ÁREA DA SAÚDE

Na última quarta-feira (2), o prefeito Edivaldo assinou Ordem de Serviço para início imediato de obras de reforma em 18 unidades de saúde.  Serão contempladas com a reforma 11 unidade da atenção primária em regiões como Itaqui-Bacanga, zona rural, Cidade Olímpica e Centro. Também serão contempladas sete unidades de saúde de maior porte como a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e setores do Socorrão II.

Idealizado pelo prefeito Edivaldo como o maior programa de urbanização e melhorias na área da infraestrutura já executado na capital, o São Luís em Obras vai beneficiar a população com um conjunto de ações, muitas delas sendo executadas, como as reformas do mercado do Coroadinho, Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Casa das Tulhas e Fonte das Pedras, no Centro; a reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos; o recapeamento asfáltico de mais de 60 ruas e avenidas no Vinhais; o asfaltamento de ruas e avenidas no Cohatrac, incluindo a Avenida Contorno Sul; a construção de quatro novos Ecopontos (Primavera/Shalon, Centro/Anel Viário, Vila Isabel e Barreto) e de dois galpões de triagem para a coleta seletiva; e a reforma da Casa de Passagem, equipamento social administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas).

O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; a construção dos mercados do São Francisco e Cohab; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do novo programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem