agencia

Notícias

Sexta-feira, 04/10/2019 - 17h42

Prefeito Edivaldo transforma Polo Coroadinho a partir de importantes intervenções urbanísticas e de infraestrutura

Ampliando as ações na região, que já teve mais de 300 ruas pavimentadas, melhoria da iluminação, construção do canal do Rio da Bicas; o prefeito deu início a reforma do mercado do bairro que será totalmente requalificado e ampliado

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo transforma Polo Coroadinho a partir de importantes intervenções urbanísticasCom a reforma e ampliação do mercado do Coroadinho, serviço que integra o programa São Luís em Obras, e outras obras já realizadas na área como a recuperação do Canal do Rio das Bicas, a pavimentação de mais de 300 ruas e avenidas, além da construção de cinco praças, quadra poliesportiva e campo de futebol, o prefeito Edivaldo Holanda Junior tem promovido grandes transformações na área, um aglomerado urbano de mais de 30 bairros. Composto por áreas ocupadas espontaneamente, o Polo Coroadinho desafiou durante anos as administrações municipais pela carência de infraestrutura básica, regularização fundiária, asfaltamento de ruas e equipamentos urbanos. Esta realidade começou a mudar a partir da gestão do prefeito Edivaldo que tem destinado sucessivos recursos àquelas comunidades.

"Temos trabalhado em toda São Luís, mas de forma muito efetiva no Polo Coroadinho. Na nossa gestão muito já foi feito por aquelas comunidades em áreas importantes como a da infraestrutura com ações de asfaltamento de vias e construção de equipamentos públicos. Agora, com o programa São Luís em Obras, estamos, mais uma vez, ouvindo a solicitação dos moradores e reformando o mercado do Coroadinho, que será ampliado e se tornará um local mais agradável tanto para feirantes quanto para a população da área", disse o prefeito Edivaldo. 

De maneira efetiva, as intervenções realizadas na gestão do prefeito Edivaldo se destacam na trajetória do Polo Coroadinho. Foram se adensando a partir de 2015, com a retomada do Programa Bacanga, com financiamento obtido junto ao Banco Mundial (Bird). No elenco de obras do programa houve a recuperação do Canal do Rio das Bicas, com extensão de 2.095 metros, construção de unidades habitacionais, pavimentação e urbanização de praças nas margens esquerda e direita da Bacia do Bacanga.

Durante a gestão do prefeito Edivaldo, mais de 300 ruas e avenidas receberam nova pavimentação asfáltica ou calçamento em bloquete, meio-fio, sarjetas e calçadas. Com o trabalho, áreas completamente degradadas no Polo Coroadinho foram urbanizadas. Outro investimento se deu na área da iluminação pública, item essencial à qualidade de vida da população.

Foram construídas, ainda, cinco praças, quadra poliesportiva e campo de futebol. Também houve a construção e entrega de mais de 30 unidades habitacionais, que foram construídas para  atender famílias que moravam em condições precárias às margens do Canal do Rio das Bicas, que foi completamente recuperado. Na área da drenagem, também houve a implantação de rede de drenagem superficial, meio-fio, sarjetas e, na área da moradia, a entrega de mais de 3 mil títulos de propriedade aos moradores.

No bairro, a Prefeitura também investiu na limpeza da área e combate ao descarte irregular dos resíduos sólidos nas ruas e espaços vazios, com a implantação na área de um Ecoponto que opera desde julho deste ano. 

MERCADO

Dentro do pacote de obras do programa São Luís em Obras, o mercado do Coroadinho  vai ganhar uma nova estrutura, focada na acessibilidade e funcionalidade, com sala de administração, banheiros, instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento, bem como uma nova fachada. Também será instalada nova caixa d’água para abastecer o mercado.

A última reforma feita no local data de mais de mais de 20 anos. Com as obras, o mercado receberá intervenções que possibilitarão melhorias a quem trabalha ou consome produtos do local. Para tanto, toda alvenaria existente está sendo demolida para a construção de um novo espaço com boxes e bancadas destinadas aos feirantes. A ampliação do mercado com aumento da área construída possibilitará a inserção dos feirantes que trabalhavam na área externa do local, beneficiando mais de 100 trabalhadores que atuam na área.

Os serviços de reforma e ampliação do Mercado do Coroadinho preveem acessibilidade às pessoas com deficiência; iluminação e ventilação natural; reestruturação de piso, revestimentos, teto e banheiros; revisão hidráulica, elétrica e sanitária; harmonização com o entorno; atendimento às normas reguladoras brasileiras; flexibilização e reorganização dos espaços de trabalho com a unificação das estruturas físicas existentes; instalação de equipamentos de segurança contra incêndio; inclusão de elementos que possibilitarão o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água e o descarte de resíduos sólidos. A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

SAIBA MAIS

PREFEITURA PRESENTE NO COROADINHO

- Mercado do Coroadinho – Construído em 1985, está passando por uma reforma completa depois de quase 20 anos sem ter reparos em sua infraestrutura.   

- Mais de 300 ruas do bairro receberam pavimentação asfáltica ou calçamento em bloquete, meio-fio, sarjetas e calçadas. Regiões completamente degradadas foram urbanizadas.

-  Item essencial a qualidade de vida, o bairro ganhou investimento ainda em iluminação pública.

- Mais de 30 unidades habitacionais foram construídas para atender famílias que moravam de forma completamente degradante às margens do canal, antes da concretagem e urbanização do canal do Rio da Bicas, outra importante ação da Prefeitura no bairro 

- Ecoponto Parque dos Nobres – Localizado na rua dos Imperadores, atende os bairros do Apeadouro, Areinha, Bairro de Fátima, Coheb do Sacavém, Conjunto Dom Sebastião, Parque Amazonas, Parque dos Nobres, Parque Pindorama, Timbiras, Sítio Leal e Vila Conceição, todos do Polo Coroadinho.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem