agencia

Notícias

Domingo, 06/10/2019 - 08h51

Gestão do prefeito Edivaldo promove conscientização sobre prevenção ao câncer de mama com edição especial do programa Todos por São Luís

A edição especial do programa da gestão do prefeito Edivaldo fez referência ao Outubro Rosa, movimento que promove a prevenção e o combate ao câncer de mama e de colo de útero em todo o mundo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Ação de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama acontece no Hospital da Mulher

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior promoveu neste sábado (5) no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, ação de conscientização com o público em referência ao Outubro Rosa – movimento que surgiu em 1990 em Nova York (EUA) que combate o câncer de mama e de colo de útero em todo o mundo. A ação esteve integrada à edição especial do programa Todos por São Luís, coordenado pela primeira-dama, Camila Holanda, e que oferece gratuitamente cidadania por meio de serviços nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura e outras.

A primeira-dama, Camila Holanda, acompanhou a ação. "É muito importante que a gestão do prefeito Edivaldo, com toda a sua preocupação com a saúde da mulher, reforce este movimento do Outubro Rosa. O Todos por São Luís é uma ação já consolidada, que tem o propósito de, principalmente, aproximar ainda mais a gestão do prefeito Edivaldo e os serviços públicos da população, por isso foi muito oportuno aliar o programa ao movimento do Outubro Rosa", disse a primeira-dama.

Além das consultas ginecológicas nas áreas de clínica geral e oftalmologia, e palestras sobre prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, também ocorreram, das 8h às 12h, oficinas, atividades recreativas para crianças (que acompanharam os pacientes) e rodas de conversa com mulheres e homens sobre uma das doenças ainda comuns no território mundial.

Para se somar à assistência especializada no câncer de mama com consultas e palestras, a Semus também disponibilizou serviços de fisioterapia, consultas de enfermagem com aferição de pressão, testes de glicemia, preventivos, testes rápidos de HIV, distribuição de medicamentos da farmácia básica e encaminhamentos para exames laboratoriais e de imagem.

Para o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, a promoção de eventos alusivos ao Outubro Rosa é um dever do poder público e um compromisso municipal quanto à política de prevenção às enfermidades. “É preciso garantir, com o máximo de ações, condições favoráveis para que os cidadãos tenham acesso às consultas e aos exames para, desta forma, tratar e ainda prevenir quanto a doenças. O câncer de mama ainda é comum, em especial, nas mulheres com menos de 40 anos, e um acompanhamento de um profissional facilita um diagnóstico precoce e, em consequência, um tratamento mais eficaz”, afirmou.

O gestor aproveitou ainda para destacar a consolidação do Hospital da Mulher, sede do evento e que, nos últimos meses, passou por uma série de melhorias. “Em média, cerca de 250 mulheres são atendidas no hospital, de segunda a sexta-feira. São oferecidos exames como raios-X, tomografia, ultrassonografia. Perto de 30 mulheres são atendidas diariamente para consultas de ginecologia e mastologia”, afirmou o secretário.

No município de São Luís, a incidência do câncer de mama vem acompanhando as estatísticas levantadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo estudos e estimativas confirmadas pelo Instituto Nacional do Câncer, no país, a maioria dos casos está na faixa etária de mulheres inferior a 40 anos. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres. A taxa de sobrevida em 5 anos após o câncer de mama pode chegar a 89% em países desenvolvidos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem