agencia

Notícias

Segunda-feira, 07/10/2019 - 15h22

Prefeitura de São Luís disponibiliza postos da rede municipal de saúde para imunização contra o sarampo

No últimos sábado (5), antecipando-se à campanha, a gestão do prefeito Edivaldo realizou a vacinação em shoppings da capital; desde esta segunda-feira (7) as doses da vacina estão disponíveis nas unidade de saúde do município; devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís disponibiliza 66 postos da rede municipal de saúde para imunização contra o sarampoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou, nesta segunda-feira (7), a campanha de vacinação contra o sarampo. No total, 66 postos da rede municipal estão disponíveis das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, até o dia 25 deste mês para imunizar o público-alvo, restrito a crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A ação segue recomendação do Ministério da Saúde e reforça a política de saúde preventiva promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. No último sábado (5),  antecipando-se à campanha, a Prefeitura de São Luís disponibilizou postos volantes à população. Entre às 15h e às 19h, servidores da Semus imunizaram crianças nos shoppings São Luís, da Ilha e Rio Anil.

Segundo a Coordenação de Imunização da Semus, a meta é vacinar 12.835 crianças, sendo a maioria entre seis a 11 meses (7.775 do total). A priorização do grupo alvo se deve à elevada incidência de casos da doença nesta faixa etária, e à maior possibilidade de menores de cinco anos desenvolverem complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos, em decorrência do sarampo.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca que a vacinação é exclusiva para crianças que não receberam dose alguma da vacina ou que ainda não tiveram reforço na proteção imunológica. “Assim que o responsável se desloca até a unidade de saúde, com a carteira de vacinação da criança em mãos, enfermeiros e técnicos de enfermagem avaliam a necessidade e urgência da aplicação da dose”, explica.

No dia 19 de outubro, cidades de todo o Brasil farão o Dia D Contra o Sarampo. Em São Luís, a Semus organizará a ação fortalecendo a campanha nacional com funcionamento, pela manhã (das 8h ao meio-dia) das unidades de saúde, e à tarde, das 15h às 19h, vacinadores estarão em postos volantes nos shoppings da Ilha, Rio Anil e São Luís.

Após a primeira etapa de vacinação da faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, será realizada a imunização de adultos não vacinados, com idades entre 20 e 29 anos, nos dias 18 e 30 do próximo mês. Para este público, o dia D será 30 de novembro deste ano.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem