agencia

Notícias

Terça-feira, 15/10/2019 - 14h16

Juçara será tema de mais uma edição da oficina Sabores da Terra, realizada pela gestão do prefeito Edivaldo

Inscrições, gratuitas, podem ser feitas somente na próxima quinta-feira (17), na sede do Museu da Gastronomia Maranhense, a partir das 8h; ação integra a política de fortalecimento da gastronomia local implementada pelo prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Juçara será tema de mais uma edição da oficina Sabores da Terra, realizada pela Prefeitura de São LuísA juçara será o ingrediente gastronômico da 8º oficina gratuita e com vagas limitadas oferecida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O evento ocorre nos dias 21 e 22 de outubro, das 14h às 18h. As inscrições poderão ser feitas na sede do Museu da Gastronomia Maranhense (Rua da Estrela, Nº 83), a partir das 8h, somente na próxima quinta-feira (17). As oficinas ocorrem no Centro de Capacitação em Culinária Típica, que funciona no museu municipal e são uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para o fortalecimento da gastronômica local.

A iniciativa tem ainda o intuito de impulsionar a economia local por meio da capacitação e incentivo ao empreendedorismo. “As oficinas têm oferecido ao público a oportunidade de aprender mais sobre a nossa gastronomia e, consequentemente, sobre a história do Maranhão, já que a nossa população possui diversas receitas que só podem ser encontradas por aqui”, afirma a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

O curso será ministrado pela instrutora chefe do Senac, Naiana Amorim, que ensinará receitas saborosas provenientes da juçara como bolo, mouse e brigadeiro. Na oportunidade, os alunos aprenderão também sobre a história e cultura do Maranhão por meio de aulas teóricas e visita guiada ao museu.

Durante as aulas é ressaltada a importância de repassar para outras pessoas as receitas aprendidas, seja por meio do seu núcleo familiar, de amigos ou até mesmo na criação de negócios próprios. Alimentos como macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão, abacaxi, jabiraca e também milho já foram temas das oficinas. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem