agencia

Notícias

Quarta-feira, 06/11/2019 - 16h33

Iniciativa do prefeito Edivaldo, programa Reviva leva arte e cultura a espaços públicos do Centro da capital

Complexo Deodoro, praças da Mãe d'Água e Benedito Leite são cenários para eventos do programa implantado pelo prefeito Edivaldo que ocorrem sempre às sextas, sábados e domingos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Iniciativa do prefeito Edivaldo, programa Reviva leva arte e cultura a espaços públicos do Centro da capitaO grupo de choro Regional Deu Branco é a atração desta sexta-feira (8), às 18h, na Praça da Mãe d’Água, dentro do programa Revivia Centro, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. A ação cultural continua no sábado (9), com apresentação do compositor maranhense Chiquinho França, que anima o público no Complexo Deodoro, às 17h30. Já no domingo, tem a Feirinha São Luís, das 8h às 15h, na Praça Benedito Leite, e recreação infantil Pepa Pig e sua Turma, às 17h, no Complexo Deodoro. O programa Reviva Centro tem como objetivo promover a ocupação do Centro Histórico com arte e cultura e abrange ainda o Passeio Serenata, Sarau Histórico e Roteiro Reggae. 

“Fim de semana pede programação cultural e nada melhor do que acontecer no Centro de São Luís. Por isso, a Prefeitura realiza o programa Reviva Centro até dezembro, com shows e atividades culturais gratuitas para todos os públicos”, pontua o secretário municipal de Cultura Marlon Botão.

O público que frequenta a Praça da Mãe d’água já sabe que toda sexta-feira tem chorinho. Quem faz o som desta vez é o grupo Regional Deu Branco, com os músicos Erivan Nery (flauta transversal), Jamil Cartagenes (cavaquinho), Cleyton Canhoto (violão 7 cordas), Kaike Brito (pandeiro) e Kleiton Groov (trombone). O repertório é formado por clássicos do choro, choros maranhenses e músicas autorais.

O grupo começou a se reunir em 2010, formado por alunos da Banda de Música do Bom Menino, Escola de Música do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão. Além das apresentações, tem o intuito de pesquisar choros e seus principais compositores e difundir o gênero, com perspectiva de formação de plateia.

INSTRUMENTAL

O show do músico Chiquinho França acontece no Complexo Deodoro, no sábado (9), às 17h30, e vai animar o público com a participação dos instrumentistas Oliveira Neto na bateria, Mauro Sérgio no baixo, Edson Bastos na guitarra/violão, e Charlinhos no teclado/acordeon. A apresentação contempla vários ritmos e estilos, saindo do blues, rock e passando pela brasilidade do choro, frevo, baião, toadas até a música erudita.

Compositor com vários prêmios pela Rádio Universidade do Maranhão, França tem músicas utilizadas como trilhas sonoras em programas como Globo Repórter, Fantástico e Globo News. É também produtor musical, com trabalhos coletivos que visam lançar artistas maranhenses no mercado nacional. O artista tem 40 anos de carreira, é natural de Santa Inês (MA) e bem visto pela crítica nacional por suas canções que passeiam por vários estilos musicais.

O domingo (10) começa às 8h com a Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite, com programação cultural que se estende até às 15h. A Banda da Feirinha, show gospel de Niddy Almeida, grupo capoeira Angoleiras de Upaon-Açu, banda Filtro de Barro, Lena Garcia e Anastácia Lia e convidados integram as atrações. 

A criançada vai acompanhar no Complexo Deodoro, às 17h, a apresentação Peppa Pig e sua Turma, que traz a famosa personagem do universo infantil, acompanhada do palhaço Acerola. A tarde promete ser de muita alegria com o show musical, que vai interpretar cantigas de roda, contar historinhas e fazer brincadeiras.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem