agencia

Notícias

Segunda-feira, 11/11/2019 - 16h51

Prefeitura de São Luís realiza ação de limpeza e desobstrução de canal na Cidade Operária

Serviço, que segue cronograma de manutenção, está sendo executado de acordo com orientação do prefeito Edivaldo para a retirada de vegetação, lixo e outros tipos de resíduos que podem comprometer o escoamento das águas das chuvas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza limpeza e desobstrução de canal na Cidade Operária

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), prossegue com o cronograma de serviços de manutenção por toda a cidade e está realizando a limpeza e desobstrução em toda a extensão do canal na Cidade Operária. O trecho compreende cerca de um quilômetro passando pelas ruas das Unidades 201 e 205 do bairro. A ação, que segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, está sendo executada para a retirada de vegetação, lixo e outros tipos de resíduos que podem comprometer o escoamento das águas pluviais. O objetivo é prevenir ocorrências no período chuvoso.

Nesta segunda-feira (11), as equipes da Semosp se concentram no trecho do canal localizado na Rua 13 da Unidade 201, onde se encontrava vegetação, entulho, lixo e outros resíduos que obstruíam o dispositivo, gerando riscos no período das chuvas que se aproximam.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, disse que o objetivo é retirar todo tipo de resíduos que se acumulam nesses locais devido ao descarte irregular. “Por determinação do prefeito Edivaldo, executamos a desobstrução do sistema de drenagem constantemente, durante todo o ano, na cidade. São serviços, preventivos ao período chuvoso, para facilitar o escoamento das águas e evitar possíveis alagamentos”, disse o titular da Semosp.

Do canal da Cidade Operária foi retirada toda espécie de lixo até móveis velhos e entulhos de construção que são jogados no local. Na semana passada, quando a ação iniciou, os operários retiraram um sofá velho de dentro do dispositivo de drenagem. A remoção do material foi feita com auxílio de máquina retroescavadeira e caminhão, assim como todo o lixo que é encontrado e recolhido. Na limpeza já foram retirados 80 metros cúbicos de resíduos, o equivalente a 10 caçambas de oito metros.

Para dona Rosameire Nascimento, que reside na Rua 13 da 201, a ação da Prefeitura é necessária, mas é preciso a colaboração dos moradores.  “É uma ação muito boa, pois as chuvas já estão se aproximando e vai evitar que tenha alagamentos. Mas, conversando com vizinhos, vemos que os moradores têm que colaborar e não jogar lixo dentro da galeria. Porque isso prejudica a nós mesmos”, disse a moradora.

Além da prevenção, o serviço de limpeza de galerias é uma medida que promove também a saúde pública e melhor qualidade de vida à população, como destacou a Dona Maria Iraci, residente há 20 anos na unidade 201.  “O trabalho de limpeza com certeza vai ser muito bom para a nossa saúde, pois ajuda a eliminar os mosquitos, baratas e ratos que podem provocar doenças”, destaca a moradora.

Além da Cidade Operária, as equipes de drenagem atuaram também no túnel do elevado da Cohama, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, executando a desobstrução de galerias. Os serviços já foram realizados em diversas regiões como Cohab Anil IV, Cohatrac, Parque Aurora, Planalto Anil, entre outros locais.

Os serviços de limpeza na rede de drenagem são realizados de forma mecanizada com uso de retroescavadeira hidráulica nos canais naturais, canais de concreto e grandes galerias. Nas bocas de lobo e bueiros a desobstrução é feita de forma manual e mecanizada, com auxílio de caminhão hidrojato.

Acesse aqui a galeria de images desta reportagem