agencia

Notícias

Sábado, 16/11/2019 - 09h40

Com iluminação de Natal prefeito Edivaldo destaca beleza da Rua Grande totalmente reformada

Principal via do comércio popular da capital já está com decoração especial que visa, também, estimular as vendas de fim de ano; rua foi requalificada pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

As festas de fim de ano estão cada vez mais próximas e a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior já está preparando a cidade com enfeites natalinos e iluminação especial em locais históricos, pontos turísticos, praças, prédios públicos, igrejas e na mais famosa via de comércio da capital: a Rua Grande, que neste período chega a receber até 100 mil pessoas por dia. Recentemente reformada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís, a via teve sua configuração urbanística totalmente repaginada, o que garantiu a volta dos consumidores e o incremento nas vendas, que tendem a aumentar nesta época do ano. 

“A Rua Grande foi totalmente reformada graças à parceria com o IPHAN e tem atraído muitas pessoas após a requalificação urbanística, para as compras ou que apreciam a sua história e beleza. E neste final de ano está ainda mais bonita com a iluminação especial de Natal. Também recebem decoração natalina outros espaços da cidade, em especial o Centro Histórico, que mais uma vez será o palco principal da programação de Natal preparada em conjunto pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, destacou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O superintende do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary também destacou a obra de revitalização da Rua Grande e a decoração natalina. “Com o trabalho de requalificação completa da Rua Grande, conseguimos recuperar esta  importante via comercial da cidade, ressaltando sua beleza arquitetônica. Com a reforma a via teve toda sua fiação elétrica embutida, foi nivelado o piso com pavimentação para propiciar mais acessibilidade o que deu ao espaço um aspecto mais limpo e amplo. Desta forma, a decoração natalina terá um destaque maior neste novo e belo cenário”, disse Maurício Itapary. 

A reforma da Rua Grande e a decoração especial pensada pela Prefeitura de São Luís tendem a impactar positivamente o comércio no local. A respeito da expectativa de vendas para este ano, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Luís, que integra 1.500 associados, o comércio na capital maranhense deve ter um Natal melhor que os três últimos anos, e as vendas devem crescer em torno de 8% em relação ao mesmo período de 2018.

A CDL informou ainda que, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 77% dos consumidores brasileiros devem presentear alguém no Natal, e com a retomada no ritmo da economia a perspectiva é de aquecimento no mercado consumidor. 

LUZES DE NATAL

O trabalho de decoração natalina na capital está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Serão utilizadas centenas de microlâmpadas de LED em peças luminosa fixadas nos postes da via.

Para decorar o espaço da Rua Grande foram colocadas peças decorativas em formato de anjos e velas contornadas por luzes coloridas que enchem os olhos de quem visita e frequenta a rua. Ao longo do principal corredor comercial de São Luís foram instalados dezenas de adereços, iluminação que tem atraído a atenção de lojistas e consumidores ludovicenses.

O projeto de decoração para as festas de fim de ano deixará os espaços públicos ainda mais bonitos e atrativos para os ludovicenses e turistas, que poderão prestigiar a bela iluminação decorativa. A Prefeitura está trabalhando para deixar a cidade com cenário festivo, mágico e de paz típicos desta época.

 “Já vi as luzes de Natal à noite e gostei. A gente passa pela Ponte do São Francisco e uma coisa chama bastante a atenção, que são aquelas figuras natalinas nos postes e essa decoração da Rua Grande está muito parecida”, comentou Valbiene Oliveira, que trabalha no comércio há cinco anos.

Vendedor de calçados, Bruce Wendel Reis Melo aprovou a decoração. “Esta iluminação parece bem atrativa e acho que pode ajudar a melhorar as vendas. Aqui, no nosso ramo, costuma ter mais movimento à medida que se aproximam os dias de Natal e Ano Novo”, ressaltou.

DECORAÇÃO

O projeto de decoração natalina contempla a iluminação do Palácio La Ravardiére, sede da Prefeitura de São Luís, que foi feita com cordas luminosas contornando a fachada do prédio, instalação de micro lâmpadas nas colunas, peças decorativas com micro lâmpadas e estrobos. Está previsto também a instalação árvores de Natal coloridas e em 3D.

A rampa de acesso à Praça Pedro II também já começa a receber enfeites. Serão estrelas e cordas em LED, estrobos instalados nas árvores e postes, além do portal “Natal Encantado”. A fachada do Palácio dos Leões está iluminada com peças decorativas em formato de estrelas com luzes douradas, flocos de neve, estrobos, contorno feito em tubos de LED e nas colunas foram instaladas micro lâmpadas.

Nas praças Pedro II e Mãe d’Água as árvores estão enroladas com cordas luminosas, pingentes, tubos em LED e estrobos. O contorno da Igreja da Sé será feito todo em LED e, em frente, será montada uma árvore de natal dourada de 12 metros. Na Praça Benedito Leite todas as palmeirinhas e árvores serão enroladas com cordas de LED e também pingentes, tubos de LED e estrolbos. As colunas do coreto da praça serão preenchidas com micro lâmpadas.

O calçadão do Espigão da Ponta d’Areia também será enfeitado para o Natal. No espaço serão instaladas árvores com peças decorativas e tubos de Led. Na Praça Deodoro e Panteon os postes, palmeiras e árvores serão decoradas com tubos em LED. A fachada da Biblioteca Benedito Leite será contornada com luzes e as colunas serão preenchidas com micro lâmpadas. Estrelas com iluminação dourada e branca também são parte da decoração. 

Já na Praça do Foguetinho, na Lagoa da Jansen, Ponte Bandeira Tribuzzi, Ponte São Francisco e na Rua Portugal, no Centro Histórico, foram instaladas peças decorativas com iluminação colorida nos postes. São peças luminosas em formato de anjos e velas natalinas.

Outro ponto turístico a receber a iluminação especial de Natal é o Museu da Gastronomia, onde a fachada do prédio será destacada com LED e estrelas douradas. Fachada e colunas do Edifício João Goulart receberão peças decorativas em formato de estrelas douradas e brancas, contorno em LED, preenchimento com micro lâmpadas, estrobos e o texto “Feliz Natal” com letras iluminadas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem