agencia

Notícias

Terça-feira, 26/11/2019 - 14h59

Prefeitura de São Luís entrega Centro de Saúde Genésio Ramos Filho ampliado e reformado por meio do programa São Luís em Obras

Centro é o primeiro reinaugurado pelo prefeito Edivaldo dentro de um pacote de 25 unidades de saúde que estão sendo requalificadas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Edivaldo entrega à população Centro de Saúde Genésio Ramos Filho ampliado e reformado por meio do programa São Luís em Obras

O prefeito Edivaldo Holanda Junior reinaugurou nesta terça-feira o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho. Localizado no bairro Cohab-Anil IV, o centro é o primeiro a ser entregue à população totalmente reformado dentro de um pacote de 25 unidades de saúde que estão sendo requalificadas por meio do programa São Luís em Obras. Além da reforma, a unidade de saúde passou por ampliação e recebeu novos equipamentos. Com isso, o atendimento em saúde para a comunidade do entorno foi fortalecido. Outras unidades a exemplo do Centro de Espacialidades Odontológicas da Alemanha e unidade de saúde localizadas na Vila Sarney, Quebra Pote, Santa Clara e Cidade Olímpica, seguem em obras. O pacote de serviços soma-se a outras medidas implementadas pelo prefeito no âmbito da saúde, área que tem recebido investimentos importantes durante sua gestão.

O prefeito Edivaldo reinaugurou o centro acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, de secretários municipais, entre os quais o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, profissionais do centro e moradores da Cohab. Durante a reinauguração, o prefeito Edivaldo destacou que o programa São Luís em Obras é amplo e contempla diversas frentes de trabalho em várias áreas da sua gestão, incluindo a saúde.

“O São Luís em Obras não é apenas asfalto. Estamos com 25 unidades de saúde em reforma ao mesmo tempo. O Centro de Saúde Genésio Ramos Filho é a primeira a ser entregue à população, mas seguiremos entregando as demais obras em execução, fortalecendo nossa rede de saúde e melhorando o atendimento à população. Em nossa gestão já temos avanços importantes no setor, como a reestruturação do Hospital da Mulher, a modernização da Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc) entre outras”, afirmou o gestor municipal.

O secretário Lula Fylho informou que, com a reforma, foi possível disponibilizar novos serviços aos pacientes que buscam a unidade. “A Cohab é um bairro populoso e tradicional de São Luís e este centro atende não apenas quem mora no bairro, mas também nas comunidades do entorno. O Centro de Saúde Genésio Ramos é o primeiro a ter uma maca elétrica para atendimento ginecológico de mulheres que tenham mobilidade reduzida. Serão cinco equipamentos do tipo na rede e o primeiro passa a ser utilizado aqui no Genésio Ramos”, disse.

CENTRO DE SAÚDE

A reforma do Centro de Saúde Genésio Ramos Filho atingiu do telhado até o piso, passando pelas instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos, odontológicos e salas de exames. Com a reforma, o centro ganhou mais um consultório odontológico (agora são dois) e mais dois consultórios médicos. Foi implantada ainda uma Central de Materiais e Esterilizações, onde serão tratados todos os materiais utilizados nos procedimentos médicos e odontológicos, atendendo a todas as normas sanitárias, aumentando a segurança dos pacientes.

O centro de saúde abriga quatro equipes de Saúde da Família, com atendimentos diversos, que vão deste a puericultura (área da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil), a atendimentos a hipertensos e diabéticos. Para tanto, o Centro conta com seis consultórios, sendo dois para a odontologia (era apenas um antes da reforma), além de salas de imunização (vacinas), esterilização de equipamentos, nebulização, acolhimento, curativos, entre outros atendimentos.

A unidade realiza cerca de 800 atendimento por semana. O Centro conta com médicos e enfermeiros em seus quadros, além das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que compreende psicólogos, educadores físicos, odontólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e nutricionistas, entre outros. O centro atende diretamente pessoas dos bairros Cohab, Isabel Cafeteira, Anil e Forquilha, que são os bairros circunvizinhos.

APROVAÇÃO DA POPULAÇÃO

Os moradores do entorno da unidade de saúde que foram acompanhar a reinauguração do Genésio Ramos Filho elogiaram as melhorias que foram feitas no local. Foi o caso de Leda Maria Oliveira, 76 anos. “O centro tem um programa de atendimento específico para os idosos que é muito bom e agora com a reforma vai melhorar para a gente. Eu dei uma olhada em tudo. Está nota mil”, disse.

Já Maristela Teixeira Pereira, 73 anos, afirmou que ter um centro de saúde totalmente novo perto de casa facilita na hora de cuidar da saúde. “Esse tempo em que o centro esteve fechado para reforma eu senti muita falta, pois tinha que ir consultar longe de casa. Mas agora que reabriu tudo vai melhorar ainda mais porque foi todo reformado”, comentou.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Lançado no segundo semestre deste ano, o programa São Luís em Obras inclui diversas frentes de serviços em várias áreas: pavimentação, construção de ecopontos e galpões de triagem, reforma de escolas, requalificação de praças, monumentos históricos e pontos turísticos, construção de equipamentos sociais, drenagem, terraplanagem entre outros.

O programa contempla ainda um pacote de reforma de unidades de saúde. Estão em obras desde unidades de saúde da atenção primária em bairros de regiões como área Itaqui-Bacanga, Cidade Olímpica, além de unidades de saúde de maior porte como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Alemanha.

Com a reforma de unidades e equipamentos da rede de saúde, Edivaldo segue fortalecendo as ações pela melhoria do atendimento de saúde à população de São Luís. Ao longo da execução das obras, já com Ordem de Serviço assinada, outras unidades serão incluídas no pacote de ações.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem