agencia

Notícias

Sábado, 30/11/2019 - 12h10

Dez novas frentes de asfaltamento de bairros são iniciadas por Edivaldo por meio do São Luís em Obras

Além da pavimentação de vias, o programa contempla ainda reforma de unidades de saúde, de escolas, construção e reforma de mercados e requalificação de praças, entre outras obras

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Dez novas frentes de asfaltamento de bairros são iniciadas por Edivaldo por meio do São Luís em ObrasO prefeito Edivaldo Holanda Junior imprime ritmo acelerado ao programa São Luís em Obras. Somente no eixo pavimentação, dez novas frentes de asfaltamento foram abertas nos últimos dias. O prefeito iniciou a semana abrindo frente de trabalho nos bairros Filipinho e Sítio Leal, seguiu inaugurando a reforma e ampliação do Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab Anil IV; deu início à pavimentação de ruas na zona rural (Tibiri, Tibirizinho e Rio do Meio), Sítio do Meio/Camboa e Liberdade; assinou Ordem de Serviço para construção de nove praças na Avenida do Contorno, no bairro Rio Anil; e começou o asfaltamento no João Paulo. Tudo em apenas uma semana.

O prefeito Edivaldo afirma que a intensificação do cronograma de obras do programa é necessária porque, com a proximidade do fim do ano, chegam também as chuvas. “O São Luís em Obras é um macroprograma de investimento em infraestrutura urbana em diversas áreas. São obras de asfaltamento, reforma de mercados, de unidades de saúde, requalificação de praças e outros logradouros públicos, entre muitas outras já em andamento ou que ainda serão iniciadas. Já temos diversas obras concluídas e estamos acelerando nosso cronograma para podermos chegar a todas as regiões da cidade”, disse o gestor municipal.

Operários trabalham no asfaltamento do bairro Camboa

Desde que foi lançado, há quatro meses, já foram abertas dezenas de frentes de trabalho do programa São Luís em Obras. Somente em pavimentação já são mais de 100 quilômetros de travessas, ruas e avenidas contempladas entre obras já concluídas e em andamento. A execução do programa tem uma dinâmica acelerada para que o cronograma não sofra atrasos, além de reduzir ao máximo os transtornos à população.

O São Luís em Obras já está consolidado como o maior programa de infraestrutura executado em São Luís nas últimas décadas. Com a pavimentação, a Prefeitura tem promovido a urbanização da cidade e permitido maior mobilidade urbana, garantindo segurança aos pedestres e condutores de veículos, com maior fluidez do trânsito, pois além do asfaltamento está sendo feita a sinalização vertical e horizontal das vias.

OBRASFilipinho foi um dos bairros beneficiados com o programa São Luís em Obras

As obras no Filipinho e Sítio Leal tiveram início pela Rua 01, artéria de ligação entre as avenidas dos Africanos e João Pessoa, seguindo uma das diretrizes do programa de eliminar os principais gargalos da mobilidade urbana na região central e em outros pontos da cidade. A pavimentação nos dois bairros vai cobrir uma extensão de quatro quilômetros de vias. Como os serviços avançam rápido, os bairros já contam com vias totalmente asfaltadas. A melhoria da pavimentação impacta diretamente e de forma positiva os serviços oferecidos por equipamentos pertencentes ao município como o Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Prefeito Edivaldo entrega Unidade de Saúde Genésio Ramos Filho, totalmente restaurada

Na terça-feira (26), o prefeito Edivaldo reinaugurou o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab, que foi totalmente reformado, ganhou novos equipamentos e teve a estrutura e serviços ampliados.

Na quarta-feira (27) o programa chegou à zona rural com o lançamento de um pacote de obras de terraplanagem e asfaltamento na região, começando pelos bairros Tibiri, Tibirizinho e Rio do Meio. E o prefeito Edivaldo, mais uma vez, confirmou a execução das obras de drenagem profunda e pavimentação na região da Santa Bábara, também zona rural de São Luís. 

Ainda na quarta-feira o prefeito assinou, em solenidade no Palácio La Ravardière, a Ordem de Serviço para urbanização de um complexo formado por nove praças ao longo da Avenida do Contorno, no bairro Rio Anil. Os serviços, que devem iniciar ainda este ano, somam-se a outras obras realizadas no bairro, a exemplo do asfaltamento que chegou ao local a partir do São Luís em Obras.

Na quinta-feira (28) foram fortalecidas as ações na região central de São Luís com a chegada do asfalto à Liberdade. Uma das macrorregiões mais importantes da capital também foi contemplada esta semana. O programa São Luís em Obras chegou à região da Cidade Operária, iniciando pela Unidade 205. Ao todo, serão 15 quilômetros em obras de asfaltamento no bairro, incluindo ciclovias e a implantação de pavimento em ruas que ainda hoje não foram asfaltadas. A área também receberá serviços de terraplanagem e drenagem na região onde fica localizada a feira do bairro.

Com os bairros onde foram iniciados os serviços de pavimentação esta semana já são mais de 30 localidades contempladas com novo asfalto em diversas regiões de São Luís, incluindo zona rural, área Itaqui-Bacanga, polo Cidade Operária e polo Cohatrac. Os bairros Vinhais, Planalto Vinhais, Cohama, Bela Vista, Cohajap, Angelim, Bequimão, Rio Anil, Cohab, Jardim De Fátima, Planalto Anil, Filipinho, Sitio Leal, João Paulo, São Francisco, Ilhinha, Vila Bacanga, Tibiri, Tibirizinho, Rio do Meio, Camboa, Sitio do Meio, Liberdade, Cidade Operária, polo Cohatrac  (Cohatrac 1, 2, 3 e 4, Parque Aurora, Primavera, Avenida Principal do Jardim das Margaridas), além da Avenida Guajajaras estão entre os contemplados.

Cidade Operaria foi mais um bairro contemplado com obras da Prefeitura

O programa de execução de obras e serviços da prefeitura de São Luís tem amplo alcance e inclui ações em todos os setores. Além das obras de pavimentação, estão em andamento a construção de ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis, reformas de escolas, unidades de saúde e mercados, construção de equipamentos sociais, requalificação de praças e outros espaços públicos entre muitos outros serviços que ainda serão iniciados.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem