agencia

Notícias

Sábado, 30/11/2019 - 10h34

Reviva Centro Especial de Natal promovido pela Prefeitura de São Luís movimenta Rua Grande e Complexo Deodoro

A gestão do prefeito Edivaldo realizará, nos fins de semana do mês de dezembro, programação natalina no Complexo Deodoro; na sexta-feira (29), espetáculo natalino e shows atraíram a atenção do público

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Reviva Centro Especial de Natal promovidaopela Prefeitura de São Luís movimenta Rua Grande e Complexo DeodoroO som envolvente de marchinhas com temática natalina soou pela Rua Grande na sexta-feira (29), às 18h. Dançarinos caracterizados da sagrada família e de reis, rainhas e pastores fizeram o espetáculo 'Auto de Natal' que iniciou percorrendo a maior via de comércio da capital e encerrou no Complexo Deodoro. A Companhia Barrica abriu esta edição do Reviva Centro Especial de Natal, realizada pela Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

“Dando continuidade ao projeto Reviva Centro, o prefeito Edivaldo nos orientou a realizar, durante todo o mês de dezembro, a programação do Arte na Praça voltado para o Natal. O Reviva acontece desde o meio do ano e visa a ocupação de espaços do Centro Histórico, revitalizados pela Prefeitura em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, destaca o secretário municipal de Cultura Marlon Botão.

O cortejo do 'Auto de Natal' chamou a atenção pela riqueza de detalhes do figurino dos dançarinos e a batida forte de ritmos da cultura popular, como marchinhas e caixas do Divino Espírito Santo que tomaram o principal centro comercial ao ar livre de São Luís, que estava especialmente movimentado por causa da Black Friday. Clientes, vendedores de lojas e ambulantes paravam para olhar, tirar fotos, fazer vídeos, dançar e cantar as músicas.

De lá, o cortejo foi para o Complexo Deodoro, onde o grupo apresentou o musical 'Natalina da Paixão'. A produção artística é da Companhia Barrica, que conta com composições autorais de José Pereira Godão (diretor artístico) e Luis Bulcão, e interpretação dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão. O elenco é composto por 24 dançarinos, 16 músicos e tem a participação de crianças e convidados especiais.

O musical foi criado em 2001 voltado para a revitalização das festas natalinas maranhenses. Inspirado nas tradições e celebrações de natal, apresenta músicas e bailados representativos das festas de reis, pastores, pastorais e queimação de palhinhas. O espetáculo traduz o olhar da mulher sobre o menino Jesus, já que a comunidade de origem do grupo é chamada Madre Deus.

As mulheres são as cristinas de Jesus, os homens são os patriarcas (pastores, profetas) e as crianças representam o Espírito Santo, a pombinha. É um musical contemporâneo que relaciona o nascimento de Jesus a locais de Centro Histórico, mostrando a atualidade da fé ludovicense, com destaque para bailados tradicionais como valsas e marchas.

Raul Silva, 26 anos, é coreógrafo da Companhia Barrica há 15 anos e estava caracterizado de Cristina, personagem que integrava o grupo mulheres que acompanhavam Jesus desde o nascimento até a morte. “Quando estamos apresentando, sentimos uma energia muito boa, o público passa isso para gente. Participar da Cia. Barrica é um sonho para mim desde a infância. Eu entrei no Barriquinha e atualmente participo de todos os espetáculos, que também incluem o Carnaval e São João”, compartilha.

A Cia. Barrica é também conhecida pelos grupos tradicionais Boizinho Barrica e Bicho Terra que fazem sucesso durante o São João e Carnaval, respectivamente. Luis Bulcão é o compositor de grandes sucessos como 'Lua Cheia', 'Costela de Adão' e 'Garota do Sobrado'.

MÚSICA

Após a apresentação do musical 'Natalina da Paixão', ainda no Complexo Deodoro, Augusto Pellegrini e o Quinteto Bom Tom fizeram um show com temas de jazz e blues, e canções natalinas brasileiras e internacionais. Além do compositor intérprete Augusto Pellegrini, fazem parte do grupo o violonista Celson Mendes, baterista PC Batera, saxofonista, flautista e clarinetista Ricardo Mendes, baixista Fernando Santos e o trombonista Norton Ferreira.

A apresentação contou com o saxofonista italiano convidado Matteo Pescarollo e o repertório veio recheado com clássicos como 'Presente de Natal' (Nelcy Noronha), 'Boas Festas' (Assis Valente), 'Jingle Bells Rock' (Joe Beal & Jim Boothe), 'Hallelujah' (Leonard Cohen), entre outras.

Paraenses da capital Belém, a psicóloga Gisele Farias veio passar as férias em São Luís com o marido, o analista de sistemas Ronilton Farias e o pequeno Calebe, de 1 ano. “Tenho tias aqui em São Luís e a gente sempre vem visitar a família, que gosta de celebrar as festas de fim de ano. O Natal faz um resgate da família, com a tradição de todo mundo se reunir para a ceia. Estava comentando com meu marido que a Prefeitura daqui investe muito na questão cultural, com programação gratuita. A gente vem muito para cá, inclusive estávamos aqui no São João”, explica.

Como parte da programação natalina da Prefeitura, acontece também a Cantata Mil Vozes de Natal, que reunirá crianças da rede municipal em uma só voz no dia 18 de dezembro, no Complexo Deodoro. O evento é coordenado pelas secretarias municipais de Educação e Cultura. As alunas do programa Dançando e Educando também se apresentarão em espetáculo natalino do Teatro Arthur Azevedo.

Acesse aqui a galeria e imagens desta reportagem