agencia

Notícias

Quinta-feira, 05/12/2019 - 17h52

Prefeitura de São Luís realiza fórum sobre práticas, mudanças e inovações no setor público municipal

Evento reuniu gestores, técnicos e servidores municipais da Rede de Capacitação de Recursos Humanos da Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), via Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), realizou, nesta quinta-feira (5), o Fórum EGGEM Mudança, Inovação e Empreendedorismo: Processos, Pessoas e Estruturas. O evento teve como objetivo promover discussões acerca das práticas, mudanças e inovações no contexto do setor público municipal.

Participaram do fórum gestores municipais, superintendentes, coordenadores, assessores técnicos, titulares e suplentes da Rede de Capacitação de Recursos Humanos da Prefeitura de São Luís, convidados e equipe técnica da Seplan e EGGEM. Na ocasião, o secretário municipal de Planejamento José Cursino Raposo Moreira falou da importância do evento.

“Nesse evento, que já faz parte da agenda da Escola de Governo, avaliamos o que foi realizado no ano que está terminando e planejamos ações para o ano que está vindo, então é um evento de avaliação, de planejamento e, portanto, de maior importância porque faz com que a gente esteja sempre revendo as premissas que adotamos, vendo os resultados alcançados e melhorando sempre”, disse o secretário.

A Escola de Governo, desde a fundação, tem realizado seminários anuais. Este ano foi idealizado a realização do fórum com a proposta da pauta da programação bem diversificada,  com temas da atualidade como o empreendedorismo,  a inovação e mudanças tanto de processos e de estruturas e de pessoas.

A diretora da Escola Maria Eugênia Branco, explicou sobre realização do fórum. “Trouxemos convidados especiais que são doutores e metres nessas áreas e  que vieram e trouxeram um avanço muito grande nessa discussão e assim possibilitaram o avanço na capacitação de  2020 sobre temas da atualidade que estão sendo discutidos no mundo inteiro".

PROGRAMAÇÃO

Durante a programação foi apresentada a palestra 'Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo', com o chefe do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),Walter Nunes; já o professor Ricardo Carreira falou sobre as  temáticas das políticas e práticas da administração pública municipal; e, por fim, a secretaria municipal de Assistência Social, Andréia Lauande e a secretaria municipal de Turismo, Socorro Araújo falaram  sobre as práticas inovadoras nas suas áreas de atuação. 

O superintendente da Seplan, Danilo Jose Menezes Pereira, falou da motivação que o levou a participar do evento. “Com a minha participação eu pude buscar subsídios de outros órgãos e de outros eventos exitosos que foram demostrados aqui e executar aquilo que eu vi como inovação, como novas tendências para aplicar no meu cotidiano”, afirma Danilo.

A Escola de Governo e Gestão Municipal ( EGGEM) foi criada em 8 de julho de 2005 através da Lei Municipal nº 4.497. Ela integra a estrutura administrativa da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e atua com diversos programas e projetos que procuram atender às necessidades de reciclagem permanente e de aprendizagem dos servidores públicos do município.