agencia

Notícias

Segunda-feira, 16/12/2019 - 08h36

Obras e ações inclusivas marcam a gestão do prefeito Edivaldo na área do desporto e lazer em 2019

Reforma do Estádio Nhozinho Santos, entrega da Quadra do Japão e ainda ações de programas como Movimento e Resgate, Dançando nos Bairros e São Luís Saudável são destaques da gestão do prefeito Edivaldo este ano

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O programa São Luís Saudável é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura na área de Desporto e Lazer A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior fecha o ano com um balanço positivo na estratégia de desenvolver atividades de inclusão social para crianças, jovens e idosos por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel). Além disso, no quesito obras, foram entregues recentemente a quadra poliesportiva do bairro Liberdade, a chamada Quadra do Japão e a reforma do Estádio Nhozinho Santos, dentro do programa São Luís em Obras, entrou em fase final e em breve a arena municipal deve ser novamente palco dos grandes clássicos do futebol maranhense.

Entre os destaques da área do esporte neste ano estão o programa Dançando nos Bairros; a ampliação do programa São Luís Saudável que teve como ponto alto a caminhada da Semana do Idoso, realizada no Parque Rangedor, em outubro e que reuniu centenas de pessoas. A realização da Copinha Municipal de Futebol, concluída em agosto, também foi um dos eventos importantes desde ano que reuniu atletas do programa Movimento e Resgate.

“Este ano realizamos muito além das obras, pois conquistamos importantes vitórias nos campos social e esportivo levando ações aos bairros de São Luís, reunindo crianças, adultos e idosos que estão sendo estimulados a terem uma forma de vida mais saudável por meio da realização de atividades físicas que também propiciam momentos de interação e lazer. No campo das obras, o destaque fica por conta da reforma do Nhozinho Santos que é a realização de uma reivindicação da classe esportiva maranhense e que teremos a felicidade de entregar à população um estádio completamente reformado e modernizado”, avaliou o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Desportos e Lazer, Rommeo Amin, destacou o resultado das atividades realizadas neste ano e celebrou avanços. “Com as atividades desenvolvidas durante este ano, alcançamos a população mais carente da cidade com atividades saudáveis e proativas; realizamos ações e programas para crianças e idosos e entregamos à população equipamentos importantes, a exemplo da Quadra do Japão, localizada no bairro Liberdade, que passou por um processo amplo de requalificação e hoje serve a várias atividades de esporte e lazer para a comunidade local, assim como a quadra do bairro Alemanha”, destacou Amin.

NHOZINHO SANTOS

A reforma do Estádio Municipal Nhozinho Santos está em fase final. O estádio deve ser uma das grandes atrações do próximo ano no futebol do Maranhão, a começar pelo campeonato estadual, que em 2020 vai completar sua 100ª edição. Depois de todos os serviços concluídos, o conhecido “gigante da Vila Passos” será apresentado não apenas como mais um espaço alternativo para disputas de futebol, mas uma opção de qualidade para eventos desportivos em vários âmbitos, tanto em nível estadual como nacional.

Entre as modificações acrescentadas para dar um aspecto moderno ao estádio está a recuperação de toda a parte hidráulica e elétrica; das cabines da rádio transmissão; e da bateria de 18 banheiros nas proximidades da arquibancada; colocação de alambrado de vidro laminado em toda a extensão do campo; novo gramado; limpeza do poço artesiano que abastece o espaço; restauração do placar eletrônico e das torres de iluminação.

Na reforma realizada na gestão do prefeito Edivaldo as lâmpadas foram substituídas permitindo melhor desempenho dos equipamentos, garantindo, assim, visibilidade plena do público e equipes esportivas.

AÇÕES

O programa Dançando nos Bairros é uma das principais ferramentas da Prefeitura de São Luís para fazer com que a população tenha acesso a boas práticas esportivas com orientação profissional. O programa tem também atividades desenvolvidas em diversas comunidades de São Luís, oportunizando exercício físico de qualidade e divertido a todos.

Outra ação, realizada em novembro deste ano, levou alunos da rede pública de São Luís, por meio do Núcleo de Educação e Cultura (NEC) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para uma semana de atividades educativas e de lazer na Reserva do Itapiracó com o Festival Mundaréu. O evento foi uma ação da Alumar em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Semdel e da Semed. A programação incluiu apresentações de teatro, contação de histórias, música, oficinas lúdicas e de lazer.

Em setembro deste ano, a Caravana do Esporte/Caravana das Artes, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Disney e o Canal de TV ESPN, com o apoio da Prefeitura de São Luís, chegou novamente à capital. O evento, que aconteceu pela última vez na cidade em 2013, teve como palco o bairro Jardim América, onde foi montada a arena para a realização das atividades, com apoio da Semdel e da Semed.

Estima-se que cerca de três mil crianças da rede municipal de São Luís participaram do evento que fortalece a política de inclusão e estímulo à cidadania promovida pela gestão do prefeito Edivaldo. O público-alvo do projeto foram crianças na faixa etária de 7 a 14 anos, que participaram de diversas atividades esportivas como atletismo, futebol, basquete, vôlei e handebol, entre outros.

Sucesso entre a criançada, este ano a Prefeitura realizou a I Copinha Municipal de Futebol, que reuniu jovens atletas do programa Movimento e Resgate. As partidas ocorreram no Campo do Jairzão (bairro Coroadinho), ao lado da Escola Fundação Bradesco. Os jogos tiveram como objetivo promover a integração entre as escolinhas de futebol de campo do programa, além de estimular a prática do esporte e de atividades físicas.

Vinte e três escolinhas disputaram o título na categoria Sub-12, mesmo número de equipes da categoria Sub-16. Todas elas foram divididas em quatro regionais para facilitar o deslocamento na hora de suas partidas de futebol.

O programa Brincando nos Bairros, realizado pela Prefeitura de São Luís, teve seguimento em 2019 e as atividades, ocorridas em diversos locais da cidade, reuniram centenas de crianças e adolescentes em atividades de lazer e descontração com brincadeiras tradicionais e atividades esportiva com objetivo levar lazer e cidadania para população da capital. Bairros como Porto Grande, Tibiri e São Raimundo receberam o programa.

As ações do Brincando nos Bairros são realizadas em locais públicos, com a assistência de pessoal técnico especializado, aos fins de semana, resgatando brincadeiras como pular corda, corrida de saco, jogo de peteca, e também oferecer sociabilidade aos ludovicenses.

CAMINHADA DOS IDOSOS

As atividades também alcançaram a população idosa e em setembro, centenas de pessoas percorreram o Parque do Rangedor, durante a I Caminhada dos Idosos São Luís Saudável, promovida pela Prefeitura em parceria com o Ministério Público. O evento foi realizado como forma de comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. Além da caminhada, os idosos participaram de aulas de dança, capoterapia (uma vertente da capoeira utilizada como exercício físico que melhora a autoestima e diminui a depressão entre os idosos) e puderam contar com profissionais da saúde no local do evento.

QUADRA DO JAPÃO

A comunidade do bairro Liberdade fez a festa na entrega, este ano, da Quadra do Japão, espaço que foi totalmente reformado pela Prefeitura para lazer e práticas esportivas do bairro, uma demanda antiga daquela região. A quadra é, atualmente, um espaço multiuso, destinado tanto às atividades da comunidade quanto a atividades de iniciação esportiva e de formação de atletas.

O espaço esportivo é mantido pela Semdel, com gerenciamento da comunidade. Além das ações da comunidade, são desenvolvidos no local programas executados pela Prefeitura como Movimento e Resgate e São Luís Saudável que abrangem crianças, jovens e idosos, com atividades voltadas para incentivar o esporte e a prática de atividades físicas.

MEDALHADAS 

Outra conquista para ser celebrada em 2019 foram a conquista, por atletas apoiados pela Prefeitura, de 20 medalhas no 36° Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que aconteceu em setembro na cidade de Igarassu, em Pernambuco. A equipe da Associação Kukkiwon conquistou 13 medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze. O resultado positivo da equipe ludovicense contribuiu para que o Maranhão ficasse em segundo lugar na classificação geral da competição, da qual participaram cerca de 600 atletas de todo o país.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem