agencia

Notícias

Terça-feira, 31/12/2019 - 08h10

Prefeito Edivaldo avança com obras de reforma da Praça da Bíblia e do Parque do Bom Menino

A reforma dos espaços, que será entregue em 2020, faz parte do programa São Luís em Obras, iniciativa do prefeito Edivaldo lançado em agosto e que conta como dezenas de frentes de trabalho em vários pontos da cidade, algumas já concluídas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo avança com obras de reforma da Praça da Bíblia e do Parque do Bom Menino

Entre as obras que serão entregues pela Prefeitura de São Luís em 2020 estão a requalificação da Praça da Bíblia e do Parque do Bom Menino. Parte do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, as reformas desses dois espaços seguem em ritmo acelerado. Na Praça da Bíblia os trabalhos estão em fase de acabamento, enquanto no Parque do Bom Menino os trabalhos avançam com parte das obras de infraestrutura já executada. O programa São Luís em Obras já conta com dezenas de frentes de trabalho em vários pontos da cidade e contempla serviços de pavimentação, drenagem, recuperação de logradouros, reforma de escolas, unidades de saúde e de mercados, entre outros.

“A Praça da Bíblia e o Parque do Bom Menino são espaços públicos de grande valor para a cidade e para a população. Vamos devolvê-los para a população totalmente reformados, modernizados e com acessibilidade, a exemplo do que já realizamos ao longo da nossa gestão em dezenas de outros espaços públicos do Centro Histórico e pelos bairros da capital”, destacou o prefeito Edivaldo.

Na Praça da Bíblia, os serviços estão em fase de conclusão. Todo o piso de granito esta sendo concluído. O serviço está na etapa de arremates e rejunte. Paralelamente, o trabalho de paisagismo está em andamento, com a aplicação de gramado, instalação do sistema de irrigação automatizado e luminárias fotovoltaicas (que funcionam com energia solar).

Os quiosques da praça já foram construídos e o reboco externo completo. No interior, falta a instalação das louças e metais. Na área próxima aos quiosques, as caixas de areia com brinquedos para o lazer das crianças já estão em fase adiantada. Além disso, nesta semana estão sendo reforçados os trabalhos de recuperação e requalificação das vias de entorno da praça, especialmente na altura do canteiro central da Avenida Kennedy.

A reforma da Praça da Bíblia visa ainda promover melhorias da integração física entre o passeio da Avenida Guaxenduba, onde fica localizada a praça, e a porção central do logradouro, além de nova iluminação pública para destacar o Monumento da Bíblia; e vai garantir acessibilidade universal em todo o espaço. Todo o projeto de reforma do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia e entorno atende às normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

PARQUE DO BOM MENINO

No Parque do Bom Menino já foram executados cerca de 50% da obra total, tendo sido empregado maior esforço primeiramente nos serviços de infraestrutura. Já foram concluídas as construções dos novos quiosques, que se encontram na fase de revestimento cerâmico, bem como as instalações elétricas e hidráulicas.

O parque vai ganhar um novo prédio da guarda de segurança, cujo primeiro pavimento já foi concluído e na próxima semana será dada ênfase à construção do segundo pavimento. Também será construído um novo prédio do anfiteatro, com uma estrutura modernizada e adaptada com acessibilidade. A reforma do prédio administrativo também foi adiantada, os banheiros recuperados e já foram iniciados os preparativos para a pintura geral e reforma do forro. Na próxima semana começa a construção das novas portarias de acesso ao parque.

Ao redor do parque já foram executados cerca de 70% da construção das biovaletas. Foram realizados serviços para irrigação da área verde e de construção das travessias de drenagem na área do parque.

Assim como na Praça da Bíblia, também no Parque do Bom Menino está sendo refeita toda a calçada ao redor do logradouro, bem como a recuperação das vias de entorno. O ginásio coberto adquiriu um novo alambrado e as reformas das quadras de esportes estão em andamento.

A requalificação do Parque do Bom Menino visa organizar e reestruturar estes espaços urbanos, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas também por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização, e ainda, contribuir com as consequentes melhoria da qualidade de vida e melhora da saúde pública.

Todo o projeto de requalificação do Parque foi pensado para garantir o atendimento das normas de acessibilidade universal. É proposta a criação de uma rota em piso tátil interligando os dois principais acessos às principais edificações da zona central do parque

SÃO LUÍS EM OBRAS

As ações do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo, incluem muitas outras ações, como um amplo serviço de pavimentação, caso da Avenida Guajajaras, e que já alcançou diversos bairros como Vinhais, Angelim, Cohama, Rio Anil, Bequimão e Ipase, entre outros, e já chegou à zona rural, como Tibiri e Tibirinho e Santa Bárbara com uma grande obra de drenagem profunda. Outras frentes asfalto já alcançaram o Cohatrac 1, 2, 3 e 4, Planalto Anil II, Parque Aurora, Parque Universitário e Planalto Pingão, Cohab, Conjunto Jardim de Fátima, Cohab Anil, Cohajap, Bela Vista, São Francisco e Ilhinha.

Na área da saúde, estão em obras o Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro da Alemanha. Já foi entregue o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab. Seguem as reformas o setor de clínica cirúrgica do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney, Centro de Saúde da Santa Clara, Centro de Saúde da Zona Rural, Centro de Saúde Nazaré Neiva, no bairro São Raimundo, Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis, no bairro Cidade Olímpica I, entre outras.

Também seguem em andamento as obras de reforma do Mercado da Cohab, do Coroadinho e da Casa das Tulhas (Centro Histórico); da Casa de Passagem; a construção de Ecopontos e galpões de triagem; a construção da Creche da Cidade Operária; entre outras obras.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem