agencia

Notícias

Domingo, 12/01/2020 - 09h51

Prefeitura de São Luís executa obras de manutenção da infraestrutura urbana em áreas do Centro de São Luís

Serviços como recuperação de calçamento, sarjetas, calçadas e mobiliário urbano somam-se às grandes obras de requalificação que a gestão do prefeito Edivaldo vem implementando na região central da capital por meio do programa São Luís em Obras

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís executa obras de manutenção da infraestrutura urbana em áreas do Centro de São Luís

Na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior o Centro de São Luís tem recebido diversos investimentos que estão recuperando a área. Além das grandes obras de requalificação estão sendo executados também serviços para a recuperação de calçamento, sarjetas e mobiliário urbano em diversas vias da região. O objetivo é garantir a mobilidade, acessibilidade e as condições de lazer do Centro Histórico e seu entorno, que tem recebido um grande volume de pessoas como reflexo das ações de recuperação do patrimônio histórico e de ocupação dos logradouros com atividades artísticas, culturais e de lazer.

O trabalho está sendo coordenado pela Sub-Prefeitura do Centro Histórico e desde que foi iniciado já recuperou todas as transversais da Rua Grande, que foi completamente reformada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Prefeitura de São Luís. Ao todo, foram recuperadas 10 transversais e uma travessa, que tiveram as calçadas e o pavimento (com paralelepípedos) recuperados.

O sub-prefeito do Centro Histórico, Jefferson Viégas, informa que o objetivo específico do trabalho que está sendo realizado por determinação do prefeito Edivaldo é fazer a recuperação de vias no Centro Histórico de São Luís e entorno. “Com todas as obras em execução no Centro está havendo um aumento no fluxo de pessoas que diariamente frequentam esta região, por isso, precisamos manter as ruas e travessas funcionais, com calçamento e piso que garantam ao transeunte circular com segurança, garantindo acessibilidade e diminuindo o risco de acidentes”, disse.

Após a finalização das transversais da Rua Grande o trabalho seguiu para vias do bairro Praia Grande já sendo contempladas ruas como a da Palma, dos Mocambos, João Vital de Matos, de Nazaré, Portugal, da Praia Grande, da Misericórdia, Santa Rita, João Henrique, os becos Catarina Mina, dos Catraeiros entre outras.

Atualmente, estão sendo executados serviços na Rua 28 de Julho, onde está sendo feita a recuperação das calçadas; nas ruas da Estrela e Afonso Pena estão sendo realizadas a recuperação do pavimento (colocação de paralelepípedos). Na Rua do Giz está sendo feita a recuperação da calçada, no entanto, em razão das primeiras chuvas do ano, parte do piso cedeu, por isso, a Prefeitura também está fazendo a recuperação do pavimento.

“Durante o período chuvoso, algumas ruas do Centro Histórico devem ter este tipo de problema, que é a erosão do piso, então, já estamos preparados para fazer a recuperação do pavimento em tempo hábil, recolocando os paralelepípedos, para evitar transtornos aos frequentadores da região. Na sexta-feira (4) tivemos um problema semelhante na Rua da Palma, que já está totalmente recuperada”, informou o sub-prefeito do Centro Histórico Jefferson Viégas.

Também estão sendo recuperados os bancos das praças do Centro Histórico. Na Praça dos Catraeiros todos os bancos danificados já foram trocados. Os serviços seguem agora para a Praça do Desterro. Com isso, quem frequenta os logradouros passa a ter mais conforto. A mureta da Praça do Desterro e o paredão da rampa de acesso à Praça Pedro II também estão sendo recuperados.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem