agencia

Notícias

Sexta-feira, 10/01/2020 - 14h14

Gestão do prefeito Edivaldo melhora qualidade de vida da população com ações do programa São Luís em Obras

Maior fluidez do trânsito, conforto, segurança e mais acessibilidade são alguns benefícios levados a bairros da capital que recebem obras de pavimentação a exemplo da área Itaqui-Bacanga, São Francisco e Ilhinha

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo melhora qualidade de vida da população com ações do programa São Luís em ObrasCom o programa São Luís em Obras, o prefeito Edivaldo Holanda Junior tem levado mais qualidade de vida a moradores da capital que estão recendo em seus bairros um pacote de infraestrutura que compreende desde a restauração de logradouros públicos, reformas de escolas e unidades de saúde, bem como pavimentação, que já ultrapassou a marca de 200 km em ruas e avenidas da cidade. Uma das regiões que receberam os serviços foi a área Itaqui-Bacanga, onde as obras de asfaltamento realizadas por meio do programa se somam a outras já realizadas pela Prefeitura de São Luís, possibilitando maior fluidez do trânsito, conforto, segurança e mais acessibilidade à população.

“O São Luís em Obras é um programa que contempla várias áreas. Estamos atualmente com dezenas de frentes de trabalho pela cidade com intervenções urbanísticas e de infraestrutura, reforma de praças, mercados públicos, unidades de saúde e de educação. Os serviços de asfaltamento estão promovendo acessibilidade e mobilidade para os moradores dos bairros da nossa cidade e, em muitos casos, paralelamente à pavimentação, a nossa gestão tem levado outras obras como a construção e reforma de praças, além de serviços de drenagem”, ressaltou o prefeito Edivaldo.

Rafael de Jesus Matos Macedo mora há 33 anos na Rua da Felicidade, localizada na Vila Bacanga. “Esta rua era cheia de buracos e depois do asfaltamento ficou 100% melhor”, disse ele que cuida de um pequeno negócio de venda e distribuição de galões de água mineral. No seu bairro, a pavimentação chegou a todas as ruas e o morador afirma que foi sensível a melhora na mobilidade das pessoas, que não precisam mais de preocupar com os buracos nas ruas. “Também ficou bom para o trânsito de veículos”, ressaltou.

“Antes era muita poeira e buracos na rua e isso atrapalhava a atividade do comércio, pois dificultava o trânsito de pessoas e de carros pelas ruas”, comentou Abel Kardec, que há dois anos trabalha como atendente de farmácia.

Na Rua do Amor, o asfaltamento trouxe melhor qualidade de vida para Faustina da Cruz Viegas, de 77 anos, que mora no local há cerca de 40 anos. “A gente andava com dificuldade por causa dos buracos na rua”, disse.

Somente na Vila Bacanga foram executados mais de 3 km de pavimentação. Entre as vias que receberam serviço estão a Rua Pereira Ramos, Rua São José, Rua João Paulo II, Rua João Castelo, Rua Santa Margarida, Rua da Felicidade, Rua da Independência, Travessa do Amor, Rua 18 de Novembro, Rua da União, Rua do Amor, Rua José Sarney, Rua São Sebastião.

OUTRAS OBRAS

A área do Itaqui-Bacanga vem recebendo investimentos fortes da Prefeitura desde o início da gestão do prefeito Edivaldo. Na Vila Isabel, por exemplo, foi realizado um amplo pacote de obras de urbanização com a realização da drenagem profunda, pavimentação asfáltica e construção de uma praça com academia ao ar livre na Rua Senador Pompeu. A rua é uma importante via que liga diversos bairros da região e por mais de 40 anos os moradores aguardavam a urbanização. Outra obra importante executada na Vila Isabel foi a construção da ponte de concreto da Rua do Comércio.

O Anjo da Guarda, Residencial Paraíso e a Gancharia, também na área Itaqui-Bacanga, estão entre os bairros da região que já receberam investimentos da Prefeitura.No Residencial Paraíso foram pavimentadas quase 80 vias.

A Prefeitura de São Luís entregou ainda as obras de requalificação da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Orquídea Santos e da Unidade Integrada (U.I) Vila Embratel, ambas localizadas na Vila Embratel. As duas escolas foram entregues totalmente climatizadas.

Na saúde, o Hospital da Mulher, localizado no Anjo da Guarda, foi totalmente reestruturado. Em parceria com a Vale centros de saúde do distrito Itaqui-Bacanga foram beneficiados com novos equipamentos, materiais, capacitação de pessoal e implantação de sistema informatizado. Foram contempladas as unidades de saúde do Gapara, e os centros de Saúde Vila Nova e Clodomir Pinheiro.

Também foram entregues mais de 1.300 unidades habitacionais do Residencial Piancó I a IV, localizado na região Itaqui-Bacanga. As unidades fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

SÃO FRANCISCO

O programa São Luís em Obras também esta levando infraestrutura aos bairros da Ilhinha e São Francisco. Na área estão sendo pavimentados mais de 7 km de ruas nos últimos meses, entre outras ações da Prefeitura.

“Com orientação do prefeito Edivaldo, estamos dando continuidade a diversas obras na capital e já são 200 km de asfalto novo na cidade, entre obras concluídas e em andamento. Na região do São Francisco e Ilhinha são mais de 7 quilômetros de asfalto já implantados. São obras de grande importância, pois além de garantir a mobilidade urbana promovem o desenvolvimento social e econômico nos bairros”, disse o secretário Antonio Araújo (Semosp).

No São Francisco e Ilhinha estão sendo contempladas 26 vias, a exemplo das Ruas 7, 6, 5, 9, 11, 1, 2, 3, 8, 10, Alça da Travessa Benício Fontinele, Travessa Benício Fontinele, Rua Andaraí, Travessa 9, Travessa 7, Travessa 9, Rua Mauro Lima, Travessa da Rua 9, Rua Júlio Roça, Rua Ribeiro Amaral, Rua Antônio Rêgo, Rua do Cravo, Rua Epitácio Cafeteira, Travessa Frei Antônio, Travessa Ribeiro do Amaral.

“A nossa vida melhorou bastante por que tinha muito buraco nesta rua e agora ficou mais bonita, sem dificuldade para a gente caminhar”, ponderou Wilson Silva, de 87 anos, aposentado da construção civil que mora na Rua 7 da Ilhinha há mais de 40 anos. Segundo ele, a sua rua é frequentemente utilizada por veículos como via de fuga de eventuais congestionamentos no retorno da Lagoa da Jansen.

PROGRAMA

O programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo, além de asfaltamento, está levando serviços a todos os setores da cidade, como a reforma e construção dos mercados do Coroadinho, Cohab e Casa das Tulhas. Além disso, no Centro, estão sendo reformados vários espaços públicos, como a Praça da Bíblia, o Parque do Bom Menino e praças da Misericórdia e da Saudade. Em diversos bairros da cidade estão em andamento a construção de ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis, reformas de escolas, unidades de saúde e mercados, reforma de equipamentos sociais, requalificação de praças e outros espaços públicos entre muitos outros serviços que ainda serão iniciados em 2020.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem