agencia

Notícias

Segunda-feira, 27/01/2020 - 14h23

Prefeitura amplia ações de pavimentação do São Luís em Obras e serviços chegam ao Recanto dos Vinhais

Com dezenas de frentes de asfaltamento pela cidade, programa criado pelo prefeito Edivaldo leva infraestrutura a diversos bairros da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo amplia ações de pavimentação do São Luís em Obras O prefeito Edivaldo Holanda Junior deu início, nesta segunda-feira  (27), ao asfaltamento de 4 km de ruas e avenidas do Recanto dos Vinhais, Conjunto dos Ipês e região. A ação integra o programa São Luís em Obras, da Prefeitura de São Luís, que tem impactado a cidade com dezenas de intervenções urbanísticas que contemplam, além da pavimentação, reforma de praças e mercados públicos, bem como unidades de saúde, entre outras frentes.

"Com o São Luís em Obras estamos mudando a realidade de diversos bairros da nossa São Luís. São dezenas de ruas e avenidas que já foram asfaltadas e outras com serviços em andamento. Além da pavimentação, também estamos com frentes de drenagem em regiões como Divinéia, Santa Bárbara, Tibiri. Todo esse trabalho tem como objetivo garantir mais qualidade de vida à nossa população, mobilidade e segurança. Ainda como reflexo da ação, temos o impulsionamento do comércio e a valorização de imóveis nas regiões contempladas. Esse é o nosso propósito com o São Luís em Obras, dar conforto e segurança para os moradores da nossa cidade nas áreas da infraestrutura, saúde, urbanização e outras nas quais estamos atuando com ações do programa", disse o prefeito Edivaldo. 

O vice-prefeito Julio Pinheiro, que acompanhou o início das obras no local, destacou a importância do serviço para a cidade. “Estamos dando início ao asfaltamento desta região da cidade, o Recanto dos Vinhais, que é um bairro importante para o contingenciamento do fluxo de veículos entre a Avenida Jerônimo de Albuquerque e a Via Expressa. Mesmo com o início período chuvoso em São Luís, a gestão do prefeito Edivaldo tem buscado cumprir com a agenda de serviços e obras, evidentemente buscando entender a complexidade desta tarefa, mas persistindo no objetivo de dar prosseguimento às diversas frentes de trabalho, na área de asfaltamento, obras de drenagem profunda e superficial, no intuito de alcançar o maior número de localidades possível”, afirmou.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, deu mais detalhes da obra. “Este é mais um bairro sendo contemplado pelo programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo. Nós iniciamos os trabalhos na Rua 3 do Recanto dos Vinhais, que cruza o bairro e que é uma via de ligação com a Via Expressa, diminuindo o tempo de percurso dos moradores e de quem acessa o bairro, facilitando o trânsito, melhorando a qualidade de vida das pessoas, valorizando a região e a comunidade”, disse Antonio Araújo.

Segundo a Associação de Moradores do Conjunto dos Ipês (Ascope), desde que a região passou a receber um fluxo maior de veículos leves e pesados (caminhões e ônibus), interligando a Avenida Jerônimo de Albuquerque à Via Expressa, passando pelo Vinhais Velho e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vinhais, a pavimentação vem sofrendo desgaste, o que acentuou o problema dos buracos nas ruas e avenidas, agravadas pelas chuvas e por sucessivas obras de esgotamento sanitário. “E hoje estamos presenciando o asfaltamento chegando ao bairro, melhorando o trânsito de veículos e facilitando a vida dos moradores”, comentou o presidente da Ascope, Joel Cid Verde Saraiva, morador há 35 anos do local.

“Este é um bairro bonito, com imóveis valorizados e bem cuidados, mas havia o problema das ruas mal cuidadas, cheias de buracos e que, agora, com o asfaltamento chegando, a situação vai ficar bem melhor para todos na região”, destacou o advogado José Alencar, morador há 25 anos do Recanto dos Vinhais.

PROGRAMA

A Prefeitura de São Luís, desde o início da gestão Edivaldo, tem investido maciçamente em obras e serviços e já se consolida como o maior programa de urbanização já visto na capital. Com o São Luís em Obras, iniciado no segundo semestre do ano passado, a Prefeitura abriu dezenas de frentes de trabalho contemplado não somente ações de melhoria da infraestrutura de vias com pavimentação e construção de drenagem superficial e profunda, mas atua na requalificação e construção de praças e mercados, reforma de escolas, unidades de saúde, Ecopontos e galpões de triagem de materiais recicláveis e resíduos de construção civil, além de reforma de equipamentos sociais, entre outras obras.

Os serviços de asfaltamento do programa São Luís em Obras já contemplaram bairros como Vinhais, Cohama, Bela Vista, Cohajap, Angelim, Bequimão, Rio Anil, Cohajap, Alemanha, Ipase de Baixo, São Francisco, Ilhinha, polo Cohatrac, Cohab Anil III, Jardim de Fátima, João Paulo, Cidade Operária e Vila Bacanga, na área Itaqui-Bacanga. Os serviços alcançam também o Residencial Tiradentes, Camboa, Liberdade, Parque Universitário e Planalto Pingão, entre outros.

Através do programa, também estão em andamento as obras de drenagem no Santa Bárbara (12 km de rede de drenagem profunda, 12 km de asfalto e 20 km de drenagem superficial); Divinéia (13 km de drenagem profunda, incluindo canal e dutos); Cidade Operária; Tibiri (Rua do Matadouro, 200 metros de drenagem profunda, além 1,5 km de drenagem superficial ao longo da estrada de acesso à rodovia BR-135), entre outras obras.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem