agencia

Notícias

Quinta-feira, 30/01/2020 - 17h33

Prefeitura de São Luís recebe adolescentes que participarão da segunda fase do programa Informante Anfitrião

Jovens de 16 e 17 anos serão monitores e atuarão em 10 pontos turísticos do Centro Histórico por meio de programa executado pela gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís recebe adolescentes que participarão da segunda fase do programa Informante AnfitriãoA Prefeitura de São Luís recebeu, nesta quinta-feira (30), os 20 adolescentes participantes do programa Informante Anfitrião e seus responsáveis, no auditório do Museu da Gastronomia Maranhense para assinarem o Termo de Compromisso de participação no programa executado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Os adolescentes de 16 e 17 anos vão ser monitores em 10 pontos turísticos do Centro Histórico, atendendo e dando informações sobre a cidade para moradores e visitantes da cidade. Este trabalho é realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur),Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). As atividades serão iniciadas no dia 3 de fevereiro.

Durante o encontro, os representantes da Prefeitura explicaram sobre a nova etapa para os participantes. “Vocês foram selecionados dentre um grupo de 60 pessoas para repassar informações sobre a nossa cidade para todos que visitarem os pontos turísticos. É importante ressaltar que o programa tem como objetivo instruir os adolescentes da nossa cidade para aprenderem mais sobre onde moram e também dar uma ocupação para tirá-los de possíveis situações de vulnerabilidade”, explicou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.Para o presidente da Fumph, Aquiles Andrade, o programa é uma oportunidade para todos aprenderem habilidades sociais e repassarem conhecimentos sobre São Luís. “Esse projeto trabalha especificamente com os adolescentes. É importante apresentar a nossa cidade para essa turma jovem, para que no futuro tenhamos pessoas mais conscientes sobre o Patrimônio que a nossa cidade possui”, disse Aquiles.

A coordenadora da Inclusão Socioprodutiva da Semcas, Nubervane Pereira, também ressaltou a relevância da participação dos jovens.em projetos deste tipo. “Nós devemos parabenizar vocês por terem passado no seletivo realizado nos últimos meses. Agora será iniciada uma nova etapa, na qual vocês deverão aproveitar ao máximo a experiência para tirar conhecimentos. Estaremos acompanhando vocês durante os seis meses de atuação e desejamos desde já sucesso a todos”, acrescentou.

Vale destacar que os 20 selecionados passaram por um processo de capacitação junto a outros 40 adolescentes durante dois meses. Neste período, eles aprenderam sobre os pontos turísticos que vão atuar e sobre o turismo em geral de São Luís.

“Eu gostei muito da capacitação que recebemos, aprendi muitas coisas que não sabia, como sobre o Museu do Reggae, que é o único da América Latina, ou sobre o Museu da Gastronomia, que só tem dois deste tipo no Brasil inteiro”, disse Fábio Júnior, um dos jovens do projeto. “Esse tipo de projeto tira muitos jovens das ruas, do envolvimento com as drogas. Eu estou muito feliz do meu filho estar participando”, destacou Josélia Gomes, mãe do Fábio Júnior.

INFORMANTE ANFITRIÃO

Ao todo, cerca de 60 adolescentes passaram dois meses recebendo capacitações turísticas e sociais para serem selecionados e participarem desta segunda etapa do programa. Foram 20 selecionados para atuar em pontos estratégicos do Centro histórico. Ao mesmo tempo que contribuem para o turismo, eles aprendem habilidades como atendimento ao público, além de estarem aptos a repassarem informações sobre a cidade.

Os pontos de atuação do programa são a Central de Informações Turísticas, a Igreja da Sé, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Reggae, o Museu da Gastronomia Maranhense, a Casa do Maranhão, a Casa das Festas, o Museu do Tambor de Crioula, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão e a Biblioteca Pública Benedito Leite. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem