agencia

Notícias

Sexta-feira, 07/02/2020 - 15h14

Prefeitura de São Luís intensifica frentes de trabalho e promove melhorias em grandes avenidas de São Luís

Por meio do programa São Luís em Obras, prefeito Edivaldo tem investido na infraestrutura da cidade promovendo mais qualidade de vida, conforto e segurança para a população

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo intensifica frentes de trabalho e promove melhorias em grandes avenidas de São LuísA Prefeitura de São Luís, por meio do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, tem transformado a realidade de grandes avenidas da cidade, dinamizando o tráfego e propiciando conforto e segurança para motoristas e pedestres, promovendo melhorias em ruas e bairros com obras de pavimentação, complementando com a manutenção e reforma de canteiros centrais, paisagismo e limpeza de galerias de drenagem pela cidade, entre outras obras.

“As frentes de trabalho do programa São Luís em Obras seguem em andamento, com serviços em vários pontos da cidade. Em nossa gestão, temos investido fortemente na melhoria dos grandes corredores de trânsito da cidade com obras de drenagem, asfaltamento, melhoria da iluminação e tendo ainda a preocupação de melhorar e reparar os meios-fios, calçadas, sarjetas, sinalização e paisagismo”, ressalta o prefeito Edivaldo.

Entre os locais que recebem serviços de reparo e manutenção em canteiros centrais, meios-fios, sarjetas e calçadas estão as avenidas Carlos Cunha e Franceses. Além disso, estão sendo feitas regularmente ações de limpeza e desobstrução de galerias, como é o caso dos elevados da Cohab e da Cohama, na região do Mercado Central e nas principais avenidas da capital, a exemplo da Avenida dos Africanos. As avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Litorânea e da Camboa também tiveram o sistema de galerias desobstruído.

CARLOS CUNHA E FRANCESES

Depois do serviço de ampla manutenção realizado ao longo da Avenida Carlos Cunha, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), desde novembro do ano passado, no bairro Jacarati, os trabalhos se concentraram nas últimas semanas na Avenida dos Franceses, no trecho que vai do Viaduto do Café, passando pelo Elevado Alcione Nazaré, até a via de acesso ao Apeadouro.

“Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, estamos coordenando um trabalho intensivo de reparo e manutenção dos grandes corredores de trânsito da capital. Os serviços vão além, pois há frentes de ação de desobstrução de galerias, tendo em vista o início do período chuvoso”, destacou o secretário da Semosp, Antonio Araújo.

Na Avenida dos Franceses, a operação foi divida em três etapas. A primeira já foi concluída, isto é, a recuperação dos canteiros centrais do trecho que vai da sede do Detran até o Elevado Alcione Nazaré. A segunda etapa, que está em andamento, vai do Posto de Saúde Genésio Rêgo até o Viaduto do Café, nas proximidades do Conjunto Radional e entrada do bairro Outeiro da Cruz. Também está em execução a terceira etapa, que vai do Elevado Alcione Nazaré até a entrada do bairro Apeadouro.

A operação consiste na recuperação de todos os meios-fios, limpeza dos canteiros, retirada das árvores mortas, replantio da vegetação (incluindo a grama), além da recuperação das calçadas em toda a extensão da avenida, aproximadamente 3 km de extensão.

Na Avenida Carlos Cunha, no bairro Jacarati, no trecho a partir ponte Bandeira Tribuzzi até imediações do Elevado do Trabalhador, cruzamento com a Avenida Jerônimo de Albuquerque, a Prefeitura realizou a recuperação total de diversos pontos danificados do canteiro central, com a troca dos blocos de meios-fios danificados por novos, recuperação de calçadas e valetas de drenagem superficial.

Vale lembrar que, desde novembro do ano passado, a Prefeitura realizou uma série de melhorias na Avenida Carlos Cunha, como a construção de uma mureta de proteção na cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzzi, sentido bairro-Centro. Foi construída uma defensa metálica de 120 metros de extensão, feita com trilhos de aço, visando à segurança de motoristas, pedestres e moradores da área.

Além disso, com vistas à segurança no local, houve mudança na sinalização semafórica e as faixas de segurança de pedestres, que antes ficavam em frente à Casa da Mulher Brasileira, também passaram por alterações. Com a mudança, as faixas e o conjunto semafórico foram deslocados para o trecho em frente ao Banco do Brasil. Dotado de botoeiras, o semáforo permite que, através do mecanismo, o pedestre solicite a travessia na faixa, ao acionar o fechamento do sinal para veículos.

BEIRA-MAR

Na região do Centro Histórico há várias frentes de trabalho em andamento, no que se refere às intervenções viárias. Como destaque, a Prefeitura de São Luís está realizando a construção do calçadão do Mercado do Peixe, localizado no Aterro do Bacanga, ao longo da Avenida Beira-Mar. No local, as equipes de operários estão trabalhando na colocação dos bloquetes de concreto hexagonais (sextavados), uma benfeitoria que vai garantir mais conforto aos pedestres.

O local é de grande movimentação de pessoas, pois serve de acesso ao estacionamento que funciona próximo ao Terminal de Integração de Transporte Coletivo da Praia Grande, bem como à feirinha livre que ali se instala semanalmente.

Ainda no que se refere à Avenida Beira-Mar, a Prefeitura está revitalizando o muro de arrimo da rampa que dá acesso à Praça Pedro II, ao lado da Capitania dos Portos. Os trabalhos estão adiantados, mesmo com a chuva ocasional. Os operários trabalham no reforço à estrutura. No local há uma pequena praça onde foi instalado, em abril do ano passado, um monumento para marcar o registro do mais antigo caso de morte por homofobia no Brasil, registrada em 1614, o índio tupinambá Tibira.

CENTRO

Outro ponto de grande movimentação de pessoas, que está sendo revitalizado pela Prefeitura, no Centro, é a Escadaria da Rua João Henrique, próximo ao Mercado Central. A escadaria estava repleta de falhas, buracos e pedras soltas, fruto da ação do tempo, mas estão sendo totalmente reconstruídas, com estrutura de cimento e pedras.

Além disso, próximo à escadaria da rua João Henrique, a Prefeitura está recuperando o acesso à rua Domingos Barbosa, próximo à Fonte das Pedras, esquina com a Rua São João. No local, está sendo recuperado o pavimento, que havia sido deteriorado e transformara-se em uma vala, por onde passava a enxurrada, dificultando o acesso à rua pelos automóveis.

PAISAGISMO

Além da pavimentação e recuperação de canteiros centrais das avenidas da cidade, a Prefeitura de São Luís, via Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), realizou também o plantio de dezenas de mudas de árvores nas Avenidas Jackson Lago e Castelo Branco, respectivamente, na Península da Ponta d’Areia e bairro São Francisco.

O trabalho também foi realizado ao longo da Avenida Colares Moreira, nos bairros Renascença I e II. A programação incluiu também o plantio de árvores nas avenidas dos Holandeses, Carlos Cunha e dos Franceses. Estão previstas ainda ações de reurbanização e paisagismo em áreas como Conjunto dos Vinhais, Recanto dos Vinhais, Cohab, Cohatrac.

No ano passado, a Prefeitura de São Luis realizou o plantio consciente e ordenado de centenas de árvores nos principais corredores da capital, além da manutenção paisagística permanente em avenidas, logradouros e praças públicas da cidade. As ações são parte da política do prefeito Edivaldo que busca tornar a cidade um lugar mais aprazível a todos.

O plantio contemplou avenidas importantes como Holandeses, além das avenidas da Lagoa da Jansen, Jerônimo de Albuquerque, Joaquim Mochel, Castelo Branco, Leste/Oeste na Cidade Operária, assim como praças localizadas nas regiões do Centro, Cohatrac, Cohab, Forquilha, Cidade Operária, entre outros logradouros.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa de execução de obras e serviços da Prefeitura, o São Luís em Obras, tem amplo alcance e inclui ações em todos os setores. Assim como as obras de pavimentação que já alcançam mais de 200 km, estão em andamento a construção de ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis, reformas de escolas, unidades de saúde e mercados, reforma de equipamentos sociais, requalificação de praças e outros espaços públicos entre muitos outros serviços que ainda serão iniciados.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem