agencia

Notícias

Segunda-feira, 10/02/2020 - 15h18

Prefeitura de São Luís renova e amplia frota de ambulâncias da capital

Os 18 novos veículos entregues são totalmente equipados e vão facilitar a locomoção de pacientes na rede municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís ampliou e renovou 100% da frota de ambulâncias que realiza o transporte de pacientes entre as unidades da rede municipal de saúde com a entrega de 18 novos veículos totalmente equipados para a prestação do serviço. A entrega foi feita pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior na manhã de segunda-feira (10), na Unidade Mista Itaqui-Bacanga e integra a macropolítica de reestruturação da rede de saúde municipal implantada pelo gestor. O prefeito também vistoriou as obras de reforma da Escola Técnica do SUS, que funcionará anexa à unidade de saúde.

O prefeito Edivaldo destacou que em sua gestão a rede de saúde municipal está sendo reestruturada com investimentos em todas as áreas do serviço. "Nossa gestão tem promovido grandes avanços na área de saúde e a renovação e ampliação da frota de ambulâncias que faz o transporte de pacientes entre as unidades de saúde da nossa cidade é mais um deles. Com os novos veículos, pela primeira vez São Luís terá toda a frota de ambulâncias em circulação nova. É, sem dúvida, mais uma demonstração do compromisso da nossa gestão com a melhoria contínua e humanizada no atendimento de saúde, o que reflete em mais conforto e bem-estar para pacientes e familiares", disse o prefeito Edivaldo. 

Acompanharam o prefeito Edivaldo durante a entrega das novas ambulâncias a primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; a senadora Eliziane Gama; os secretários municipais de Saúde, Lula Fylho; da Cultura, Marlon Botão; da Assistência Social, Andréia Lauande; o sub-prefeito do Centro, Jefferson Viégas e os vereadores Pavão Filho e Paulo Victor.

A senadora Eliziane Gama também destacou a importância da renovação da frota para o atendimento à população. “O cidadão com a saúde em dia, tendo acesso fácil aos serviços médicos e hospitalares, se sente mais tranquilo. Para mim é uma felicidade poder fazer essa parceria com a gestão do prefeito Edivaldo para melhorar a vida da nossa população”, disse a senadora. Em 2019, a Prefeitura adquiriu cinco novas ambulâncias para o Samu com recursos de emenda federal da parlamentar.

NOVAS AMBULÂNCIAS

São 18 veículos novos, incluindo uma Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) móveis. As novas ambulâncias serão utilizadas por pacientes que precisam de transferência entre unidades de saúde ou para a realização de exames entre outras necessidades que envolvam o transporte de pacientes intra-hospitalar. Duas das ambulâncias ficarão de reserva, sendo colocadas em circulação quando algum dos veículos precisar passar por manutenção, garantindo que o atendimento não seja comprometido. 

O vice-prefeito, Julio Pinheiro, disse que a gestão tem se preocupado em ampliar o atendimento em saúde de São Luís. “A Prefeitura de São Luís tem trabalhado para aumentar a efetividade do atendimento em todas as áreas. Na saúde estão sendo feitas reformas em diversas unidades, também estão sendo implantados programas para diminuir a lotação das unidades, adquiridos novos insumos e equipamentos entre outros investimentos importantes que estão melhorando o atendimento em saúde para a população”, afirmou.

CENTRAL INTERNA DE AMBULÂNCIAS

A gestão do prefeito Edivaldo também vai aperfeiçoar o serviço por meio da Central Interna de Ambulâncias, que funcionará como um sistema de regulação, enviando para o atendimento a ambulância que estiver mais próxima da unidade de saúde. “Antes as ambulâncias ficavam vinculadas a uma unidade de saúde específica. A partir de agora elas serão distribuídas em bases estratégicas como o Hospital da Criança, a Unidade Mista Itaqui-Bacanga, Centro de Saúde da Zona Rural entre outras e serão acionadas conforme a demanda, sendo deslocadas da base mais próxima da unidade solicitante, diminuindo o tempo de espera no atendimento”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho.

Ainda de acordo com o secretário, a criação da Central Interna de Ambulâncias atende a uma determinação do prefeito Edivaldo para que o Sistema de Saúde de São Luís funcione em rede com melhorias na infraestrutura das unidades, modernização com a aquisição de novos equipamentos, melhoria nos fluxos operacionais entre outros avanços que garantam a melhoria no atendimento prestado à população.

ESCOLA TÉCNICA DO SUS

O prefeito Edivaldo também vistoriou as obras da Escola Técnica do SUS, que funciona anexa à Unidade Mista Itaqui-Bacanga. O local está sendo totalmente reformado e as obras já estão em fase final. A Escola Técnica do SUS é uma unidade para capacitação e treinamento dos profissionais da rede municipal de saúde.

As obras integram o pacote de reformas que estão sendo realizadas na área da saúde como parte do programa São Luís em Obras. São mais de 20 unidades passando por obras atualmente. Todas as unidades de saúde em reforma serão reabertas com muito mais conforto em suas instalações, fortalecendo assim os serviços de prevenção ofertados à população.

Ainda em 2019 foi reinaugurado o Centro de Saúde Genésio Ramos, que passou por uma reforma completa, incluindo a ampliação da estrutura física e a aquisição de novos equipamentos. Também foram entregues alas do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II) que foram reformadas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem