agencia

Notícias

Terça-feira, 11/02/2020 - 16h33

Prefeitura de São Luís realiza 1ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social de 2020

Entidade tem o objetivo de debater políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social de São Luís e é composto por representantes dos poderes executivo e legislativo municipal e de entidades da sociedade civil

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza 1ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social de 2020A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) promoveu, nesta terça-feira (11), a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (COMDES) de 2020. O encontro aconteceu na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), localizado no bairro Jaracati.

Durante a reunião, foi discutida a eleição dos dirigentes do conselho para os anos de 2020 e 2021, apresentado um resumo de tudo o que foi produzido nos seminários realizados no ano passado, bem como os rumos de atuação para 2020 e ainda encaminhamentos das Câmaras Temáticas e, por fim, repassadas algumas informações da coordenação. Para a eleição da diretoria, somente conselheiros representando entidades nomeadas poderão se candidatar para Presidente Executivo, já para a escolha do vice-presidente, somente representações das secretarias municipais convidadas poderão participar.

O secretário municipal de Planejamento e vice-presidente do COMDES, José Cursino Raposo Moreira, que na ocasião fez a abertura do evento, falou sobre importância da realização de mais uma e a primeira reunião do conselho neste ano. "Mais um ano de funcionamento e mais um passo dado do Conselho no sentido da consolidação de planejamento de longo prazo da cidade, uma vez que todo pano de fundo do trabalho do COMDES é o Plano São Luís 2033", destacou o gestor.

A reunião contou com a participação do Secretário Municipal de Governo, Pablo Rebouças, que avaliou a reunião como produtiva e demonstrou o engajamento dos integrantes com proposições construtivas para alcance das metas e estratégias que estão diretamente ligadas à função do COMDES.

“O COMDES que é uma realização da primeira gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. A reunião foi um espaço no qual foram demonstrados os cenários que o programa atua e a prestação de contas, bem como os avanços que a cidade teve, os desafios que ainda temos, mas também, principalmente a mensagem  de que a São Luís de 2021 será uma São Luís mais desenvolvida, bem melhor de se viver” endossou o secretário Rebouças.

Estavam presentes ainda ao evento a secretária de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro, membros do COMDES e a equipe técnica da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento. 

CONSELHO

O conselho possui quatro Câmaras Temáticas: Organização e Integração (que contempla integração metropolitana, regulação e ordenamento urbano, mobilidade urbana e acessibilidade); Saúde e Habitação (reunindo ainda saneamento e meio ambiente); Oportunidade para Todos (atua nas áreas de educação e qualificação, cultura, esporte e lazer e vulnerabilidade social); e Prosperidade (ambiente de negócios e inovação, dinamização e diversificação da economia e atividade e portuária e logística).

O COMDES foi criado pela Lei Municipal Nº 5.799/13, é composto por representantes de secretarias municipais com atribuições nas áreas econômicas e sociais, por representante do Poder Legislativo Municipal e de entidades da sociedade civil. O conselho tem o objetivo de debater políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social de São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem