agencia

Notícias

Terça-feira, 19/11/2013 - 18h28

Prefeitura e Embrapa levam minibibliotecas à zona rural

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Profissionais da Educação foram capacitados nesta terça-feira (19) para empregar o trabalho nas escolasEscolas da Zona Rural de São Luís vão receber 28 minibibliotecas até o final deste mês. A ação é resultado do "Projeto Minibibliotecas", desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Prefeitura de São Luís – através das secretarias municipais de Educação (Semed) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Na capital maranhense a parceria interinstitucional foi firmada com o objetivo de disponibilizar informações e tecnologias existentes na área de produção a alunos, agricultores familiares, extensionistas e agentes de produção da zona rural de São Luís.

Para o secretário Municipal de Educação, Geraldo Castro, a iniciativa atende à política de desenvolvimento da cidade, impulsionada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. "A parceria da Prefeitura com outras instituições na busca de fornecer educação de modo integral visa à ampliação da rede de difusão do conhecimento aos públicos diversos. O aprendizado é facilitado a partir da aplicação de material didático personalizado, de acordo com o contexto de cada comunidade", ressaltou Castro.

O Projeto Minibibliotecas beneficia as unidades de Educação Básica da zona rural de São Luís com 120 títulos, cada um deles com dois exemplares. Os livros, CDs e DVDs que compõem o acervo das minibibliotecas tratam de temas como Produção Agropecuária, Tecnologia de Processamento de Alimentos e Educação Ambiental, dentre outros necessários e adequados à população que mora na zona rural.

"As minibibliotecas presentes nas escolas da rede municipal fortalecem a prática da leitura e possibilitam o acréscimo de conhecimento às comunidades da zona rural. O rico acervo das minibibliotecas possibilita, então, o desenvolvimento de um trabalho social, educativo, científico e ambiental junto aos alunos, familiares e comunidade", expôs a superintendente da área de Ensino Fundamental da Semed, Soraia Raquel.

CAPACITAÇÃO

Profissionais da Educação que desenvolvem atividades laborais nas escolas da Prefeitura de São Luís que receberão as minibibliotecas foram capacitados nesta terça-feira (19) para empregar o trabalho nas escolas. "A capacitação permite que troquemos experiências acerca de como utilizar o acervo das Minibibliotecas para que se possa obter aproveitamento do material disponibilizado e, assim, êxito junto à comunidade escolar", destacou a pedagoga e técnica do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa, Márcia Campos.

Abordagem acerca dos temas de cada coleção presentes nas minibibliotecas, apresentação de técnicas para organização e conservação de arquivos, demonstração de trabalhos escolares já realizados a partir do material disponibilizado nas minibibliotecas e realização de dinâmicas de grupos foram as atividades desenvolvidas por técnicos da Embrapa com os educadores durante a formação.

Para a professora da rede municipal de ensino, Cristiane de Jesus Rosa, presente na capacitação realizada pela Embrapa, o momento foi bastante proveitoso. "Essa formação foi muito interessante e necessária, pois nos permitiu conhecer variadas formas de trabalhar com o acervo das minibibliotecas nas escolas. Esse projeto permite, além da ampliação do conhecimento dos alunos, o resgate do sentimento de pertencimento dos moradores da zona rural à localidade. Assim, podemos também fortalecer os laços com a família e comunidade", destacou a educadora.

Além da capacitação realizada, o Projeto também prevê acompanhamento das atividades nas unidades de Educação Básica por meio do Programa Embrapa & Escola.

Unidades de Educação Básica contempladas no Projeto:

Antoninho Baldez

Dom José de Medeiros Delgado

Evandro Bessa – Estiva

Evandro Bessa – Santa Bárbara

Gomes de Sousa

Haydê Chaves

Hortência Pinho

Honório Odorico Ferreira

Manuela Varela

Mário Pereira

Nossa Senhora das Mercês

Arthur Azevedo

Professora Josefina Serrão

Professora Luzenir Mata Roma

Professora Rosilda Cordeiro

Proteção de Jesus

Proteção de Jesus

Salomão Fiquene

Santo Antônio

São José de Itapera

São Raimundo

Saraiva Filho

Uruati

Zebina Eugênia Costa

Zuleide Andrade

21 de Abril

Rubens Ferreira Rosa

Casa Familiar Rural

Professor José Gonçalves do Amaral Raposo (já recebeu minibiblioteca)

Professor José Teixeira Mota (já recebeu minibiblioteca)