agencia

Notícias

Quinta-feira, 13/02/2020 - 14h18

Prefeitura de São Luís avança com obras do mercado do Coroadinho que está na fase de colocação do telhado

O mercado é um dos quatro que está sendo reformado por meio do programa São Luís em Obras da Prefeitura; a previsão é que até abril seja entregue à população com toda infraestrutura necessária para atender bem feirantes e consumidores que fazem compra no local

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís avança com obras no mercado do Coroadinho

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta quinta-feira (13) mais uma etapa das obras de reconstrução do mercado do Coroadinho, que está na fase de montagem da estrutura do telhado. As obras já estão mais de 70% concluídas e serão entregues até o mês de abril.  A reconstrução do mercado do Coroadinho integra o programa São Luís em Obras que tem dentro dos seus eixos o maior pacote de reformas de mercados já executados na capital. Atualmente, quatro dos principais mercados da cidade estão em obras e outras serão iniciadas.

Durante a vistoria, o prefeito Edivaldo destacou o porte das obras que estão sendo executadas. "Estamos construindo novos mercados na cidade, a exemplo deste do Coroadinho, que teve a estrutura antiga demolida para que a Prefeitura pudesse erguer no local uma completamente nova, moderna e com todas as condições necessárias para que os feirantes possam trabalhar. Estamos fazendo o mesmo no São Francisco e Cohab, onde também estamos construindo novos mercados municipais. No Mercado das Tulhas, que faz parte do Patrimônio Histórico de São Luís, estamos realizando uma reforma ampla e estrutural, respeitando as características originais. Por meio do macroprograma São Luís em Obras, vamos lançar novas obras de reformas de mercados ainda este semestre, consolidando pela nossa gestão o maior pacote de intervenções deste tipo que São Luís já teve ”, disse o prefeito.

O prefeito Edivaldo vistoriou as obras acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues; de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; da presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela; do presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; do vereador Nato Junior, além de representantes dos feirantes e da comunidade.

O vice-prefeito, Julio Pinheiro, informou que a execução das obras é resultado do esforço da Prefeitura de São Luís para atender a demandas históricas da cidade. “Na gestão do prefeito Edivaldo estão sendo executadas obras importantes para toda a população. São obras estruturais que estão melhorando a infraestrutura da cidade e a vida da população. Esta é uma das metas de trabalho da gestão municipal focada em áreas onde há muito tempo o poder público não atuava. O mercado do Coroadinho é um exemplo. Uma obra clamada há décadas e que só agora saiu do papel”, comentou.

MERCADO DO COROADINHO

No mercado já foram levantadas as paredes e feita a concretagem de pilares e vigas e a montagem da estrutura da laje da administração. Atualmente, estão sendo instaladas as vigas metálicas para sustentação da cobertura do mercado para posterior colocação das telhas, também metálicas. “A previsão é que até o fim da próxima semana esteja sendo finalizada a cobertura do mercado. Este tipo de estrutura vai garantir mais segurança tanto aos feirantes quanto aos consumidores. Ela também garante o isolamento térmico e acústico do mercado, dando mais conforto a todos os frequentadores e comerciantes”, explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo.

Construído em 1985 e reformado há mais de 20 anos, o Mercado do Coroadinho terá um aumento da área construída, beneficiando os mais de 100 feirantes da área. No local, já foram concluídos os alicerces de concreto armado das paredes de alvenaria dos boxes e estão sendo iniciados os serviços de revestimento interno da edificação. Entre as próximas fases da obra está a concretagem do piso.

Para o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, as obras em execução representam a modernização do Sistema de Abastecimento de São Luís. “Mesmo com o crescimento das grandes redes de supermercados a população não perdeu o hábito de ir às feiras e mercados dos bairros. Então, as reformas e reconstruções de mercado que o prefeito Edivaldo está realizando vão fortalecer estes importantes espaços de comércio da nossa cidade”, afirmou.

EXPECTATIVA

Feirantes e consumidores do mercado do Coroadinho também têm acompanhado de perto as obras e dizem que as expectativas são as melhores possíveis. Carlos Silva, que trabalha no local há 30 anos, disse que visita as obras todos os dias e que está impressionado com a rapidez dos serviços. “Estou muito satisfeito porque temos percebido que a obra vai ser concluída no prazo. Se tiver algum atraso, será por causa das chuvas, mas muito pouco. Esse novo mercado será um grande benefício para todo no nosso bairro”, disse.

Creane Penha Duarte trabalha no mercado há bem menos tempo, mas acredita que as vendas vão voltar a crescer depois que o novo mercado for entregue. “A gente estava vendendo bem pouco porque a estrutura do mercado estava muito comprometida e o entorno muito bagunçado. Depois de tudo organizado e do mercado pronto, as pessoas vão voltar para comprar aqui e a gente vai poder lucrar melhor”, comentou.

Aurineia Costa Silva, que faz compras no mercado pelo menos uma vez por semana, disse que a estrutura improvisada montada pela Prefeitura até que as obras sejam concluídas já é mais organizada que o antigo mercado. “O antigo mercado era uma bagunça, tinha muito mau-cheiro. Era desconfortável. Aqui já está mais limpo. Quando o novo mercado for entregue, então, a gente vai poder vir fazer compras sem se preocupar com falta de limpeza, higiene e organização”, falou.

MERCADOS JÁ REFORMADOS

Além das obras em curso, a Prefeitura já reformou o mercado da Vila Palmeira, além de intervenções para recuperação manutenção da estrutura de outros equipamentos, a exemplo do mercado da Liberdade. Em parceria com o Governo do Estado, reformou o mercado da Macaúba e está reformando o mercado do Vicente Fialho.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem