agencia

Notícias

Terça-feira, 03/03/2020 - 09h11

Prefeitura de São Luís fará programação alusiva ao Dia da Mulher com campanha de prevenção às doenças do colo do útero

Ação ocorrerá dentro do programa Todos por São Luís, sábado (7), no Hospital da Mulher e terá atividades diversificadas e homenagens

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura fará programação alusiva ao Dia da Mulher com campanha de prevenção às doenças do colo do úteroA Prefeitura de São Luís celebrará o Dia Internacional da Mulher (comemorado em 8 de março), com uma série de atividades a serem realizadas no sábado (7), no Hospital da Mulher. A ação é desenvolvida por meio do programa Todos por São Luís, coordenado pela primeira-dama, Camila Holanda e terá ênfase na prevenção do câncer de colo do útero.  No local, entre as 8h e 12h, serão oferecidos serviços médicos, atividades de lazer e oficinas especialmente dirigidas às mulheres do Itaqui-Bacanga e de bairros da região.

"A gestão do prefeito Edivaldo transformou o Hospital da Mulher, melhorando sua infraestrutura, o que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados nesta unidade de saúde. Realizar esta ação neste espaço é chamar a atenção da sociedade para a prevenção e o cuidado com a saúde feminina em uma data tão especial como esta, na qual vamos orientar, atender e informar por meio de um conjunto de serviços, compartilhando e confraternizando com as mulheres que são atendidas na unidade", destacou a primeira-dama, Camila Holanda. 

O evento homenageará três mulheres cujas trajetórias se destacam na história da cidade. A assistente social Sandra Torres, que ocupou o cargo de vice-prefeita de São Luís, a médica maranhense Maria Aragão e a farmacêutica cearense e ativista Maria da Penha. Para homenagear as mulheres, as servidoras do hospital farão uma representação teatral na qual destacarão a trajetória das reverenciadas. 

 SERVIÇOS

Segundo o planejamento dos organizadores do Todos por São Luís, serão ofertados, além das consultas de ginecologia, vacinas e ainda medição de pressão arterial e glicose. Equipes compostas por enfermeiros realizarão coletas para exames da Papanicolau que serve para detectar alterações e doenças do colo do útero, como inflamações, HPV e câncer.

Ginecologistas do Hospital da Mulher estarão no local para atender às pacientes. Os excedentes de consultas para a especialidade e outras oferecidas pela unidade de saúde da rede municipal serão encaminhadas para serem atendidas na semana subseqüente à programação.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem