agencia

Notícias

Domingo, 05/04/2020 - 09h13

Prefeitura de São Luís inicia nesta segunda-feira (6) novo cronograma de vacinação contra Influenza/H1N1

Desta vez, serão contemplados público-alvo cujo nome comece pelas letras de E a J; drive thur e vacinação nas escolas em horários diferenciados permanece; uma das novidades é a vacinação voltada para caminhoneiros nos dias 7 e 8

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís inicia nesta terça-feira (7) novo cronograma de vacinação contra Influenza/H1N1A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  inicia uma nova fase da campanha de vacinação contra a Influenza/H1N1 nesta segunda-feira (6), obedecendo à estratégia de imunização por ordem alfabética, no intuito de evitar aglomeração de pessoas e o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Nesta semana, além do público-alvo - crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos e profissionais de saúde cujos nomes comecem pelas letras E a J - também serão vacinados caminhoneiros. Desde o início da campanha, que tem a parceria do Governo do Estado, conforme dados da Coordenação de Imunização da Semus,  já foram vacinadas mais de 136 mil pessoas. 

Por conta do feriado de Sexta-feira Santa - 10 de abril - neste dia, os pontos de vacinação estarão fechados. A vacina para caminhoneiros acontecerá na terça-feira (7) e quarta-feira (8), das 9h às 12h, em dois postos de combustíveis - Posto Jumbo, dia 07,e Magnólia 2000,  dia 08, ambos na BR- 135.  O Posto Jumbo fica no KM- 05 e o Magnólia, no KM-08.

O drive thru, para vacinação exclusiva de idosos, continuará ocorrendo na Avenida do Contorno, no Complexo Castelinho, na área de provas do Detran. A vacinação, antes realizada nas unidades de saúde, continuará ocorrendo somente nas 12 escolas determinadas pela Prefeitura, com objetivo de garantir segurança a cada cidadão diante da pandemia da Covid-19, uma vez que ambientes de média e grande aglomerações não são recomendados devido ao alto nível de contaminação que o novo vírus oferece.

Nas escolas, o público idoso permanecerá sendo vacinado no período da manhã, das 8h às 12h, e as crianças continuarão sendo vacinadas no turno da tarde, das 13h às 17h.

"Seguindo orientação do prefeito Edivaldo, fizemos uma série de mudanças nas estratégias que visavam não apenas vacinar o maior número de pessoas possíveis, mas também garantir que não houvessem aglomerações. Todas se mostraram muito exitosas, vacinamos em média de 7 mil a 10 mil pessoas por dia e todos perceberam a organização e agilidade no atendimento", observou o secretário da Saúde, Lula Fylho.  
Os postos de vacinação desta nova etapa da campanha funcionarão exclusivamente nas seguintes unidades de ensino:

1. Colégio Militar Tiradentes  - Rua Gabriela Mistral, S/Nº, Vila Palmeira
2. IEMA - Rua Oswaldo Cruz, Centro (antigo colégio Marista)
3. CE João Paulo II - Avenida 5, s/n. Turu.
4. UI Padre Newton Pereira -Av. Leste Oeste, 500. Cohatrac I
5. UEB Rosalia Freire - Avenida dos Portugueses, 1000. Anjo da Guarda
6. UEB Rubem Almeida - Rua da Mangueira, 400B, Coroadinho.
7. CE Cruzeiro do Sul  -Estrada da Vila Nova, S/Nº, Vila Nova
8. UEB Laura Rosa - Rua Marly Sarney, qd. 10, s/n. Conj. Nice Lobão (Cidade Operária)
9. CE Júlio de Mesquita Filho -Av. 2, S/Nº, Cohab Anil I
10. CE José Nascimento de Moraes - Av. B Qd. 13, S/Nº, Vinhais
11.UEB Ana Lúcia Chaves Fecury  - Rua Santo Antônio, 200. São Bernardo
12.UEB MARIANA PAVÃO –  AV. CONTORNO, Nº 100, RIO ANIL

O cronograma de vacinação será o seguinte:

- Dia 6/04: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras E e F
- Dia 7/04: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras E e F
- Dia 8/04: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras G, H e I 
- Dia 9/04: idosos e crianças cujo nome começa pela letra J

O cronograma com as demais letras será informado em breve, mas está garantido. De segunda à quinta-feira equipes da Semus também estarão realizando vacinação domiciliar, agendadas, nas áreas de influência das unidades de saúde, bem como condomínios cadastrados através. Para novos agendamentos para este serviço especializado de aplicação de doses, está em fase final de montagem um sistema de call center, cujo números deverão ser divulgados pela Prefeitura nos próximos dias. 

 
DOSES
Até sexta-feira (3), a Semus vacinou pessoas cujos nomes tinham iniciais de A a D. A iniciativa de separar o público-alvo por ordem alfabética foi idealizada pela gestão do prefeito Edivaldo. Durante esse cronograma estratégico, que foi iniciado no dia 30 de março, milhares de pessoas procuraram os postos instalados pela secretaria nas escolas da rede municipal, por serem ambientes arejados e com mais espaço para abrigar o público-alvo. Com a estratégia, a Semus vacinou 136.820 pessoas contra a gripe do tipo influenza /H1N1, resultado positivo e que se deve, também, ao auxílio do sistema drive thru, que continua funcionando nesta nova fase.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem