agencia

Notícias

Sábado, 11/04/2020 - 08h10

Ações lúdicas levam entretenimento e informação a alunos e comunidade escolar da Prefeitura de São Luís durante isolamento social

De mensagem cantada a vídeos com dicas de estudantes do Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação, a rede municipal se torna canal de difusão de atividades durante período da quarentena por conta do novo coronavírus

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Ações lúdicas levam entretenimento e informação a alunos e comunidade escolar da Prefeitura de São Luís durante isolamento socialO mundo está vivendo um momento atípico, onde todos têm que adaptar rotinas e se reinventar. Com a rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís, não foi diferente. Os 86 mil estudantes tiveram seu período de férias antecipado por decreto do prefeito Edivaldo Holanda Junior como medida para tentar controlar a transmissão da Covid-19. E com as crianças e adolescentes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental em casa, ideias começaram a surgir. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) sentiu a necessidade de levar uma mensagem às crianças sobre a importância de seguir as orientações das autoridades de saúde neste período de quarentena. Para tanto, criou o projeto “Uma Lição Sobre Higienização”, que foi encorporado pelo programa Educar Mais e utiliza a linguagem de sinais- Libras. 

“Tivemos o cuidado de passar a mensagem tão importante de higienização, juntando esforços no combate ao coronavírus, em uma linguagem que as crianças e adolescentes tivessem afinidade. Então, unimos a música, o lúdico e a inclusão por meio da Libras, para falar da necessidade de lavar as mãos, de não ter contato físico nesse momento e principalmente de não sair de casa”, explicou o secretário da Semed Moacir Feitosa destacando que todas as ações segue orientação do prefeito Edivaldo.

Com a mensagem “É pra todo mundo cantar junto e aprender a lição!”, o vídeo foi disparado por aplicativo de mensagem dos gestores escolares, coordenadores, professores, com a intenção de chegar a todas as crianças da rede e a toda comunidade escolar. A equipe da Assessoria de Comunicação da Semed (Ascom) deu forma à ideia que teve a participação da contadora de histórias surda da rede, Raissa Borralho e colaboração do professor de música da rede municipal, Francisco Williams, que deu melodia à letra, apostando no ritmo embolada.

“A mensagem cantada, no ritmo nordestino, reforça os conselhos básicos, de uma forma que fixa na cabeça: Lavem a mão direitinho/Com água e sabão./Fique dentro de casa/ Não teima não”, disse a superintendente de Comunicação da Semed, Anne Glauce Freire.

LABIMAGINAÇÃO

Como o nome já sugere, o projeto nasceu na quarentena, da inquietação de estudantes e professores do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades e Superdotação (NEECAHS), da rede municipal de ensino.  “Acostumados ao processo de criação do Núcleo, os estudantes estão sentindo falta das atividades, então foi lançada a proposta no grupo de WhatsApp que mantemos com os pais e estudantes do Núcleo. A partir daí, foram surgindo várias ideias”, conta a coordenadora do NEECAHS, Sandreliza Motta.

O projeto LabImaginação tem como propósito valorizar e potencializar a imaginação dos estudantes por meio do compartilhamento das ideias deles nas redes sociais, com a intenção de inspirar outros estudantes.

No vídeo, o estudante Roberto Ayala, 10 anos, do Núcleo de Robótica do NEECAHS, conta que está aproveitando a variedade de livros digitais disponíveis e dá algumas dicas de livros impressos. “Gosto muito de três livros. São eles: Aventuras de Meninos, de Mitsuru Adachi, da série L&PM Pocket Mangá; O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry; e um gibi do Pato Donald”, sugere.

Já Fernando da Silva Sá, 12 anos, do Núcleo de Artes do Neecahs, mostra os primeiros passos de como jogar xadrez. “A rainha é minha peça preferida, ela pode andar em todas as direções do tabuleiro, com número ilimitado de casas”, ensina. Os vídeos do LabImaginação estão em processo de edição e devem ser disponibilizados, próxima semana, na conta do NEECAHS no Instagram: @neecahs_ma.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem