agencia

Notícias

Quinta-feira, 07/05/2020 - 11h37

Prefeitura de São Luís intensifica ações de limpeza de espaços públicos de maior circulação durante lockdown

Medidas que já vinham sendo executadas, foram reforçadas e integram um pacote maior de iniciativas que estão sendo implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo contra a pandemia do novo coronavírus

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís intensifica ações de limpeza de espaços públicos de maior circulação durante lockdown

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, está intensificando a higienização de espaços públicos de grande circulação durante o lockdown. A ação integra um pacote maior de iniciativas que estão sendo implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As ações estão sendo realizadas em pontos de ônibus, terminais de integração do transporte urbano, além de serviços de capina, roçagem, coleta domiciliar. Nesta quinta-feira (7), os agentes de limpeza realizaram a higienização na área da feira da Cidade Operária e no Terminal do São Cristóvão, entre outros locais.

Nos últimos dias, as equipes de limpeza da Prefeitura realizaram higienização em diversos espaços públicos da capital, como o Terminal de Integração da Cohama/Vinhais, Mercado da Vila Palmeira e Feira da Cidade Operária, ação que se estenderá por diversos outros logradouros nos próximos dias.

No caso dos pontos de ônibus, o Comitê Gestor tem colocado em ação um planejamento de limpeza e higienização em vários pontos da cidade, durante a semana. Nesta quinta-feira (7), as ações ocorreram nas paradas próximas ao Hospital Nina Rodrigues e no Hospital Centro Médico, no bairro Monte Castelo. No bairro Filipinho/Sítio Leal, a higienização foi programada para os pontos próximos ao Centro de Atendimento Integral à Saúde do Idoso (Caisi) e Centro de Ensino Médio Filipinho.

As equipes de limpeza agiram também no bairro do Anil, nas adjacências do Posto de Saúde local. No Centro, as ações foram localizadas na área do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), Hospital Universitário Presidente Dutra e Complexo Hospitalar Materno Infantil do Maranhão. As ações também foram estendidas para o ponto próximo ao UDI Hospital, no bairro Jaracati.

LIMPEZA DE ROTINA

A Prefeitura vem mantendo, por se tratar de serviço essencial à cidade, a rotina de serviços como coleta de lixo, capina, roçagem e conservação em geral dos espaços públicos da capital, que garantem o asseio de logradouros e, consequentemente, a saúde da população. Por isso, equipes de limpeza também estão mobilizadas no trabalho de capina e varrição em diversos espaços e avenidas da capital, especialmente nos grandes corredores de tráfego, como a Via Expressa e avenidas como Jerônimo de Albuquerque, que percorre bairros como Cohafuma, Vinhais, Cohama, Bequimão, Angelim e Cohab; também ao longo da Avenida Kennedy (Centro, e também a Avenida Jackson Lago, na Península da Ponta d’Areia.

A coleta de lixo também foi uma das ações que tiveram de ser intensificadas neste período, possibilitando que as pessoas continuem embalando seus resíduos e deixando-os nos mesmos lugares de sempre, em dias e horários habituais.

A Prefeitura enfatiza que no caso dos resíduos gerados por pacientes em isolamento domiciliar ou por quem lhe presta assistência, em caso suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), devem redobrar a atenção na hora de acondicionar os resíduos para coleta. Estes devem ser separados, colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, fechados com lacre ou nó e não ocupar mais que 2/3 de sua capacidade, além de, posteriormente, será colocado em um segundo saco.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem