agencia

Notícias

Quinta-feira, 07/05/2020 - 18h04

Prefeitura de São Luís percorre Cidade Operária, Praia Grande, Anjo da Guarda e outros bairros para fazer cumprir medidas restritivas durante lockdown

Nesta quinta-feira (7), a Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo Salva-Vidas estiveram com ações em diversos bairros fiscalizando e orientando comerciantes e população sobre as regras do isolamento

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís percorre Cidade Operária, Praia Grande, Anjo da Guarda e outros bairros para fazer cumprir medidas restritivas durante lockdownA Prefeitura de São Luís tem realizado fiscalizações em bairros da capital a fim de atender denúncias sobre o funcionamento de estabelecimentos comerciais de serviços não essenciais, como bares, lanchonetes e salões de beleza, pequenas lojas de confecções e barbearias que insistem em permanecerem abertos, descumprindo as regras estabelecidas por meio de medida restritiva (lockdown) adotada pelo Governo do Estado em atendimento à determinação judicial. Nesta quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo Salva-Vidas esteve com ações na Cidade Operária, Praia Grande, Anjo da Guarda, entre outros. 

Atuando com a Blitz Urbana, órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), guardas municipais estiveram em uma ação na Cidade Operária, onde várias barracas da feira do bairro e bares comerciais  funcionavam em desacordo com os decretos do Estado e do Município, com grande aglomeração de clientes sem o uso de máscaras. Todos os estabelecimentos foram orientados a fechar as portas. 

Em ação conjunta com as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e abastecimento (Semapa), guardas municipais também estiveram na  feira livre da Praia Grande, onde teve início a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros por meio de serviço de drive thru.

Por sua vez, o Grupo de Apoio ao Turismo (GAT) da Guarda Municipal esteve no bairro Anjo da Guarda, em ação preventiva com a Vigilância Sanitária do Município para orientar bares, restaurantes, pequenos comércios de serviços não essenciais a baixarem as portas em cumprimento ao o Decreto Estadual n° 35.784. 

O  titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro,  ressalta que a corporação tem sido incansável em ações que têm contribuindo para preservar a saúde da população de São Luís. “A Guarda Municipal segue recomendações do prefeito Edivaldo, e nesse momento de pandemia fica ainda mais perceptível o valor e a coragem de cada homem e mulher que atua na corporação”, destaca.

DEFESA CIVIL

As equipes da Defesa Civil da Prefeitura de São Luís também estão na linha de frente de atuação preventiva contra o coronavírus, com visitas sistemáticas aos bairros da capital, como o João Paulo,  Vila Isabel, Vila Bacanga e Vila Cerâmica, com orientações sobre prevenção, uso de máscaras, distanciamento e isolamento social.

Ainda como parte da atuação da Defesa Civil, a pasta cedeu um caminhão para ajudar na arrecadação de alimentos doados pela Central de Abastecimento de São Luís (Ceasa). A ação foi realizada em parceria com a regional da Cruz Vermelha no Maranhão e os alimentos arrecadados serão distribuídos entre pessoas em situação de vulnerabilidade que são acompanhadas pelo município.  

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem