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Terça-feira, 26/05/2020 - 21h17

Prefeitura de São Luís investe em mobilidade urbana com construção de pontes em bairros da cidade

Obras eram reivindicações antigas das comunidades que terão mais qualidade de vida após a conclusão dos trabalhos que integram o programa São Luís em Obras; nos locais, operários seguem regras para prevenção à Covid-19

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Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo investe em mobilidade urbana com construção de pontes em bairros da cidadeA Prefeitura de São Luís, tomando os devidos cuidados indicados pelas autoridades de saúde quanto à prevenção da Covid-19,  avança com o plano estratégico de construção de pontes de concreto armado em vários pontos da cidade como Recanto Verde, São Cristóvão e, nesta semana, serão iniciadas as perfurações no solo para construção das fundações da ponte do Maracanã. Estas ações integram o programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, que tem impactado a cidade com ações estruturantes, como reforma de praças, mercados, asfaltamentos, drenagem, entre outras.

“Nossa gestão tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida da nossa população e o programa São Luís em Obras é uma ferramenta importante neste sentido. Um dos eixos do programa são as construções de pontes, reivindicações antigas e importantes das comunidades, pois propicia a ligação entre bairros, facilitando o trânsito de pessoas e também de veículos, auxiliando o sistema viário das grandes avenidas, desafogando o trânsito em horários de grande movimentação”, ressaltou o prefeito Edivaldo.

Uma das obras mais adiantadas, no momento, é a Ponte do Baixão, localizada no final da Avenida 2, no bairro Jardim São Cristóvão. A ponte transpõe um trecho do Rio Paciência, que tem servido como canal de escoamento pluvial e que anualmente recebe grande fluxo de enxurrada, vindo de vários bairros adjacentes.

Na Ponte do Baixão, a Prefeitura já concluiu a estrutura de fundação, que é toda em concreto armado. Também está terminada a construção da parede de concreto de uma das cabeceiras da ponte, adjacente à Avenida 2. A próxima etapa é a parede lateral da cabeceira restante, para ligação com a Avenida Paulo VI, sobre o trecho do Rio Paciência.

O projeto prevê  uma estrutura com 10 metros de extensão e passeio para pedestres nas duas laterais. Também está previsto o asfaltamento das duas avenidas e outras vias do entorno e implantação de tubulação para drenagem da água das chuvas. A obra vai permitir maior fluidez no trânsito, garantido mobilidade para moradores e para quem trafega pela região da Cidade Operária, São Raimundo e São Cristóvão.

RECANTO VERDE

Na zona rural de São Luís, ao longo da rodovia BR-135, a Prefeitura está construindo uma ponte de concreto no bairro que transpõe um riacho (afluente do Rio da Prata), interligando os bairros Vila Itamar e Recanto Verde, facilitando o tráfego de pessoas e veículos, acabando com um problema de décadas na região: a falta de acessibilidade.

No local já foi concluída a fase de terraplanagem e será iniciada a construção das fundações, com a cravação das estacas de concreto armado medindo entre 6 a 8 metros de comprimento cada. A máquina bate-estaca está sendo instalada no local nesta semana.

A Ponte do Recanto Verde será construída em concreto armado com 36 metros de extensão e 10,5 metros de largura, com passeio para pedestre nos dois sentidos e drenagem pluvial. O projeto prevê ainda asfaltamento de vias e outras melhorias na região.

A Prefeitura também deve iniciar nesta semana a cravação de estacas da ponte que está construindo no bairro Maracanã. No local, também já concluída a limpeza do terreno e terraplanagem e as equipes estão preparando a máquina bate-estaca para dar início às fundações da estrutura.

SÃO LUÍS EM OBRAS

A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo, que tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde e escolas, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

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