agencia

Notícias

Quarta-feira, 03/06/2020 - 15h43

Prefeitura de São Luís inicia etapa de readequação dos retornos em obra de intervenção viária na Avenida Daniel de La Touche

Trabalho é realizado pela gestão do prefeito Edivaldo por meio do programa São Luís em Obras e tem como objetivo melhorar tráfego na região da Cohama; serviços de intervenção seguem normas de prevenção à Covid-19

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís inicia etapa de readequação dos retornos em obra de intervenção viária na Avenida Daniel de La Touche

Nesta semana, as equipes da Prefeitura de São Luís estão construindo os acessos adjacentes à Avenida Daniel de La Touche, no trecho que dá acesso ao bairro Cohama, fazendo passagens de pedestres, meios-fios e calçadas em obra que abrange nova configuração geométrica e alargamento da via. O serviço, que integra o macroprograma São Luís em Obras, visa ampliar e requalificar o trânsito na avenida, dando maior fluidez ao tráfego de veículos ao mesmo tempo em que garante mais segurança e conforto para motoristas e pedestres que transitam pelo local. A intervenção é mais uma frente de trabalho da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que mantém ações de infraestrutura e urbanização em vários pontos da capital como asfaltamento de vias e avenidas de bairros, reforma de mercados, praças, escolas e unidades de saúde, construção de pontes e obras de drenagem profunda e superficial. Os canteiros de obras obedecem às normas sanitárias para combate ao novo coronavírus (Covid-19). 

A obra soma-se ao conjunto de intervenções já realizadas pelo prefeito Edivaldo em áreas de grade fluxo de veículos da capital. Na Avenida Daniel de La Touche será realizado o alargamento da via e a restruturação do conjunto semafórico, o que garantirá mais fluidez ao tráfego na região. 

Está previsto para os próximos dias o início do processo de imprimação da nova faixa de tráfego. A imprimação consiste na aplicação de material asfáltico em estado líquido (tipo de betume), sobre a base que havia sido terraplanada, nivelada e compactada na semana passada. A imprimação serve como substância de ligação e vai dar maior consistência à camada de asfalto que será aplicada logo em seguida, do tipo Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

Enquanto isso, as equipes da Prefeitura trabalham nos acessos laterais e readequação do retorno de quadra. Este trabalho envolve a retirada do calçamento e meios-fios antigos e substituição por novas peças de concreto, alinhando-se à nova formatação do retorno. Paralelamente, estão sendo feitas passagens de pedestres nos dois extremos transversais da avenida, propiciando maior segurança nos acessos ao bairro.

MELHORIAS

A mudança na geometria do trânsito neste trecho vai proporcionar a criação de um cruzamento simples, duplicando o volume de tráfego sem engarrafar o trânsito, diminuindo o tempo de deslocamento dos veículos. Outra mudança será no conjunto semafórico. O equipamento atual será deslocado para um novo cruzamento que ficará à altura da Rua 24 (Rua da Caixa d’Água da Cohama).


Vale lembrar que, desde o ano passado, a Prefeitura vem executando mudanças na configuração geométrica e implantação de nova sinalização na Rua do Aririzal, no ponto de encontro desta via com a Avenida Daniel de La Touche, um trecho onde havia constantes engarrafamentos.

As intervenções na Avenida Daniel de La Touche se somam às demais ações promovidas nessa via e em outras da região, como a que foi realizada na Cohab, em um trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do Supermercado Mateus e em outro da mesma avenida, nas proximidades do Hospital São Domingos.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto de 2019 e inclui obras de infraestrutura com pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital nas últimas décadas. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem