agencia

Notícias

Segunda-feira, 08/06/2020 - 15h57

Prefeitura de São Luís retoma coleta seletiva de recicláveis em domicílio e por agendamento

População volta a contar com o serviço implementado pela gestão do prefeito Edivaldo interrompido por conta da pandemia; para solicitar a retirada do material, basta agendar por meio do WhatsApp (98) 99188-9990

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís retoma coleta seletiva de resíduos recicláveis em domicílioA Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), deu início nesta segunda-feira (8), à retomada do serviço de coleta seletiva de resíduos recicláveis em domicílio, por agendamento, que havia sido suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19. Todo o trabalho está sendo feito seguindo as normas sanitárias definidas pelas autoridades de saúde no combate ao novo coronavírus. A ação complementa as estratégias implantadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para desenvolver e modernizar a política de resíduos sólidos na capital. A população já pode solicitar o serviço, via celular, pelo número (98) 99188-9990 (WhatsApp). É possível agendar a coleta seletiva em domicílio quando a quantidade de material acumulado seja igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande.

Durante o atendimento pelo aplicativo de menagens, a coleta seletiva será marcada, com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda a sábado. O material não deve ser disposto na rua, pois os profissionais da coleta seletiva baterão na porta para receber o material ou pedir para interfonar, no caso de condomínio. O material coletado será entregue às cooperativas de catadores que realizam o serviço de triagem e encaminham para a reciclagem, que possibilita que menos recursos ambientais sejam utilizados nos processos de consumo.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, comentou a retomada do serviço. “O processo de coleta seletiva que disponibilizamos na nossa cidade estava em fase inicial quando foi interrompido por causa da pandemia. Por ser um processo inicial, a implantação é realizada por etapas e essa primeira etapa é exatamente para incentivarmos às pessoas a fazerem a separação correta na comodidade do seu lar, bastando se comprometer em agendar a coleta via WhatsApp”, explicou, ressaltando que os gentes de limpeza passam diariamente por processos de higienização e desinfecção, e este procedimento será mantido enquanto for necessário para enfrentar a contaminação pelo Covid-19.

Carolina Estrela reforçou a necessidade de se retomar aos poucos as atividades do cotidiano e de trabalho, na cidade, mas sem se descuidar das precauções com higienização e distanciamento social. Ressaltando-se a preocupação com as pessoas que trabalham nas cooperativas de catadores, uma atividade importante e que serve de sustento para muitas famílias. Todas estas medidas fazem parte das políticas de profissionalização da gestão de resíduos sólidos implantadas na gestão do prefeito Edivaldo, que tem ampliado e modernizado o sistema de limpeza urbana, atendendo a todas as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, tornando São Luís a capital do Nordeste com maior taxa de reciclagem.

RECICLAGEM

Hoje, São Luís tem o maior índice de reciclagem da região Nordeste, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS). São Luís recicla 5,44% de todo o lixo que produz. Quando o prefeito Edivaldo assumiu a gestão, em 2013, a capital reciclava apenas 0,12% do lixo que produzia. Além de São Luís, somente João Pessoa (PB) tem taxas superior a 1% na região.

São Luís é também uma das cidades brasileiras que mais atendem às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fazendo a destinação adequada dos resíduos em um dos aterros sanitários mais modernos do país, a Central de Gerenciamento Ambiental Titara. A Prefeitura mantém ainda ações permanentes de educação ambiental por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza e inseriu as cooperativas de catadores de materiais recicláveis ao sistema de limpeza urbana, gerando emprego e renda para estes profissionais.

SAIBA MAIS 

Como solicitar o serviço?

É possível solicitar a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado seja igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande. Você deverá entrar em contato para agendamento através do aplicativo whatsApp por meio de número (98) 99188-9990.

Como é realizada a coleta do material?

Durante o atendimento pelo WhatsApp a coleta seletiva será agendada, com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda a sábado. O material não deve ser disposto na rua, pois a coleta seletiva irá bater em sua porta para receber o material ou pedir para sua portaria interfonar, caso você more em condomínio. O veículo da Coleta Seletiva São Luís é devidamente identificado. O serviço é gratuito. 

Qual o destino do material coletado?

O material coletado será entregue às cooperativas de catadores que realizam o serviço de triagem e encaminham para a reciclagem, que possibilita que menos recursos ambientais sejam utilizados nos processos de consumo.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem