agencia

Notícias

Sexta-feira, 19/06/2020 - 13h50

Prefeitura de São Luís investe em mobilidade urbana e avança com a obra da Ponte do Baixão, no Jardim São Cristóvão

Nesta semana foi concluída concretagem da pré-lage da ponte; outros bairros que estão com obras de pontes avançadas são Recanto Verde e Fumacê; serviços integram o programa São Luís em Obras, o maior da história da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo investe em mobilidade e conclui concretagem da pré-lage da Ponde do BaixãoA Prefeitura de São Luís está intensificando a construção de pontes em áreas estratégicas da capital, promovendo mobilidade às pessoas e fluidez ao trânsito de veículos em locais de difícil acesso, em bairros entrecortados por canais pluviais, rios e riachos. Nesta semana, foi concluída a concretagem da pré-laje da Ponte do Baixão, no Jardim São Cristóvão. Estas ações integram o programa São Luís em Obras, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que tem impactado a cidade com dezenas de intervenções urbanísticas e estruturantes.

“A construção de pontes de concreto é uma demanda das comunidades, que antes utilizavam caminhos improvisados, precários e inseguros e vão poder usufruir de estruturas firmes e duradouras, interligando bairros e promovendo maior acessibilidade e qualidade de vida para a população”, disse o prefeito Edivaldo.

No caso da Ponte do Baixão, com o término da concretagem da pré-laje, será necessário um processo de secagem, ou cura, da estrutura, para dar início à etapa posterior, que é a concretagem da laje propriamente dita, que vai receber a camada de asfalto posteriormente. A secagem, ou solidificação, dura cerca de 20 dias.

A Ponte do Baixão está localizada no bairro Jardim São Cristóvão, no fim da Avenida 2, fazendo ligação com a Avenida Paulo VI, sobre o trecho do Rio Paciência. O projeto prevê uma estrutura com 10 metros de extensão e passeio para pedestres nas duas laterais. Também está previsto o asfaltamento das duas avenidas e outras vias do entorno e tubulação para drenagem da água das chuvas. A obra vai permitir maior fluidez no trânsito, garantido mobilidade para moradores e para quem trafega pela região da Cidade Operária, São Raimundo e São Cristóvão.

RECANTO VERDE

No bairro Recanto Verde, localizado na zona rural de São Luís, ao longo da rodovia BR-135, a ponte de concreto que a Prefeitura está construindo está na fase de cravação de estacas. A estrutura vai servir para transpor um afluente do Rio da Prata, interligando os bairros Vila Itamar e Recanto Verde.

No local, já foi concluída a fase de movimentação de solo para aterramento das cabeceiras, bem como a terraplanagem com a cravação das estacas de concreto armado medindo entre 6 a 8 metros de comprimento cada.

A Ponte do Recanto Verde será construída em concreto armado com 36 metros de extensão e 10,5 metros de largura, com passeio para pedestre nos dois sentidos e drenagem pluvial. O projeto prevê ainda asfaltamento de vias e outras melhorias na região.

FUMACÊ

A Prefeitura também está intensificando a construção de uma ponte na área Itaqui-Bacanga, interligando os bairros Fumacê e Anjo da Guarda. Nesta semana, os trabalhos em andamento foram direcionados ao desassoreamento (limpeza, desobstrução) do riacho, drenagem e aterramento das cabeceiras para posteriormente iniciar a cravação das estacas. Está prevista ainda a pavimentação de 4 km de ruas no bairro.

A ponte está sendo construída no cruzamento da Rua Dr. Salomão com a Avenida Polinésia. Terá 10 metros de extensão em concreto armado e substituirá a estrutura improvisada de madeira utilizada atualmente pela população e que não oferece segurança a quem precisa passar por ela todos os dias.

SÃO LUÍS EM OBRAS

A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo, que tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde e escolas, além de já ter executado em 2019 mais de 200 km de pavimentação em diversas regiões da capital, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem