agencia

Notícias

Segunda-feira, 22/06/2020 - 15h04

Prefeitura de São Luís avança com serviços de drenagem na região do Santa Bárbara e em outros bairros da capital

Ações integram o programa São Luís em Obras e, após concluídas, vão melhorar a qualidade de vida da população a partir do maior pacote de serviços da história da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís avança com serviços de drenagem na região do Santa Bárbara e em outros bairros da capital

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), avança com frentes de trabalho em pontos estratégicos da cidade, a partir do programa São Luís em Obras. Nesta semana, destaque para o serviço de drenagem profunda e superficial na região do bairro Santa Bárbara, onde as equipes trabalham para concluir os serviços na Avenida da Saudade, no trecho de acesso ao bairro São Raimundo. O prefeito Edivaldo Holanda Junior tem acompanhado de perto o andamento dos trabalho. No último sábado (20), ele vistoriou várias obras, entre elas, a da Santa Bárbara. 

“Estamos implantando o maior programa de drenagem profunda e superficial já feito pelo município na região do bairro Santa Bárbara, uma área que historicamente tem sofrido com alagamentos no período de chuva, pois se trata de um local de convergência da enxurrada de outros bairros vizinhos. Serão cerca de 12 km de drenagem profunda e mais de 20 km de asfaltamento”, ressaltou o prefeito Edivaldo.

Na Avenida da Saudade, próximo ao cemitério do Cajupe, foi construído um dissipador, isto é, uma estrutura de concreto armado e paredes de alvenaria com cerca de 70 metros de extensão e que vai ser interligada à rede de drenagem da região, distribuindo o fluxo pluvial para uma área desabitada, onde outrora foi um córrego.

Além do dissipador, vale lembrar que já foi concluída a construção de aproximadamente 60 metros de bueiro simples (2,50m x 2,50m), sete poços de visita, implantação de 20 unidades de tubulação Polietileno de Alta Densidade ( PEAD) de 1.050mm de diâmetro, 36 unidade de aduelas (manilhas ou galerias) de 2,50m x 2,50m, aterramento da área de lançamento e execução de três unidades de boca de lobo simples, entre outras ações.

Destaque ainda para os serviços na Rua São Jerônimo, onde já foram construídos bueiros duplos (medindo 1,80m x 2,00m cada); finalizados 740 unidades de aduelas (galerias) de 2,50m x 1,80m; sete poços de visita, seis bocas de lobo dupla (BLD) e mais 80 metros de calçada e passeio.

Na Rua São Raimundo, já foi executada a implantação de 75 unidades de tubulação PEAD de 70mm de diâmetro, 19 poços de visita e 19 bocas de lobo dupla. Na Rua Bom Jesus foi concluída a implantação de 22 unidades de tubulação PEAD de 1.050mm de diâmetro, 10 poços de visita e 10 bocas de lobo dupla.

DIVINÉIA

Além da região do bairro Santa Bárbara, uma importante frente de trabalho está em andamento na região do polo Divinéia. No local, estão sendo implantados cerca de 11 km de drenagem profunda e mais 6 km de pavimentação.

Nos últimos dias, os trabalhos foram concentrados no aterramento da tubulação implantada na Travessa Teixeira. Na Avenida Argentina foi concluída a fixação de poços de visita e, no canteiro de obras, está sendo finalizada a concretagem de tampas de poços de visita, bem como a concretagem de blocos pré-moldados de boca de lobo, entre outros serviços.

O programa São Luís em Obras está executando serviços de drenagem (profunda e/ou superficial) na Travessa Paulo VI, localizada no Ipem São Cristóvão; Tibiri e Rio Grande (ou Rio do Meio) na zona rural; na Travessa da Rua 201 e Avenida Oeste Externa, ambas na Cidade Operária; limpeza e fechamento de galeria na Rua Vila Sésamo, Centro.

Com o programa São Luís em Obras, o prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde e escolas, além de já ter executado em 2019 mais de 200 km de pavimentação em diversas regiões da capital, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem