agencia

Notícias

Terça-feira, 23/06/2020 - 17h00

Prefeitura de São Luís investe em infraestrutura e leva asfaltamento para a zona rural da capital

Gestor vistoriou obras da Vila Sarney onde estão sendo implantados 13 km de pavimentação e também drenagem; além da Vila Sarney outros bairros da zona rural como Tibriri e Recanto Verde recebem serviços do programa São Luís em Obras

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís investe em infraestrutura e leva asfaltamento para a zona rural da capital

O prefeito Edivaldo Holanda Junior tem realizado grandes obras de infraestrutura na zona rural de São Luís por meio do programa São Luís em Obras. Nesta terça-feira (23), o gestor vistoriou as ações de urbanização na região da Vila Sarney. Na região, a Prefeitura iniciou a implantação de 13 km de asfalto em dezenas de ruas e avenidas que receberão pavimentação pela primeira vez. Também será implantada rede de drenagem. Além da Vila Sarney, os serviços vão beneficiar moradores dos bairros Vila Industrial, Vila Nova República e Vila Primavera. Entre os benefícios está a criação de um novo corredor viário na região, interligando os bairros ao Maracanã, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores.

Durante a vistoria, o prefeito Edivaldo destacou a importância das obras em curso na Vila Sarney e enfatizou as iniciativas do programa São Luís em Obras estendidas para várias comunidades da zona rural de São Luís. “A zona rural de São Luís está recebendo o maior investimento em infraestrutura de sua história após décadas de espera. Por meio do programa São Luís em Obras estamos urbanizando os bairros da área rural, executando obras de drenagem, asfaltamento, a implantação de novos acessos e corredores viários entre outras melhorias fundamentais para o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades. Além da Vila Sarney, estamos com obras importantes nas regiões do Santa Bárbara, que abrange mais de 60 mil pessoas, na região do Tibiri, no Recanto Verde e Vila Itamar”, destacou o gestor municipal.

Na Vila Sarney, as equipes estão trabalhando, simultaneamente, na terraplanagem e nivelamento das ruas para posterior pavimentação (imprimação com betume e aplicação do asfaltamento propriamente dito), que já está sendo efetivado em algumas das dezenas de vias que integram o pacote de urbanização pensado para o local. Em algumas vias, como a Rua São Benedito, os serviços já estão perto de serem concluídos.

Os 13 km de pavimentação incluem a implantação de um novo eixo viário de 2 km de extensão que interligará os bairros do entorno da Vila Sarney (Vila Industrial e Vila Primavera) ao Maracanã. Com isto, a mobilidade urbana será reforçada já que atualmente as vias da região são praticamente estradas vicinais quase sem estrutura. Além de ficar mais seguro, o deslocamento poderá ser feito em menos tempo. O novo corredor será uma alternativa importante de tráfego para os moradores que hoje dependem quase que exclusivamente da BR-135 para se locomover com mais agilidade.

A Rua São Benedito, uma das mais importantes da Vila Sarney e com forte atividade comercial, receberá ainda obras de drenagem profunda. Ao todo, serão cinco pontos de intervenções com obras de drenagem no entorno, acabando com os alagamentos.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, as obras vão promover o desenvolvimento urbano, social e econômico de toda a região. “A Rua São Benedito, na Vila Sarney, onde já estamos com o asfaltamento em execução, tem forte vocação comercial e a implantação do pavimento vai promover os empreendimentos já existentes, bem como fazer com que as residências sejam valorizadas. O mesmo vai ocorrer por todos os bairros do entorno.  Com a implantação de um novo corredor viário que ligará a Vila Sarney e entorno ao Maracanã, vamos facilitar o deslocamento, encurtar as distâncias e garantir o acesso aos serviços de saúde, limpeza, segurança entre outros. Com isso, vamos promover o crescimento urbano e econômico de todos estes bairros”, afirmou o secretário.

MELHORIAS

O serviço que está sendo realizado na Vila Sarney vai garantir mobilidade, valorização dos imóveis, além de mais qualidade de vida para toda a comunidade e já é fruto da expectativa de muitos moradores. Os serviços vão garantir a valorização das residências e promover o desenvolvimento comercial e econômico, que irá se refletir na melhoria dos indicadores sociais da região.

De acordo com a aposentada Alice Oliveira, de 73 anos, a pavimentação das ruas do bairro é um sonho que está sendo realizado. "Essa obra, além de pioneira, é aguardada em nosso bairro há muito tempo. Estamos muito satisfeitos em receber essa intervenção que vai possibilitar uma vida melhor para todos nós. Agora, com o novo asfalto, vai dar até para fazer caminhada no fim da tarde, e deixar a saúde em dias", destacou.

Assim como a aposentada, quem também demonstra satisfação pela obra é o comerciante Albenir Oliveira, de 60 anos. "Ainda estamos muito surpresos com a presença das equipes em nosso bairro, pois não imaginávamos receber uma obra como essa por aqui. Estamos muito felizes e acredito que, quando tudo for concluído, teremos mais qualidade de vida, porque há muito tempo lidamos com a poeira no período mais seco e lama durante as chuvas", frisou o comerciante.

Moradora do Rua São Benedito, a aposentada Elenize Costa, de 66 anos, diz não ver a hora de ter a rua em que reside completamente pavimentada. "Moro no bairro há muito tempo, 40 anos só na Rua São Benedito. Pra mim, é uma felicidade muito grande poder presenciar o trabalho que estão fazendo em todo nosso bairro. Já tivemos de passar por muitas situações complicadas, mas que agora, eu tenho certeza, não fará mais parte da nossa realidade, tudo isso graças ao prefeito Edivaldo, que surpreendeu toda a comunidade ao iniciar essa obra", pontuou.

OBRAS NA ZONA RURAL

Além das ações de urbanização que a Prefeitura de São Luís está realizando na Vila Sarney, outras comunidades da zona rural também estão recebendo ações do programa São Luís em Obras. Uma das mais recentes frentes de trabalho do programa é a drenagem profunda e superficial que está sendo realizada na região do Tibiri, Tibirizinho e Rio do Meio, bairros que estão muito próximos entre si e, juntos, formam uma área habitacional composta por milhares de pessoas, cerca de 8 mil famílias, localizadas na altura do km 3 da BR-135.

No local já foram concluídos os serviços de drenagem profunda e estão sendo executadas as obras de drenagem superficial. Destaque para os 200 metros de implantação de drenagem profunda na Rua do Matadouro, com a instalação de tubos de concreto armado de 1.200 milímetros de diâmetro, além da construção de poços de visita (PV) e galerias do tipo bocas de lobo para captação das águas pluviais. Ainda há no programa a implantação de quase 7 km de pavimentação no Tibiri, Tibirizinho e Rio do Meio.

Ainda na zona rural de São Luís, ao longo da BR-135, a Prefeitura está construindo uma ponte de concreto no bairro que transpõe um riacho afluente do Rio da Prata, interligando os bairros da Vila Itamar e Recanto Verde, com objetivo de facilitar o tráfego de pessoas e de veículos, acabando com um problema de décadas na região, que é a falta de acessibilidade. No local, já foi concluída a fase de terraplanagem e está sendo realizada a construção das fundações, com a cravação das estacas de concreto armado medindo entre 6 metros a 8 metros de comprimento cada.

Trata-se de uma obra estruturada em concreto armado com 36 metros de extensão e 10,5 metros de largura, com passeio para pedestre nos dois sentidos e drenagem pluvial. O projeto prevê ainda asfaltamento de vias e outras melhorias na região.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem