agencia

Notícias

Quarta-feira, 24/06/2020 - 09h08

Prefeitura de São Luís realiza campanha de prevenção combinada às Infecções Sexualmente Transmissíveis

Ações ocorrem em bairros e terminais de integração e consistem em estimular o hábito do uso da camisinha, a procura por imunização, a realização de testagem e o tratamento das doenças; ação é parte da politica de saúde do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza campanha de prevenção combinada às Infecções Sexualmente TransmissíveisA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está realizando este mês ações da campanha voltada para a chamada prevenção combinada às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISts) que consiste em estimular o hábito do uso da camisinha, a procura por imunização, a realização de testagem e o tratamento das doenças. Bairros e terminais de integração são alvos da ação destinada à população e também àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e integram as ações de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

O público-alvo da campanha são jovens e adultos na faixa etária entre 15 a 50 anos e que sejam sexualmente ativos. As ações estão sendo realizadas pelas superintendências de Educação em Saúde, Assistência a Rede e Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, através do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA na Rua.

“A campanha seguirá um cronograma que abordará diversos grupos e populações. É importante saber que a prevenção combinada assegura uma vida saudável e tranquila, por isso, o compromisso de nossas equipes para alcançar essas pessoas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

AÇÕES

Durante as ações estão sendo distribuídos preservativos e géis lubrificantes, feitos aconselhamento e rodas de conversa sobre prevenção combinada e também orientações sobre como se proteger do novo coronavirus (Covid-19). “Para este ano, incluímos em nossas abordagens a prevenção do novo coronavírus, realizando ações educativas junto à população, nos mais diversos bairros de São Luís”, observou o coordenador de IST/AIDS do município, Wendel Alencar de Oliveira. Além da Semus, participam da campanha a Associação das Profissionais do Sexo; Grupo Solidariedade e Vida; Pastoral da AIDS e Centro Drag. 

Entre os locais que recebem a campanha estão o Centro de Testagem e Aconselhamento do Anil (CTA-Anil), terminal de integração Cohab/Cohatrac e feira do Bairro de Fátima.  A campanha ocorre desde o dia 19 de junho. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem