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Quinta-feira, 25/06/2020 - 13h40

Prefeitura de São Luís orienta trade turístico da capital sobre reabertura dos estabelecimentos comerciais do setor

Fechados em decorrência da pandemia de covid-19, estabelecimentos devem cumprir normas sanitárias e de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus

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Da Redação - Agência São Luís

Os protocolos e procedimentos de segurança para a reabertura de bares e restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos comerciais deste segmento que estavam fechados em decorrência da pandemia de Covid-19, foram tema de uma palestra realizada na quarta-feira (24) pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus), via Vigilância Sanitária. O público-alvo foi o trade turístico de São Luís, formado por empresários, instituições públicas e privadas do setor. Ação integra as estrategias da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior no combate ao novo coronavírus. 

Cerca de 50 pessoas participaram da palestra, dentre os presenciais e as pessoas que acompanharam tudo por meio da internet. “Buscamos apresentar a todos os interessados diretamente nesta reabertura, que formam o trade, as normas e recomendações de segurança para impedir que os números de contaminados pela Covid-19 volte a crescer”, explicou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo. Estabelecimentos como bares e restaurantes reabrem neste sábado (27), mas devem cumprir as normas sanitárias e de segurança decretadas pelas autoridades estaduais e municipais. 

Além de fiscais da Vigilância Sanitária, também estavam presentes na reunião representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), tornando o contato com o trade ainda mais dinâmico. Adriano Brito, da Gekos Receptivo, esteve no evento e contribuiu para o debate. “Hoje eu tive o primeiro contato presencial com atendimento no receptivo e foi uma experiência super diferente, desde o uso de máscara até a preocupação com a segurança do cliente e dos próprios funcionários. É um momento de adaptação”, disse.

Os estabelecimentos comerciais devem adotar uma série de ações para evitar o contágio em São Luís, dentre elas a disponibilização de álcool em gel, manter o distanciamento de um metros entre todos, promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada dos estabelecimentos e uso de máscaras.

Segundo a fiscal sanitária Ana Teresa Nunes, os protocolos devem ser  adotados para prevenir o empregador, trabalhadores e clientes. “Nós devemos lembrar que os protocolos são feitos não só para nós mesmos, mas para o outro também. Pensar apenas em si, neste momento, é propagar o vírus de maneira descontrolada”, argumentou.

REFORÇO DA IMAGEM 

A Setur está trabalhando para deixar o destino São Luís ainda mais em evidência na internet. Dentre as ações, destacam-se campanhas de marketing; lives; vídeos informativos; ações de comunicação com a comunidade local e cursos no meio digital.

Também fazem parte das ações de promoção da cidade realizadas pela Prefeitura o site (www.turismosaoluis.com) e os perfis nas redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis). Nas redes sociais, os seguidores podem acompanhar fotos e vídeos sobre São Luís.

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