agencia

Notícias

Quarta-feira, 01/07/2020 - 21h07

Prefeitura de São Luís inicia construção de praças na Avenida Daniel de La Touche, na Cohama

No local, que recebe mudança viária para melhor fluidez do trânsito, serão construídas quatro praças com estacionamento; obras de um dos logradouros já está em andamento

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís inicia construção de praças na Avenida Daniel de La Touche, na CohamaComo parte do projeto de ampliação e requalificação do trânsito da Avenida Daniel de La Touche, na Cohama, a Prefeitura de São Luís também está trabalhando na construção de quatro praças que darão um novo aspecto urbano à via quando forem entregues. Os espaços irão contemplar estacionamentos, além de calçadão e equipamentos de ginástica, como incentivo à prática de exercícios físicos e de uma vida mais saudável à população. O primeiro desses quatro equipamentos, localizado entre a Rua Nove e a avenida, já está com obras em andamento. As intervenções fazem parte do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.

“Por meio do programa São Luís em Obras, temos solucionado problemas históricos para a população. Na Avenida Daniel de La Touche, muitos condutores sofrem com a lentidão do trânsito em horários de picos, por isso estamos construindo a quarta faixa de rolamento. Além disso, e também como parte da obra, estamos aproveitando os canteiros daquela extensão para construir quatro praças, ou seja, mais equipamentos de lazer no intuito de proporcionar ainda mais qualidade de vida para os moradores da Cohama e demais ludovicenses”, destacou o prefeito Edivaldo.

Duas das quatro praças serão construídas entre a Rua Nove e a Avenida Daniel de La Touche; as outras duas serão construídas entre a avenida e a Rua Henrique Couto. A primeira delas, com obras já iniciadas, prevê uma área verde propícia para a prática de atividades físicas, incrementadas por equipamentos de ginástica que deverão ser instalados. Nela, também haverá mobiliário urbano, como bancos e lixeiras. O calçadão que contornará o novo logradouro vai proporcionar, ainda, mais lazer aos futuros frequentadores, que terão garantida a oportunidade de realizar caminhada com mais conforto e segurança.

EXPECTATIVA

A obra está só no começo, mas já é esperada há algum tempo pela população do entorno. “A região é bastante frequentada, não é apenas mais uma passagem de veículos. Por aqui, há muitos serviços essenciais, ou seja, é também o local de trabalho de muita gente. Por tudo isso, é uma obra que já nos deixa em expectativa, sem falar que vai dar mais segurança para quem precisa pegar ônibus, já que com certeza será um espaço bastante movimentado. Já para quem tem carro, também será mais cômodo, por causa do estacionamento que será construído junto da praça. Então, só temos a ganhar, uma vez que até os estabelecimentos daqui ficarão mais valorizados”, observou o corretor de imóveis Gleydson Pereira, que trabalha há oito anos na região.

Como o corretor de imóveis, a copeira Valtilena Cantanhede também demonstrou satisfação pelas intervenções, urbana e de trânsito, que estão sendo realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo no local. “Estou muito feliz que a Prefeitura esteja trabalhando para melhorar o trânsito do local, ao mesmo tempo em que estou bastante satisfeita em ver que as equipes já estão cercando os espaços onde serão construídas as praças. Não há dúvidas de que essas novas praças vão proporcionar mais conforto e segurança para quem está pela região de passagem, a trabalho, como é o meu caso”, ressaltou.

INTERVENÇÃO DE TRÂNSITO

Simultaneamente, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), se aproxima da conclusão da intervenção de trânsito na Avenida Daniel de La Touche. O serviço, que integra o macroprograma São Luís em Obras, visa ampliar e requalificar o trânsito na avenida, dando maior fluidez ao tráfego de veículos ao mesmo tempo em que garante mais segurança e conforto para motoristas e pedestres que transitam pelo local.

A obra em curso está sendo feita em cerca de 500 metros da Avenida Daniel de La Touche, na altura do Supermercado Mateus, próximo ao Elevado da Cohama, até a Rua do Aririzal, trecho onde o trânsito costuma ser mais intenso, sobretudo pelos retornos de quadra e conexões a regiões vizinhas existentes no perímetro.

A mudança na geometria do trânsito neste trecho vai proporcionar a criação de um cruzamento simples, duplicando o volume de tráfego, diminuindo o tempo de deslocamento dos veículos. Outra mudança será no conjunto semafórico. O equipamento atual será deslocado para um novo cruzamento que ficará à altura da Rua 24 (Rua da Caixa d’Água da Cohama).

As intervenções na Avenida Daniel de La Touche somam-se às demais ações promovidas nessa via e em outras da região, como a que foi realizada na Cohab, em um trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do Supermercado Mateus e em outro da mesma avenida, nas proximidades do Hospital São Domingos.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto de 2019 e inclui obras de infraestrutura com pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem